Os sintomas de glaucoma em gatos

Glaucoma felino é uma doença que afeta os olhos dos gatos e é causada por um aumento na pressão do fluido no globo ocular. Quando não há problema ocular, normalmente ocorre uma troca de fluido entre o globo ocular e a circulação venosa, mas se esse equilíbrio for perturbado, a pressão aumenta e pode produzir inflamação. Quando a pressão ocular excede a pressão arterial, o sangue para de entrar para nutrir a retina, o que pode levar à cegueira. pr.comcorpx.info explica em detalhes o sintomas de glaucoma em gatos para que você possa pegá-lo logo e oferecer ao seu animal os cuidados veterinários necessários.
1. Infecção ou inflamação no olho são as causas mais comuns de glaucoma adquirido ou secundário. Uma lente que está desalinhada pode bloquear a saída do humor aquoso.
O glaucoma congênito ou primário geralmente é muito raro, embora os pêlos curtos sejam mais comuns, como as raças persa e siamesa. O glaucoma felino pode estar associado a infecções sistêmicas, como toxoplasmose, leucemia, imunodeficiência felina ou coronavírus. Esta condição pode se tornar crônica, passando despercebida até que o globo ocular esteja aumentado.
2. Sintomas de glaucoma em gatos vai depender do estágio da doença. Dentro o estágio agudo, a córnea do seu gato mudará de cor como resultado do edema, pupila fixa e dilatada, olho muito vermelho e deficiência visual. Um felino que sofre de glaucoma agudo terá sintomas moderados, como lacrimejamento ou tendência a apertar os olhos com frequência e alguma vermelhidão no branco do olho.
Quando a pupila é afetada, ela parecerá maior, endurecida e doerá quando a área próxima for tocada. Conforme a pressão do fluido aumenta para mais de 30 a 50 mmHg, o olho ficará maior e começará a inchar. A pressão normal é de 10 a 20 mmHg. Com o tempo, a retina do seu gato ficará danificada e as lentes serão alteradas completamente e até mesmo sairão do alinhamento. Isso pode acontecer de repente ou dentro de semanas.

3. Sintomas subagudos de glaucoma são semelhantes aos descritos acima, embora variem em intensidade. Os sintomas incluem córnea azulada, dor nos olhos, deficiência visual e até cegueira, deformidade e dilatação das pupilas e vermelhidão dos olhos.
Quando o glaucoma felino é crônico, a dor é variável, pode haver edema da córnea, problemas de pigmentação e vasculares, olhos muito vermelhos, lentes opacas, pupilas dilatadas, deficiência visual variável e protuberância do globo ocular. Em todos os casos de glaucoma, outro sintoma comum é comportamento depressivo e até mesmo uma perda de apetite que leva à anorexia.

4. Em muitos casos, pode haver um aumento de pressão sem mais sintomas. Este processo é chamado de hipertensão ocular e não deve ser confundido com glaucoma, embora seja verdade que um problema de pressão pode ocorrer e, em seguida, agravar-se para esta doença ocular.
O tratamento preventivo é, portanto, muito importante, e em alguns casos, eliminar as causas que podem desencadear a hipertensão, como lidar com o estresse, por exemplo. O diagnóstico precoce é essencial para evitar que seu gato perca a visão, então vá ao veterinário se você suspeitar que seu gato pode ter glaucoma.

5. Para diagnosticar glaucoma felino, pressão intraocular é medida. Além disso, o interior é examinado com um procedimento chamado gonioscopia para verificar o fluxo de fluido para fora do olho, e até mesmo o ultrassom pode ser usado. Devemos nos esforçar para estudar o problema e distinguir o glaucoma de outras condições, como uveíte e conjuntivite felina, pois apresentam sintomas semelhantes. É muito importante que o tratamento comece o mais rápido possível para evitar que seu gato sofra danos irreversíveis na retina.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Os sintomas de glaucoma em gatos, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.