Por que meu gato me amassa e depois me morde?

Por que meu gato me amassa e depois me morde?

De acordo com veterinários, amassar é um comportamento natural em gatos que começa logo após seu nascimento. Eles geralmente amassam as glândulas de leite da mãe para estimular o fluxo do leite. Este é um comportamento intencional em gatos bebês, mas às vezes também continua na vida adulta. Em alguns casos, os gatos adultos amassam para mostrar seu contentamento, para se acalmar durante crises de ansiedade ou para marcar um objeto ou pessoa com suas glândulas sudoríparas. Amassar é geralmente um procedimento normal em que um gato faz uma bunda se se enrolar contra um objeto ou pessoa, mas e se o gato começar a morder muito depois ou enquanto amassa. Isso pode ser um processo desconfortável para os proprietários. Se você está preocupado com por que meu gato me amassa e depois me morde, isto oneHOWTO o artigo tentará encontrar uma resposta.

Você também pode estar interessado em: 10 sinais de que meu gato me ama

Desmame precoce

O desmame precoce é uma das razões mais comuns pelas quais um gato pode amassar e morder. Esses gatos tendem a mamar na pele de humanos, brinquedos de pelúcia, lóbulos das orelhas do mestre, ou mesmo o cachorro da família. Alguns gatos podem até mastigar ou chupar cobertores de lã ou roupas enquanto amassam. Se o seu gato está simplesmente amassando e brincando, você pode apenas sentar e observar suas brincadeiras, mas se ele estiver mordendo também, você precisa falar com um veterinário.

Sensibilidade excessiva

Os gatos têm bigodes que são muito sensíveis. Eles os têm não apenas no rosto, mas em quase todo o corpo, incluindo as patas, costas e cabeça. Os bigodes são mais finos e menores nessas áreas, mas se você olhar mais de perto, com certeza os verá. Assim como alguns humanos têm menos ou mais cócegas, os gatos também. Alguns gatos têm bigodes extra sensíveis que se tornam incrivelmente cócegas quando alguém os toca. Se você está alimentando ou acariciando seu gato enquanto ele está massageando e acontece de fazer cócegas em seus bigodes, eles podem se tornar intoleráveis ​​e tentar mordê-lo para impedi-lo. Se for esse o caso, eles vão parar imediatamente de amassar e morder se você parar de tocar seus bigodes. Então, fique de olho neles.

Por que meu gato me amassa e depois me morde? - Sensibilidade excessiva

Carinho demais

No que diz respeito ao comportamento de amassar e morder de um gato, você precisa entender que ele não é um cachorro e que seu gato não foi projetado para tolerar carinho o dia todo. Com carícias excessivas, seu gato pode ficar superestimulado e pode tentar dizer a você que já passou do tempo com suas carícias.

Preste atenção no rabo do seu animal de estimação. Ao contrário dos cães que batem o rabo para frente e para trás, os gatos movem lentamente a ponta do rabo. Quando eles acabam com suas carícias, seu gato pode balançar o rabo para frente e para trás, e você deve tomar isso como um aviso. Também olhe nos olhos do seu gato. As pupilas de um gato normal são calmas e estreitas, mas quando estimuladas, dilatam e ficam mais cheias. Observe o pelo ao longo de suas costas e as costas da cabeça do gato. Se a pele ondular ou se você encontrar uma crista de pé, seu gato não precisa mais acariciar. Se você ver algum desses sinais, pare de tocar em seu gato e é melhor deixá-lo sozinho. Sempre que você acariciar seu gato, concentre-se na cabeça e nas laterais do rosto e fique longe da área ao redor do rabo.

Como lidar com um gato que amassa e morde

Agora que você está ciente de alguns dos razões porque o seu gato está amassando e depois mordendo, comece a terminar a sua sessão de carinho antes que o seu gato termine.

Deixe seu gato deitar no chão até que ele consiga se recuperar e voltar. Se ele tentar dar um tapa ou morder, deite-a no chão novamente e deixe o tempo passar. Nunca ignore o seu gato ou empurre-o com as mãos. Também não repreenda ou borrife seu gato, ou bata em seu nariz. Essas técnicas agressivas não serão capazes de retreinar a agressão do gato e estão fadadas ao fracasso. Mesmo que um gato amasse e morda, ele não saberá o que isso fez de errado com você. Ao deixá-lo deitar no chão, o seu gato será capaz de associar morder a essa ação e aprender a resistir a ela quando parecer que passou do ponto.

Por que meu gato me amassa e depois me morde? - Como lidar com um gato que amassa e morde

Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que meu gato me amassa e depois me morde?, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.