Como prevenir a raiva em cães

Saber como prevenir a raiva é muito importante se você tem um cachorro. Na verdade, Raiva é um infeccioso doença encontrada em todos os continentes, exceto na Antártica. Afeta animais de sangue quente e pode ser transmitida a humanos. Esta doença pode ser fatal para animais e humanos, no entanto, é muito fácil proteger nossos animais de estimação dela. Em nós ensinamos você como prevenir a raiva em cães que irá, por sua vez, proteger você também.
1. Embora a raiva seja generalizada e cães podem passá-lo para humanos, A Europa e a América não são tão afetadas quanto a África e a Ásia, os dois continentes com as maiores taxas de letalidade por raiva, causando dezenas de milhares de mortes, de acordo com os dados coletados pela Organização Mundial de Saúde. Recebendo vacinado a tempo, tanto para cães como para humanos, impedirá o surgimento de quaisquer problemas futuros.
2. Embora seja bom proteger seu cão contra a raiva, você deve saber que gatos, furões, morcegos e animais em geral também estão em risco. Hoje, no entanto, vamos nos concentrar apenas em como evitar que nossos cães contraiam raiva. A maneira mais lógica de prevenir a raiva em cães é levá-lo regularmente ao veterinário, que irá administrá-lo vacinações no momento apropriado.

3. Claro, além desta medida simples, barata e altamente eficiente, há uma série de recomendações que podem ajudar a prevenir e controlar a raiva em cães. Um dos mais importantes, ao contrário do que nossos corações nos dizem, é que não devemos acolher animais abandonados.
4. Se você encontrar um cachorro que não parece pertencer a ninguém ou que dá sinais de abandono, alertar as autoridades relevantes. Eles vão assumir o comando, recolher o animal e verificar o seu estado de saúde. Se você não fizer isso, uma mordida, uma lambida ou mesmo um mero arranhão pode transmitir raiva para você.
5. Um cão raivoso frequentemente parece agressivo e irado, espumando pela boca ou babando excessivamente. Embora esta descrição se aplique à maioria dos animais com raiva, em alguns casos os cães infectados também são medrosos, perturbados e estranhamente submissos. Portanto, esteja ciente disso, porque não é tão fácil reconhecer um cão raivoso.
6. Não traga animais para o seu país ilegalmente e, claro, não leve animais que não tiveram as vacinas necessárias para outros países. Só compre ou adote cães que receberam suas vacinas e papéis oficiais em ordem, incluindo o passaporte do animal de estimação, e cumprir sua obrigação de vacinar seu cão a cada ano.
7. Qualquer cão que matar outro animal ou pessoa deve ser levado às autoridades sanitárias imediatamente. Eles ficarão encarregados de descartar esta doença e tomar as medidas necessárias caso descubram que o animal tem raiva ou qualquer outra condição.
8. Se você está ferido por um cachorro, lave e desinfete a ferida rapidamente, aplicação de iodo, e consulte seu médico depois de fazer isso. Em algumas áreas existe um serviço especificamente autorizado para tratar humanos com raiva. Se o cão pertencer a alguém, entre em contato com o dono para obter todas as informações legais do cão e, caso não seja, avise as autoridades.
9. Finalmente, se você estiver viajando para países onde a raiva é generalizada e há risco de infecção, certifique-se de obter vacinado antes de voar, a fim de prevenir a raiva. Seguindo essas medidas, a maioria das pessoas e animais serão vacinados, e seu cão e você estarão protegidos da raiva.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como prevenir a raiva em cães, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.