Como cultivar tomates em uma panela

O tomate é uma das frutas mais consumidas no mundo, e embora não seja um produto caro, em alguns países um quilo pode ter um custo muito alto. Portanto, há pessoas que optam por cultivar o próprio tomate em casa, uma opção muito boa e que não vai demorar muito se prestarmos atenção a alguns aspectos.
Os tomates, ao contrário do que muitos pensam, são frutas e podem ser consumidos crus e fritos, em sucos, molhos ou cozidos, agregando sabor e benefícios à saúde. Embora a colheita de tomate não seja uma tarefa complicada quando a fazemos em pequena escala, você deve levar em consideração uma série de coisas que o processo envolve. Portanto, explicamos no pr.comcorpx.info como cultivar tomates em uma panela passo a passo facilmente, para que você possa consumir seus próprios tomates, não importa o quão pequeno seja o seu terraço ou jardim.
1. Primeiro, você deve saber que existem duas variedades de tomates:
- Determinado. Esta é uma planta mais compacta e arbustiva que não precisa de poda e tem crescimento limitado, por isso é ideal para cultivar tomates em uma panela. Este tipo de tomate é o que usaremos desta vez. São perfeitos quando tem pouco espaço e são conhecidos como tomates cereja, de tamanho menor. Esses tomates vão dar frutos de uma vez, então precisamos colhê-los todos de uma vez.
- Indeterminado. Esses tomates são os mais típicos, têm um tamanho um pouco menor que o de uma bola de tênis, e seu crescimento é ilimitado, exigindo mais espaço e mais cuidado. A planta lhe dará tomates ao longo da temporada.
2. O pote adequado. Antes de plantar nossos tomates, precisamos pegar o vaso no qual depositaremos as sementes.
- Isso deve ter pelo menos 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade embora seja melhor ter uma profundidade de cerca de 45 cm. Isso também depende do espaço que você tem disponível, mas quanto maior, melhor.
- Evite potes de material pesado, pois será difícil movê-los, por isso é melhor optar por um pote de barro mais leve.
- É aconselhável coloque um prato abaixo a panela para que a água que usamos durante a rega seja então depositada com segurança.
- É necessário que a panela torna a drenagem fácil, caso contrário, a planta pode acumular muita água. Portanto, o pote deve ter furos no fundo.
Por favor, note que você deve semear todas as sementes em um vaso pela primeira vez, mas uma vez germinadas e assim que você tiver plantas pequenas, devemos transplantá-las individualmente em vasos diferentes.

3. Pegue as sementes. Você pode optar por comprar as sementes em um centro de jardinagem ou, se preferir, pode extrair alguns dos tomates que tem em casa. Se você escolher a segunda opção, certifique-se de que é um tomate determinado, i.e. que tem crescimento limitado, já que você está plantando em um vaso. Siga estas instruções:
- Abra um tomate maduro e extraia as sementes.
- Introduza-os em uma peneira e adicione água removendo os restos de frutas que estão presos.
- Uma vez que as sementes estão livres de quaisquer tomates restantes, nós as colocamos em toalhas de papel para absorver a água até que estejam completamente secas.
Quando devo plantar as sementes?
No caso de tomates determinados, o momento em que as sementes devem ser plantadas é início da primavera, uma vez que as temperaturas não caem abaixo de 11 graus, e os tomates não suportam temperaturas mais baixas para o crescimento. Esta é uma das condições para aprender a plantar tomate em vaso.

4. Plantar as sementes. Quando já tivermos as sementes que nos darão nossos futuros tomates e o vaso de plantio adequado, podemos prosseguir com o plantio de nossos tomates.
- Encha a panela com terra - que deve ser comprada em um centro de jardinagem - deixando cerca de 5 cm livre.
- Trabalhe no chão à mão e espalhe as sementes na superfície deixando certa distância entre elas para que possam crescer adequadamente.
- Pressione as sementes contra a terra para afundá-los parcialmente e adicionar cerca de 5 cm de terra, pressionando-o para baixo para torná-lo compacto.
- Regue a terra abundantemente, cubra a panela para reter a umidade com um filme transparente e coloque-a em um lugar quente onde possa receber luz solar.
- Agora é só esperar até que os primeiros botões comecem a brotar, garantindo que a planta sempre tenha a umidade adequada - a terra deve estar sempre úmida, mas evite que fique encharcada.

5. Transplantação. É aconselhável transplantar o tomateiro quando os botões atingirem 6-8 cm. Coloque cada planta em um único vaso para garantir que cresçam adequadamente.
- Regue o pote para que seja mais fácil extrair as plantas sem que as raízes se partam.
- Prepare os diversos potes nos quais semearemos os tomates, que agora são pequenos brotos.
- Pegue uma ferramenta para ajudar a remover cada planta com uma mão segurando o caule e use a outra para ajudar a pá por baixo, pressionando levemente para cima.
- Coloque a planta em seu novo vaso garantindo que a maior parte do caule esteja dentro do vaso e cubra com terra.
- Regar abundantemente os potes.

6. Cuidado ao plantar tomates em uma panela.
- Evita que o solo seque. Observe que quanto mais quente estiver, mais rega a planta de tomate precisa.
- Tente detectar a presença de qualquer praga desagradável que possa colocar em perigo a planta. Neste artigo, damos alguns remédios caseiros para controle de pragas.
- No inverno, a planta vai precisar de uma maior quantidade de sol, enquanto no verão devemos evitar a exposição prolongada ao sol.
- Não coloque a planta em um lugar onde possa ser agredida e abusada pelo vento.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cultivar tomates em uma panela, nós recomendamos que você visite nosso Jardinagem & plantas categoria.