Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão

Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão

Plaquetas desempenham um papel importante no processo de coagulação do sangue. Esses fragmentos de células garantem que nosso sangue seja espesso o suficiente para circular por nosso corpo, além de produzir coágulos de forma eficaz para nos impedir de sangrar, quando sofremos um ferimento ou lesão. Trombocitopenia é o termo médico usado para plaquetas baixas, uma condição que afeta humanos e cães e pode colocar em risco a saúde.

Se seu cachorro tem plaquetas baixas eles correm o risco de sofrer hemorragias, o que significa que há o risco de sangrar pelos menores ferimentos. Detectar a causa desta condição e dar-lhes o tratamento adequado é essencial para mantê-los saudáveis. Continue lendo este artigo enquanto explicamos como aumentar as plaquetas do seu cachorro e ajudar na sua recuperação.

Você também pode estar interessado em: 10 sinais de que meu cachorro me ama

Sinais e sintomas de baixa contagem de plaquetas

Plaquetas baixas não são uma doença, mas um sintoma de uma condição subjacente. Descobrir o que causa esse declínio no nível de plaquetas é essencial para cuidar da saúde do seu cão e dar-lhes o tratamento necessário.

Alguns dos sinais de aviso que nos dizem quando nosso cão não está bem e pode ter problemas com suas plaquetas são:

  • Apatia: o cão não brinca e não tem apetite.
  • Febre.
  • Manchas vermelho-escuras nos olhos e / ou gengivas.
  • Hematomas na pele.
  • Sangue na urina, fezes ou sangramento nasal.
  • Dificuldade em caminhar ou desmaiar

Se o seu cão apresentar algum desses sintomas, procure atendimento veterinário imediatamente.

Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão - sinais e sintomas de uma baixa contagem de plaquetas

Por que meu cachorro tem plaquetas baixas?

Muitos donos de animais descobrem que seus animais estão apáticos, letárgicos e fracos, por isso os levam ao veterinário. Se um exame de sangue confirmar que seu cão tem plaquetas baixas, lembre-se de que isto não é um diagnóstico, mas um sintoma causado por uma certa condição de saúde. Descobrir qual condição causa o baixo teor de plaquetas é a chave para oferecer a seu cão o melhor tratamento.

O mais comum causas de plaquetas baixas em cães são:

  • Infecções que destroem plaquetas no corpo: Erliquiose canina, uma doença transmitida por carrapatos, é um dos mais comuns
  • Lesões que causam perda significativa de sangue
  • Trombocitopenia imunomediada: o corpo do cão produz anticorpos contra suas próprias plaquetas, destruindo-as
  • Linfoma
  • Leucemia
  • Anemia
Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão - Por que meu cão tem plaquetas baixas?

Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cachorro

A primeira e mais importante etapa é obter um diagnóstico veterinário que nos dirá o que está causando a queda nas plaquetas e qual é o tratamento adequado para neutralizar essa condição. Quando se trata de infecções, como doenças transmitidas por carrapatos, o tratamento dessa condição permitirá que o cão se recupere e eleve as plaquetas.

Para aumentar as plaquetas, o veterinário pode escolher:

  • Realizar uma transfusão de plaquetas ou uma transfusão de sangue
  • Administre corticosteróides para evitar que o sistema imunológico destrua as plaquetas
  • Prescrever suplementos de ferro que ajudem a estimular a produção de plaquetas
  • Medicação oral ou intravenosa apropriada para sua condição

Além de seguir estritamente as recomendações do especialista e administrar a medicação de que seu cão precisa, você pode seguir algumas outras recomendações em casa para ajudar seu animal de estimação.

Como aumentar as plaquetas do meu cachorro em casa:

  • Fique com seu cachorro devidamente hidratado com uma tigela de água doce e troque duas vezes ao dia. Isso é muito importante para ajudar a combater a desidratação causada pela febre. Se o seu cão não bebe a água, dê-lhe cubos de gelo para ajudá-lo a beber.
  • Sopa de galinha é um dos alimentos mais comuns usados ​​para aumentar as plaquetas em humanos e também funciona em cães. Recomenda-se preparar um caldo com frango com osso, cenoura e batata, deixando cozinhar por pelo menos 1 hora. Em seguida, você pode misturar até obter uma consistência cremosa uniforme ou coar os ingredientes sólidos e deixar apenas o caldo. Ambas as formas são ideais para alimentar seu cão enquanto ele se recupera. Não use alho, cebola ou quaisquer outros alimentos que os cachorros não podem comer na receita.
  • Alimentos ricos em ferro também são recomendados para aumentar as plaquetas, então você pode dar ao seu animal de estimação fígado de galinha ou vitela, que são ricos neste mineral, aumentando seu nível de nutrição e melhoria.
  • Frango cozido sem sal ou condimentos e ralado também pode melhorar a saúde do seu animal e ajudar na sua recuperação.
  • Dê a eles água de coco natural, que ajuda a aumentar as plaquetas devido ao seu teor de vitamina A, C, ferro, potássio e cálcio. Esta bebida também é adequada para cães, então você pode dar a eles com segurança.
  • Também é recomendado mantenha seu cachorro em casa por alguns dias. Deixe-os repousar e evite o contato com outros animais, pois a propagação de carrapatos ou qualquer brincadeira pode ferir ainda mais o animal e piorar sua condição.
Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão - Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como aumentar a baixa contagem de plaquetas do meu cão, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.