Como se reconciliar com um amigo após uma discussão
Contente

Discutir com um amigo pode ser uma das experiências mais dolorosas que podemos passar na vida. Às vezes, a discussão aparece do nada e te pega de surpresa. Outras vezes, você sente a tensão crescer na amizade e sabe que é difícil evitar o inevitável. Se você discutiu com um amigo, não desanime sobre isso. Discutir de vez em quando é perfeitamente normal. O importante é saber reconstruir a amizade depois que a tempestade passou. Aqui explica como se reconciliar com um amigo depois de uma discussão.
Acalme-se e relaxe
A primeira coisa que você deve fazer quando tiver uma grande discussão com seu amigo é pegue um pouco de espaço. Você pode precisar de um ou dois dias para se acalmar e ver a situação de um ponto de vista mais objetivo. No entanto, não deixe que isso se prolongue por mais do que isso. Se você esperar muito para falar com seu amigo novamente, o problema pode aumentar.
O período de reflexão depende dos indivíduos envolvidos. Se você e seu amigo podem deixar os sentimentos de raiva de lado facilmente, pare de discutir e tente resolver o conflito. Se a briga o deixou com raiva, você precisará de algum tempo para obter uma nova perspectiva e discutir as coisas com calma e com bom humor.
Coloque-se no lugar do seu amigo
Depois de alguns dias, entre em contato com seu amigo e peça para fale sobre o que aconteceu. É possível que seu amigo não esteja pronto para conversar e, se for o caso, aqui estão algumas coisas que você pode dizer:
- Eu quero ter certeza de que você entende minha posição.
- Sua amizade é importante para mim.
- Eu quero te ouvir.
Mesmo que ainda esteja com raiva, você precisa fazer um esforço e dizer ao seu amigo que ouvirá o que ele tem a dizer. Para fazer isso, você terá que ouvir seu amigo com a mente aberta, tentando ver o problema da perspectiva dele. Isso será difícil, mas é muito importante se você realmente deseja resolver os problemas com seus amigos.
Às vezes, as pessoas ficam frustradas quando sentem que não estão sendo ouvidas, por isso é importante prestar atenção ao que dizem. Não interrompa e se concentre em ouvir o que seu amigo está dizendo.
É importante que você encontre seu amigo em um lugar privado onde ninguém vai te interromper e onde você pode falar livremente.

Enviar um e-mail pode esfriar as coisas
Às vezes é mais fácil enviar um email para o seu amigo depois de uma discussão em vez de ligar. Tudo bem, desde que você reserve um tempo para conversar pessoalmente no futuro. Para consertar as coisas corretamente, vocês dois precisam ouvir o que o outro tem a dizer.
É aconselhável deixar algum tempo após a discussão e enviar o e-mail. Como mencionamos anteriormente, é melhor deixar as coisas esfriarem um pouco antes de começar a fazer qualquer coisa. Se você enviar o e-mail logo após a discussão, você pode dizer coisas das quais pode se arrepender depois. Deixe passar algum tempo e então você pode começar a escrever seu e-mail.
Se você optar por enviar um e-mail, é preciso ter em mente uma coisa muito importante: um e-mail pode ser difícil de interpretar. Não fornece tantas pistas sobre o que a pessoa está sentindo, nem fornece o tom de voz que é tão útil para entender o estado de espírito de outra. Um e-mail é uma boa alternativa para um telefonema porque dá a você mais tempo para pensar sobre o que vai dizer. Como você está realmente escrevendo seus sentimentos, é mais fácil ler novamente e ver se algo precisa ser mudado. Ao enviar a mensagem, lembre-se de algumas coisas:
- Comece o e-mail expressando seu desejo de resolver as coisas. Não fale sobre coisas que levaram à luta. O objetivo do e-mail após uma discussão é simplesmente preencher o vazio, não para continuar sua discussão.
- Use um pouco de humor. Zombe de si mesmo ou da situação, em vez de falar sobre o problema que está tentando resolver. Mas tenha cuidado ao usar o humor. Se você estiver usando muito humor, seu amigo pode pensar que você não está levando as coisas a sério e as coisas podem ficar ainda piores.
- Encerre o e-mail com uma proposta específica para atender. Diga algo como: "E se conversarmos depois do trabalho na sexta-feira?" em vez de "Vamos conversar sobre as coisas em algum momento".
Depois de enviar o e-mail, não deixe passar muito tempo sem falar com seu amigo pessoalmente ou por telefone. Se você tentar resolver a situação apenas por e-mail, as coisas provavelmente não darão em nada e você poderá perder um amigo.
Depois de ouvir, é sua hora de falar
Depois de ter a chance de ouvir completamente o que seu amigo tem a dizer, você pode expresse sua própria opinião e sentimentos. No entanto, isso nem sempre é necessário. Às vezes, seu amigo pode mostrar-lhe uma perspectiva diferente e inverter a discussão. Portanto, não se sinta obrigado a ""diga o seu lado".
Se, depois de ouvir o seu amigo, você ainda não entendeu o ponto de vista dele, é hora de pedir que ele ouça você. Neste ponto, vocês dois devem estar calmos o suficiente para ouvir um ao outro. Ao falar de suas preocupações, não faça acusações; fale sobre o que você está sentindo.
Se está claro que seu amigo não quer resolver as coisas, significa que sua amizade não era tão forte quanto você pensava. Seu amigo pode ter tido pensamentos negativos ocultos sobre sua amizade por algum tempo, e a briga era apenas uma desculpa para ficar longe de você indefinidamente.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como se reconciliar com um amigo após uma discussão, nós recomendamos que você visite nosso Amizade categoria.