Como cuidar de um gato após ser esterilizado ou castrado

Os proprietários de gatos precisam saber como cuidar de um gato após ser esterilizado ou castrado. Na verdade, em felinos, castração é um dos processos mais comuns. No caso das fêmeas, eles são esterilizados para evitar a reprodução, o que geralmente leva a um número crescente de gatos abandonados. No caso dos machos, o processo é denominado castração e geralmente é usado para reduzir a agressividade, o instinto territorial e algumas outras condutas do gato. Mas depois da intervenção, nosso amigo vai precisar de alguns cuidados, é por isso que um HowTo.com gostaria de explicar como cuidar de um gato após ser esterilizado ou castrado.
1. A esterilização e castração podem ser comuns, mas são procedimentos que requerem o uso de anestésicos. Portanto, é importante dar o máximo de atenção ao seu gato após a cirurgia, para que ele possa se recuperar o mais rápido possível. Os efeitos do a anestesia pode durar até 24 horas, então seu gato ainda ficará confuso por um ou dois dias. O gato ficará cansado, por isso aconselhamos deixá-lo descansar sem ser incomodado, caso tenha crianças, explique-lhes que o gato precisa de bastante tempo e eles não podem brincar com ele.
2. A esterilização ou castração geralmente ocorre em um dia, o que significa que seu gato estará em casa no mesmo dia em que foi operado. Durante pelo menos o primeiro dia e meio ou dois dias, não deixe seu gato se mexer muito. Na verdade, a melhor coisa a fazer é confinar o gato a um pequeno espaço do qual ele não pode sair.O animal não será capaz de dizer por que está com dor e seus movimentos são limitados. Se houver um lugar pequeno ou um buraco escondido que você conheça, limite o acesso do gato a ele, pois ele pode se machucar.
3. Algumas horas após a operação do seu gato, ele pode começar a comer e beber, mas você não pode dar a quantidade normal de comida porque o animal ainda está convalescente. Reduza sua porção diária de alimentos e líquidos para a metade a quantidade normal durante os primeiros dias.
4. Também é importante verifique se o gato não lambe, morde ou toca em seus pontos, pois eles podem abrir e criar um grande problema, então você precisa ficar de olho.
5. É normal se o seu gato não quiser comer muito, ele acabou de ser operado, então ele se sente fraco e dolorido. Seja paciente e certifique-se de que contém líquidos e um pouco de sua comida. É muito comum que um gato após ser esterilizado ou castrado não tenha muito apetite. Se o seu gato se recusa a comer ou beber após ter sido esterilizado ou castrado, você pode tentar dar-lhe alguns leite, mas apenas se o gato já estiver acostumado a tê-lo, caso contrário, ele pode mascarar alguma outra reação à castração ou esterilização. A hidratação é importante e os gatos geralmente preferem beber a comer algo pesado depois de esterilizado ou castrado.
6. Cuide bem do seu animal de estimação e dê-lhe atenção e carinho. É importante para esteja ciente de suas reações, se você vir a ferida sangrar por qualquer motivo, ou se o gato estiver fraco, ou se tiver sintomas incomuns, como vômito ou diarreia, entre imediatamente em contato com o seu veterinário.
7. Felinos esterilizados ou castrados tendem a engordar, por isso é importante controlar a dieta deles desde as primeiras semanas após a operação.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar de um gato após ser esterilizado ou castrado, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.