Como a biologia molecular apóia a teoria da evolução

Como a biologia molecular apóia a teoria da evolução

Biologia molecular é a área da biologia que se concentra na estrutura de macro moléculas, por exemplo, proteínas e ácidos, que são essenciais para a vida. O teoria da evolução percorreu um longo caminho desde Darwin publicou sua teoria em 1859, principalmente devido ao fato de que os cientistas são capazes de estudar os organismos de uma forma que nunca foi possível no passado. A própria ciência está em constante evolução e nos oferece mais informações sobre como nós e todas as outras criaturas em nosso planeta evoluímos e crescemos ao longo do tempo. A principal razão pela qual somos capazes de estudar nosso planeta e nossa evolução tão de perto se deve à biologia molecular. Portanto, neste artigo, vamos dar uma olhada como a biologia molecular apóia a teoria da evolução.

Você também pode estar interessado em: O que é Biologia Celular?
Passos a seguir:

1. Embora seja um de vários ramos da biologia, molecular biologia é possivelmente o avanço mais útil da ciência nas últimas gerações. A biologia molecular deu aos cientistas a capacidade de estudar as proteínas e outras moléculas que controlam Processos da vida.

As moléculas sempre podem evoluir da mesma maneira que um todo organismo pode, existem algumas moléculas muito importantes que são altamente conservadas entre as espécies.

Essas moléculas conservadas têm mudanças, mudanças muito leves, que ocorrem ao longo do tempo. Estes são frequentemente referidos como relógios moleculares e isso é o que ajudou a apoiar Teoria da evolução de Darwin.

2. Cientistas usam moléculas biológicas como relógios moleculares baseados na teoria e hipótese da teoria neutra da evolução molecular. Ou seja, a nível molecular, a maioria dos desenvolvimentos evolutivos e a maior parte da variação dentro e entre as espécies não é causada pela seleção natural, mas na verdade é causada por uma deriva genética de alelos mutantes que são na verdade neutros.

Dito isto, que as mudanças que ocorrem naturalmente por meio genético desvios dentro da molécula não afetam sua funcionalidade, que é o que os torna `neutros`. Essas substituições neutras, como são conhecidas, acontecem a uma taxa bastante regular dentro das moléculas, mas essa taxa é diferente para diferentes moléculas.

3. assim relógios moleculares são usados ​​para estudar o evolução dentro das espécies. Para uma molécula fazer um bom relógio molecular, ela deve abranger duas coisas. Estes são;

  • Tem que estar presente em cada organismo que está sendo estudado.
  • Deve estar sob uma restrição funcional para que as regiões funcionais sejam altamente conservadas.

Um exemplo de uma molécula que tem sido estudada entre a evolução é citocromo C, que cria a síntese de proteínas.

Como a Biologia Molecular Apoia a Teoria da Evolução - Etapa 3

4. Uma vez que os cientistas identificaram um relógio molecular apropriado, eles são capazes de usá-lo para estudar e comparar espécies. A ciência dentro disso permite que os cientistas estudem as relações entre fósseis antigos e relacionamentos antigos, aumentando e avançando nosso conhecimento sobre o evolução de animais e humanos.

Se você está interessado em ciências biológicas, pode dar uma olhada em nosso artigo sobre a diferença entre células animais e vegetais.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como a biologia molecular apóia a teoria da evolução, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.