O que é Biologia Celular?
Contente

Existem muitos diferentes ramos da biologia o que torna difícil descobrir como organizá-los. Quais são importantes o suficiente para garantir o título de seu próprio departamento? Que devem ser agrupados? Onde os diferentes ramos da biologia se sobrepõem às outras ciências? A razão pela qual precisamos fazer perguntas como `o que é biologia celular?`é que o ajudará a saber melhor como responder a outras perguntas. Algumas dessas perguntas serão feitas por alunos que buscam restringir seu campo de estudo. Alguns serão de pesquisadores que tentam focar seus campos de pesquisa. Outros podem simplesmente estar interessados no mundo incrivelmente interessante e fundamental da vida celular. Felizmente, está aqui para ajudar qualquer pessoa que queira saber mais sobre este assunto fascinante.
O que é biologia celular?
A biologia celular às vezes tem o nome mais extenso de biologia celular, mas também pode ser abreviada para citologia. É o estudo do propósito das células, como são estruturadas e o que significam para a vida na Terra. o sufixo -ologia é usado quando adicionado a uma palavra para descrever o estudo dessa palavra. Quando adicionado a bio que significa `vida`, biologia significa o estudo da vida. As células são coisas vivas, elas respiram, precisam de nutrição, crescem, etc. Portanto, biologia celular é o estudo da vida celular.
Algumas células simplesmente fazem parte da vida na Terra, pois mesmo os organismos vivos podem ser unicelulares (unicelulares). Estes incluem talvez o organismo unicelular mais conhecido a ameba. À medida que a vida fica mais sofisticada, as células começam a formar organismos maiores, como o que está digitando este artigo agora: seres humanos. A maioria dos seres humanos pode ser vista sem a ajuda de um microscópio, porque eles são compostos por cerca de 37 trilhões de células individuais[1]. Isso só poderia ser uma estimativa como a contagem do células individuais em uma única pessoa é uma impossibilidade prática.
Outra quase impossibilidade de saber com certeza, mas algo sobre o qual muitos cientistas concordam ser estatisticamente provável, é que toda a vida na Terra derivou douma única célula[2]. À medida que evoluíram ao longo de bilhões de anos, essas células se expandiram em diferentes organismos multicelulares que atualmente vemos ao nosso redor. Compreender a composição da célula, as diferentes atividades das células, os ciclos de vida das células e todos os outros aspectos das células não apenas nos ajuda a saber de onde vem a vida. Também pode nos ajudar a determinar para onde a vida está indo e, o que é mais importante para nós, humanos, como chegar lá. Isso significa usar células para avanços médicos para ajudar a sustentar e, para alguns, criar vida.
Cada célula não tem apenas um propósito específico, mas uma função específica com uma forma específica de funcionamento. A citologia estuda esses aspectos das células em um nível molecular, o que significa que ela não olha apenas para as células, mas para as partes menores dos componentes. Isso pode parecer estranho, pois as próprias células muitas vezes precisam ser examinadas sob um microscópio, mas as moléculas que compõem as diferentes partes da célula têm muitas funções diferentes. Essas diferentes partes são conhecidas como organelas e cerca de 75% das organelas são constituídas de água.
Nem todas as células são pequenas, no entanto. Algum organismos unicelulares pode realmente crescer muito, particularmente certas algas, como o Caulerpa taxifolia. Embora não seja um organismo unicelular em si, o ovo de avestruz é a maior célula única conhecida que existe atualmente.
A diferença entre biologia celular e microbiologia
Embora ambos citologia e biologia molecular investigar células e seus organismos relacionados, há uma diferença chave. Essa diferença é o tipo de célula, que é dividido aproximadamente em duas: eucariotos e procariontes. O primeiro, eucariotos, são as células que têm uma membrana, envolvendo o DNA dentro de um núcleo. Eles constituem plantas, fungos, insetos, animais e mais. Eles são discutidos e descobertos sob a égide da citologia.
Procariontes são o resto. Células que não têm moléculas contidas em uma membrana ou um núcleo. Eles constituem outros organismos, como bactérias e Archaea. Estes são estudados na forma de microbiologia. Tanto a biologia celular quanto a microbiologia são estudadas em nível molecular.
A história da biologia celular está interligada com o desenvolvimento da biotecnologia usada para estudar células. Isso, para começar, significava microscópios. Embora os microscópios tenham sido usados por algum tempo antes do século 19, não foi até então que os cientistas começaram a criar os conceitos de vida celular. Mesmo em comparação com outras ciências, está na infância relativa.
Hoje em dia, os biólogos celulares são capazes de usar uma tecnologia muito mais sofisticada para investigar as estruturas moleculares das células. Isso inclui culturas de células, como aquele criado acidentalmente por Alexander Flemming que levou à descoberta da penicilina. Computadores e microscópios muito mais poderosos estão sendo usados para descobrir o mundo oculto das células.

Tópicos de pesquisa interessantes cobertos pela biologia celular
Existem muitos tópicos fascinantes cobertos sob a bandeira de biologia celular. Um dos mais fascinantes é em relação à genética e especificamente ao DNA. O DNA está contido no núcleo de uma célula (i.e os eucariotos que são cobertos pela biologia celular, não pela microbiologia). Isso pode nos ajudar a entender quais riscos potenciais podem existir em uma criança nascida de dois indivíduos. Pode nos ajudar a entender de onde viemos e para onde estamos indo em termos de como nossos genes serão transmitidos. O DNA também é útil na solução de crimes e testes de paternidade, o que significa que há sobreposição com a biologia celular e a lei criminal ou familiar.
A biologia celular é extremamente importante em termos de biomedicina. Aprender como as células reagem contra diferentes influências pode mostrar como nossos corpos se defendem contra certas doenças, vírus e infecções. Isso significa tudo, desde o auxílio aos sintomas do resfriado comum até a cura do câncer. Observando todas as diferentes partes de uma célula e como elas se comportam, os pesquisadores biomédicos podem ver o que os medicamentos podem fazer para exercer sua própria influência sobre as células. Como as células são destruídas (apoptose e necrose) é uma parte importante da biologia celular.
A agricultura também é um campo importante e em expansão da biologia celular, que tem o potencial de tornar o mundo um lugar melhor. Isso ocorre porque ele pode ser usado para criar novos fontes sustentáveis de alimentos em um momento em que muitas pessoas no mundo estão morrendo de fome.
Existem pesquisas, educacional, clínico, farmacêutico e muitos outros tipos de carreira que você pode seguir com um diploma de citologia. Mesmo que você não queira entrar em algo que está diretamente relacionado à biologia celular, já que é o estudo da composição de quase todas as formas de vida na terra, deve ser útil.
Se você quiser ler artigos semelhantes a O que é Biologia Celular?, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.