Remédios caseiros para reduzir a febre do meu gato

Remédios caseiros para reduzir a febre do meu gato

Se o seu gato não está comendo nada, está letárgico e suas orelhas ficam quentes ao toque, então provavelmente ele está com febre. Quer sejam gatos ou seres humanos, febre é a resposta imunológica normal do corpo para se recuperar de qualquer doença ou infecção. Se você notar algum dos sintomas comuns de doença em seu gato, você deve levá-lo ao veterinário.

O veterinário fará um diagnóstico oficial e determinará o tratamento para a doença do seu gato; você pode complementar o tratamento médico com estes remédios caseiros para reduzir a febre do seu gato. Você quer aprender mais? Fique conosco e continue lendo.

Você também pode estar interessado em: Causas da febre em gatos

Sintomas de febre em gatos

Se você não tem certeza se seu gato está com febre, verifique o seguinte sintomas comuns:

  • Fraqueza
  • Nariz seco e quente
  • Casaco opaco
  • Inatividade ou letargia
  • Pouco apetite
  • Descamação excessiva
  • Tremendo
  • Respiração superficial ou rápida
  • Retirada de outros gatos
  • Aliciamento reduzido

Outros sintomas de doenças que podem causar febre incluem espirros, tosse, vômito, inchaço na pele e diarreia.

Para ter certeza de que seu gato está com febre, você pode meça sua temperatura inserindo o termômetro em seu reto com extremo cuidado. A temperatura retal normal para gatos está entre 37.5 e 39º C (99.5 e 102º F). Se estiver acima da faixa normal, seu gato está com febre. Você pode aprender mais com nosso artigo sobre como saber se meu gato está com febre.

Meu gato está com febre: O que eu faço?

Para reduzir a febre do seu gato, você deve mantenha seu gato em um quarto quente e seco que não é propenso a umidade, correntes de ar frio, calor excessivo ou mudanças frequentes de temperatura. O local de descanso do gato é muito importante para garantir que a febre passe e a temperatura volte ao normal. O gato deve ser tão confortável quanto possível, relaxado e calmo, para uma rápida recuperação.

A nutrição também desempenha um papel importante na recuperação e redução da febre: má nutrição pode piorar a saúde do gato e pode até ser a causa da doença do seu gato, para começar. Preste muita atenção aos ingredientes usados ​​na comida do seu gato e, ao mesmo tempo, certifique-se de que está recebendo a comida certa para seu peso, raça e idade. Para obter mais informações, consulte nosso artigo sobre como escolher a comida certa para o seu gato.

Remédios caseiros para febre de gato

Apenas um veterinário pode determinar o causas da febre do seu gato e prescrever um remédio médico. Enquanto isso, você pode ajudar seu gato com o seguinte remédios caseiros para reduzir a febre de um gato.

  • Colocando um toalha molhada sobre o corpo do seu gato é uma forma altamente eficaz de baixar a febre. Esfregue a toalha nas axilas, abdômen e virilha por algum tempo. Depois de meia hora, verifique se a temperatura corporal baixou. Claro, lembre-se de que você precisará secar todas as áreas molhadas do corpo do seu gato depois.
  • Você pode dar-lhe um banho curto e frio, contanto que seque-o bem imediatamente em seguida.
  • A melhor maneira de ajudar um gato a baixar a febre naturalmente é mantê-lo hidratado. Dê muitos fluidos; o seu gato deve ter sempre água fresca e limpa à mão. Mantenha sua tigela de água perto de seu local de descanso, para que não pareça muito letárgico ao se mover muito para a água.Você pode usar uma seringa de bebê para alimentar seu gato com líquidos. Incentive-o a tomar bastante água, e se recusar, prepare um caldo de galinha.
  • Sálvia e equinácea são ervas antimicrobianas muito eficazes que podem ajudar a reduzir a febre de um gato. A dosagem recomendada é uma gota homeopática por quilo de peso do gato, duas vezes ao dia.
Remédios caseiros para reduzir a febre do meu gato - Remédios caseiros para a febre do gato

E se os remédios caseiros não reduzirem a febre do meu gato?

Se o seu gato não responde a nenhum desses remédios caseiros e sua condição continua piorando, obter ajuda profissional de um veterinário novamente. Se você não puder pagar as despesas, peça fundos de caridade ao veterinário e aos abrigos locais; alguns centros os recolhem para casos de emergência, e alguns veterinários fazem trabalho voluntário.

Remédios caseiros para reduzir a febre do meu gato - E se os remédios caseiros não reduzirem a febre do meu gato?

Se você quiser ler artigos semelhantes a Remédios caseiros para reduzir a febre do meu gato, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.