Com que frequência você deve aparar as garras do seu gato
Contente

Cortando as garras do seu gato Certamente não é um processo simples, mas é necessário se não quisermos que o gato use nossos móveis ou pertences pessoais como estacas de arranhadura que acabam por destruí-los. Além disso, cortar as unhas do seu gato também reduz a possibilidade de o gato nos arranhar durante a brincadeira, por isso também contribuímos para a nossa própria segurança. Mas uma pergunta comum entre os donos de gatos é com que frequência aparar as garras do gato. Se você não sabe com que frequência é necessário cortar as unhas do seu gato, leia o seguinte artigo porque nós iremos explicar.
Habituar o gato a este procedimento
Alguns donos de gatos dizem que acham impossível cortar as garras de seu animal de estimação porque ele não gosta disso. Isso porque o processo ainda não se tornou um hábito ao qual se acostumava desde que era um gatinho, então depois de algum tempo o animal vai resistir.
O primeiros três meses de vida de um gato são considerados seus estágio de socialização, então tudo o que você ensina durante esses meses pode ser aprendido facilmente. É nesse período que o ideal é incorporar o hábito de cortar as garras, pois se o fizer depois é muito provável que o animal resista.
Aspectos que influenciam o corte das garras
Existem alguns aspectos que podem determinar a frequência com que você precisa cortar as garras do seu gato. Entre eles estão:
- Se o animal tem postes de arranhar para fortalecer suas garras e reduzir a possibilidade de arranhar móveis ou outras superfícies.
- Se o gato for totalmente doméstico ou se for para fora, caminhando sobre superfícies como concreto.
Se o animal for totalmente residencial e também não tiver um poste para arranhar, você deve cortar suas garras aproximadamente uma vez por semana, por isso é melhor ter alguns postes em sua casa para reduzir a frequência e acalmar a necessidade do animal de marcar seu território com suas garras.
Quantas vezes corta as garras do seu gato
Se o gato usa os postes de arranhar tem em casa que reduzem o comprimento de suas garras enquanto brincam, então você vai precisar cortar suas garras aproximadamente a cada 15 dias. O gato já vai brincar com os postes de arranhar, então não é necessário cortar suas garras com tanta frequência. No entanto, é importante apará-los de vez em quando para evitar que sejam muito longos e causem transtornos, o que pode fazer com que o animal decida arranhar outras superfícies para lixá-los.
Se o seu gato está acostumado com esse processo desde que era um gatinho, não demorará mais do que alguns minutos para fazer.

Dicas e sugestões
No entanto, é importante considerar algumas recomendações para cortando as garras do seu gato para que não se torne uma experiência traumática para você ou para o animal. Lembre-se que você deve sempre fazer isso com uma tesoura especial, nunca aparar as unhas com a tesoura que usamos.
Para aparar as garras do seu gato, segure seu amigo felino com firmeza, mas não muito apertado. Se o seu gato se sentir preso vai tentar escapar, então você deve segurá-lo com firmeza, mas sem pressionar muito. Se acostumar o seu gato a ele, visto que é um gatinho, será muito mais fácil segurá-lo quando ele crescer.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Com que frequência você deve aparar as garras do seu gato, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.