Como tratar a pele seca em cães

Os cães são animais muito sensíveis, especialmente quando se trata de cuidar de sua pele e pêlo. Fatores climáticos, dieta alimentar, o uso de certos produtos de limpeza ou até mesmo sua raça podem fazer com que seu cão sofra de pele seca, uma condição comum em muitos cães que pode, infelizmente, causar muito desconforto. Portanto, é importante que você entenda como tratar a pele seca do seu cachorro para melhorar sua saúde e bem-estar.
1. Se você tem certeza absoluta de que seu cachorro não tem pulgas ou carrapatos, mas constantemente arranham e têm uma pelagem opaca e sem vida, é muito provável que seu animal esteja sofrendo de pele seca. Sugerimos consultar um veterinário para confirmar o diagnóstico e receber o tratamento adequado. Além disso, você também pode tentar algumas de nossas dicas a seguir sobre como cuidar da pele do seu cão.
2. A pele vermelha, seca e com crostas é um sinal claro de secura, algo que deve ser tratado imediatamente para evitar que seu amigo peludo a arranhe constantemente. Começa por escovando suavemente seu pêlo e banhá-lo, usando gentil produtos hipoalergênicos para reduzir qualquer desconforto. Compre produtos hipoalergênicos apenas ao escovar seu cão.
3. Enquanto dá banho no seu cachorro, massageie sua pele suavemente para ajudar a reduzir a coceira e estimular a circulação. Enxágüe o shampoo completamente para evitar mais coceira e desconforto. Você também deve secar seu cão muito bem para evitar a formação de fungos.
4. Além disso, manter seu cachorro bem hidratado é importante para combater a pele seca. Além de fornecer água limpa e fresca para seu animal de estimação beber, você também pode, e.g. alimente seu cachorro um caldo de carne ou frango sem sal ou especiarias.
Além de fornecer líquidos ao seu cão, ele também contém gordura que pode ajudar ainda mais com o ressecamento.
5. Certifique-se de que você não está dar banho em seu cachorro com muita frequência, pois isso também pode causar pele seca. Um cão só deve tomar banho quando estiver muito sujo, para evitar que cheire. Um a mês ou mês e meio é recomendado para manter o pêlo do seu cão nas melhores condições e prevenir o ressecamento da pele.
6. Existem muitos produtos disponíveis para o combate à pele seca; no entanto, antes de usar qualquer um desses produtos, consulte sempre o seu veterinario para se certificar de que são adequados para a condição do seu cão, uma vez que pode variar de um cão para outro. Aplicar produtos sem o conselho do seu veterinário pode levar a mais problemas.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como tratar a pele seca em cães, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.