O que alimentar seu gato após o parto

Se você tem uma gata que acabou de dar à luz para alguns gatinhos fofos, você deve ser extremamente cuidadoso para se certificar de que ela receba nutrição suficiente, modificando um pouco sua dieta. Durante a gravidez, você já deve ter tomado certas precauções para garantir que seu gato esteja saudável e bem alimentado, para garantir que seus filhotes sejam fortes e tenham bastante leite. Para dar o cuidado que o seu gato merece e para se certificar de que é forte o suficiente para alimentar os seus filhotes, nós da pr.comcorpx.info vai te dar dicas sobre como alimentar seu gato após o parto.
1. Durante as últimas três semanas de gravidez, sua gata terá sido alimentada com alimentos de alta qualidade especialmente criados para uma gata que está grávida de muito tempo. Este alimento é recomendado para o gato produzir um leite muito rico em nutrientes de que os gatinhos precisam. Imediatamente após o parto, o apetite da gata é afetado e não vai querer comer quase nada. É muito normal que os gatos não comam muito após o parto. Apesar disso, continue incentivando-a a comer um pouco e, em alguns dias, ela deverá recuperar o apetite natural.
No artigo a seguir, vamos explicar quanto tempo dura a gravidez de um gato para que você possa ter uma ideia melhor da escala de tempo.
2. Durante as primeiras 24 horas após o parto, seu gato pode quase não comer nada, mas certifique-se de que ele tenha acesso constante a água limpa e fresca. Durante este tempo, o seu gato produz colostro, que é o primeiro alimento que vai dar aos seus filhotes e é rico em vitaminas, proteínas e gorduras. É muito importante que a mãe passe anticorpos para seus filhotes. Este colostro contém 88% de água, daí a importância do gato ter acesso constante a água doce.

3. Para alimente um gato após o parto, durante a lactação, você deve alimentar seu gato com ração adequada para gatinhos. Deve ser alimentado comida especializada porque precisa se manter forte, saudável e deve produzir leite rico em nutrientes o suficiente para ser transmitido aos gatinhos. Como regra geral, seu gato deve ser alimentado 2 ou 3 vezes por dia e deve sempre ter água limpa e fresca por perto.
Às vezes, a quantidade de comida que você dá ao seu gato pode ser maior, dependendo das necessidades dele. Você pode até dar um porção de frango ou atum a cada 2 ou 3 dias, para fornecer alguns nutrientes extras. O que é mais importante é que ele se alimente e seja saudável. Para a outra escala, não alimente demais seu gato, pois o excesso de peso pode colocar sua saúde em risco.
4. Conforme o tempo passa, seu gato vai começar a produzir menos leite à medida que os gatinhos crescem e requerem menos leite. A lactação é um processo que dura no máximo 2 meses, após o qual ocorre a piora, quando os gatinhos começam a comer alimentos sólidos.
Depois de 4 semanas você pode começar a alimentar seu gato a comida que normalmente come, antes da gravidez. Se engordou e não é saudável, vale a pena pedir ao veterinário alguns conselhos sobre a dieta atual.

Se você quiser ler artigos semelhantes a O que alimentar seu gato após o parto, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.