Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar?

Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar?

Se você já foi convidado a desenhar um planeta, o que você desenhou? Enquanto a maioria de nós desenha um círculo, muitos desenham um anel ou anéis em torno dele para dar uma aparência mais de "planeta". Embora apenas a minoria dos planetas em nosso sistema solar tenha anéis, pode haver mais do que você pensa. O primeiro sistema de anéis foi descoberto em 1659 pelo astrônomo Christiaan Huygens em 1659, mas não foi até 1970 que os anéis em outros planetas gasosos foram descobertos.

Um planeta não tem apenas um anel, em vez disso, eles têm um sistema de anéis composto de vários anéis. Estes são constituídos por partículas soltas (principalmente gás) presas entre a própria gravidade do planeta. Em oneHOWTO, nós respondemos quais planetas têm anéis em nosso sistema solar?

Você também pode estar interessado em: Os painéis solares são seguros para a sua saúde?

Anéis de saturno

Saturno foi o primeiro planeta descoberto com anéis. Embora Galileo Galilei tenha vislumbrado algo em torno de Saturno em 1610, não foi senão 50 anos depois que o holandês Christiaan Huygens conseguiu provar a existência dos anéis de Saturno com evidências científicas.

Graças aos voos das Voyager I e II durante a década de 1980, a composição desses anéis pôde ser determinada com mais precisão. Alguns podem perguntar Como as muitos anéis Saturno tem? Este planeta tem 4 grupos principais de anéis e 3 grupos menos distintos. No entanto, a espaçonave Voyager I mostrou que esses 7 grupos eram feitos de milhares de anéis individuais menores.

Existem vários pensamentos sobre como os anéis de Saturno surgiram. A teoria mais aceita para explicar a formação dessas estruturas é que esses anéis apareceram quando uma lua do tamanho do maior satélite de Saturno atingiu o planeta. As forças da maré desfizeram a camada de gelo que cobria a lua e esta camada formou os anéis.

A partir de da esquerda para direita, esses anéis são D, C, B, A, F (muito pequenos, mas provavelmente os mais ativos no Sistema Solar) G e E.

Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar? - anéis de Saturno

Anéis de Júpiter

Ao responder a pergunta de quais são os planetas anelados?, devemos também mencionar o maior planeta gasoso do sistema solar. Júpiter tem anéis avermelhados que não foram avistados até que a sonda espacial Voyager I passou perto do planeta e foi capaz de observá-los mais de perto.

O sistema de anéis de Júpiter tem 4 estruturas compostas principalmente por partículas finas de poeira: o anel interior ou halo (onde partículas mais grossas são encontradas); a anel principal (o mais brilhante de todos, formado principalmente pela poeira dos satélites Metis e Adrastea) e, finalmente, dois anéis mais largos e grossos conhecidos como Anel de teia de tebe e a Anel de teia de Amalthea. Estes últimos anéis têm o nome do material de que são feitos.

A poeira que forma os anéis de Júpiter vem dos 79 satélites do planeta, conhecidos como satélites pastores. Estes recebem este nome porque aglutinam as partículas que formam o anel planetário como se fosse um rebanho. Todo o sistema de anéis também é conhecido como o Sistema de anéis de Júpiter.

Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar, mas é o maior planeta descoberto?

Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar? - Anéis de Júpiter

Anéis de Urano

Outro planeta anelado é Urano, que tem 13 cinturões principais e arcos incompletos adicionais. Os anéis de Urano são muito escuros, então provavelmente são feitos de gelo e outros compostos orgânicos escuros adicionados, como poeira. A estrutura em anel de Urano é considerada a mais complexa de todo o sistema solar, pois seus cinturões são muito finos e têm apenas alguns quilômetros de largura, embora sejam opticamente muito densos.

Além disso, estes são considerados anéis jovens, uma vez que não têm mais de 600 milhões de anos. Sua origem está na colisão de vários satélites que, ao colidirem, se decompõem em inúmeras partículas que se concentram nos estreitos cinturões ao redor do planeta. Os anéis de Urano foram descobertos em 1977 por James L. Elliot, Edward W. Dunham e Douglas J. Vison. Eles foram o terceiro sistema de anéis a ser descoberto.

Para saber mais sobre nosso sistema solar, dê uma olhada em nosso artigo sobre se a lua ou a terra são maiores.

Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar? - anéis de Urano

Anéis de Netuno

Os últimos anéis a serem descobertos foram os de Netuno. O planeta azul tem 5 anéis e por serem muito escuros e não podem ser observados com grande definição, eles eram apenas descoberto em 1989. Isso ocorreu depois que os cientistas criaram melhores equipamentos para observar os planetas do sistema solar e a sonda espacial Voyager II foi capaz de confirmar a presença dessas estruturas. Esses anéis receberam alguns dos nomes mais relevantes em todas as investigações astronômicas, sendo chamados de: Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams.

O sistema de cinturões deste planeta é fraco e tênue, pois é composto principalmente de finas partículas de poeira. Netuno tem cinco anéis negros por onde orbitam vários satélites, Esses anéis são chamados de Galle (em homenagem ao descobridor de Netuno), Le Verrier (em homenagem ao cientista que previu a posição do planeta), Lasswell (em homenagem ao astrônomo que descobriu o satélite principal de Netuno), Arago (em homenagem ao matemático e astrônomo francês) e Adams (em homenagem ao astrônomo que também previu a posição do planeta).

Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar? - Anéis de Netuno

Se você quiser ler artigos semelhantes a Quais planetas têm anéis em nosso sistema solar?, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.