Como escolher a cor da tinta para paredes de cozinha

Você quer dê um novo visual à sua cozinha? Para dar um novo toque a este espaço é necessário alterar alguns aspectos como a cor das paredes porque dependendo do tom que lhes der, vão criar um ambiente novo e diferente. Existem muitas combinações possíveis que podem ser aplicadas na cozinha e estas serão escolhidas de acordo com o efeito que você procura criar, já que a cor e a saturação da cor afetam o humor das pessoas de forma diferente. Neste artigo, daremos algumas dicas para que você saiba como escolher a cor da pintura para as paredes da cozinha e você consegue a casa dos seus sonhos.
1. A primeira coisa que você deve saber antes de escolher a cor da pintura para as paredes da cozinha é considerar os seguintes aspectos:
- Espaço
- Leve
- As paredes e o chão (se você tiver ladrilhos, se forem lisos, etc.)
- Móveis e eletrodomésticos
- O tipo de tinta que você deseja (brilhante, fosco, acetinado, etc.)
Todos esses elementos devem ser valorizados, pois a combinação de todos significa que você encontrará a chave para uma cozinha bem decorada e bem harmonizada.
2. Uma das cores mais usadas para pintar uma cozinha é o branco pois dá ao ambiente um toque de luz e higiene, perfeito para esta zona da casa. Esta é uma boa escolha para cozinhas que são menores ou que não têm muita luz porque o branco dá ao local uma sensação de amplitude e luminosidade.
Mas se você acha que o branco é chato, você pode dar à sua cozinha um toque de contraste com uma cor marcante e coloque em uma parede ou móvel para escolher a forma que a cozinha vai tomar com esta cor chave. Será uma forma original e muito pessoal de decorar a sua cozinha. Outra ideia é usar tinta de quadro na parede ou na geladeira, não só vai dar contraste, mas também será útil como um lugar para escrever sua lista de compras ou receitas mais recentes.

3. Se você gostar mais escura cores como, por exemplo, cinza, azul ou mesmo preto recomendamos usar os aparelhos de cozinha como contrastes de escuridão e depois optar por acessórios brancos ou de metal para obter mais luz no espaço. Este tipo de pintura requer que a sala esteja bem iluminada e, se possível, que tenha janelas ou luz externa, mas o efeito será muito opaco.

4. Uma opção jovem e alegre é escolha cores brilhantes para a cozinha. Por exemplo, amarelos, laranjas e vermelhos são perfeitos para dar a este quarto um pouco de brilho e uma aparência jovem, tornando-o um local confortável e aconchegante para se divertir. Se você escolher cores como o vermelho, note que também é necessário ter uma boa iluminação e ter um espaço amplo porque, caso contrário, pode ser muito barulhento e um tanto agressivo.
Uma boa opção é pintar apenas uma ou duas paredes com esses tons e o resto da cozinha pode ficar branco também. Então, você brincaria com o contraste, mas deixaria a sala respirar. Uma dica que você não deve esquecer é que se você tem uma mesa de jantar na cozinha, é melhor opte por quente cores como uma laranja para convidar as pessoas para comer e descansar.

5. Entre as cores mais clássicas que você pode usar para pintar as paredes de uma cozinha, você encontrará tons pastel que lhe dão um clima relaxado e que criam um espaço confortável e convidativo para todos. Cores como rosa claro, amarelo claro, azul celeste ou verde claro são boas opções para uma cozinha um pouco mais clássica, mas mantêm uma essência romântica perfeita para as casas mais elegantes.
Existem algumas dicas sobre como decorar uma cozinha dentro do orçamento.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como escolher a cor da tinta para paredes de cozinha, nós recomendamos que você visite nosso Design e decoração de interiores categoria.