Como tratar a piometra canina
Contente

Piometra canina geralmente ocorre em cadelas mais velhas ou mulheres jovens que recebem um tratamento anticoncepcional ou têm ciclos de calor irregulares. É uma das doenças mais graves porque se não for tratada precocemente pode ser fatal. Assim que os sintomas forem identificados, você deve vá com urgência ao veterinário diagnosticar a doença e propor o tratamento adequado o mais rápido possível. Se sua cadela está triste ultimamente ou secreta pus da vagina, ela pode ter esta doença. Neste artigo, mostramos como tratar piometra canina e como evitá-lo.
Como a piometra canina é diagnosticada?
Se você notar algum sintoma de piometra em seu cão, vá com urgência ao veterinário. Uma vez lá, ele pode realizar uma série de testes para diagnosticar a doença. Normalmente o diagnóstico clínico é baseado na revisão e análise abrangente do corrimento vaginal da cadela, para os casos de piometra em pescoço aberto, e na realização de exames e exames para obtenção do diagnóstico definitivo. Assim, o veterinário deve fazer um raio X do abdômen do seu cão para ver se há uma massa homogênea causada por infecção ou não. Pode ser que as imagens de teste não sejam claras e isso exigirá um ultrassom.
Além de uma radiografia e um ultrassom, o veterinário fará uma hematologia para medir o número de leucócitos e saber se aumentaram, pois seu aumento é conseqüência da piometra canina.
Se o estado da piometra é avançado e o veterinário acredita que ela pode ter afetado outras partes do corpo do seu cão ou até mesmo levar a outras doenças, a análise e o diagnóstico serão mais complexos e outros testes terão que ser executados para analisar e avaliar o estado da uréia e creatinina e verificar a existência de tumores vaginais, glicose, etc.

Tratamento para piometra canina
Uma vez que a doença é detectada, o tratamento mais comum usado para curar a piometra canina é cirurgia. Essa cirurgia envolve removendo os ovários e útero. Com esta operação, a sua cadela não conseguirá engravidar. No entanto, este não é o único tratamento. Dependendo da idade do cão, da gravidade da doença e do desejo do dono de ter uma cadela reprodutora, outros métodos podem ser usados para curar a doença e, assim, evitar a cirurgia.
O alternativas para cirurgia são uma limpeza cirúrgica do útero (não remoção) ou tratamento com antibióticos. Nos últimos anos, um novo tratamento baseado na aplicação de prostaglandina (PG) F2 sintética foi testado e apresentou bons resultados. A desvantagem desse tratamento é que, nas primeiras aplicações, ele produz efeitos colaterais como vômitos ou desconforto abdominal. No entanto, este tratamento não pode ser aplicado a todos os cães doentes. Nos casos de piometra com pescoço fechado tem algumas limitações, e nos estados muito graves da doença o cão deve fazer cirurgia. O tratamento com PG é lento e os primeiros resultados só podem ser vistos 48 horas após a primeira aplicação, por isso não é um tratamento adequado para cães em estado grave.
O veterinário irá escolher um tratamento de acordo com a gravidade da doença, nunca trate seu cão sozinho.
Como prevenir a piometra canina?
Piometra canina pode ser evitado aplicando algumas medidas cautelares. A primeira é que você remova os tratamentos anticoncepcionais ou os use em poucas ocasiões, os efeitos colaterais que eles produzem em seu cão podem acabar com a vida dela. Outra forma de prevenir piometra é pedir ao veterinário para fazer verificações minuciosas do sistema reprodutivo do seu cão após o parto.
Se sua fêmea tem gestações fantasmas pouco espaçadas, vá imediatamente ao veterinário para um check-up completo, o cão pode ter piometra canina. E, como último recurso, o método mais eficaz de prevenção é operar seu cão para que ele não possa mais ter filhotes; se a cadela não tiver mais órgãos reprodutivos será impossível contrair piometra. No entanto, consulte seu veterinário sobre o que é mais apropriado para o seu cão para tomar a decisão certa.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como tratar a piometra canina, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.