Quais doenças os carrapatos transmitem aos cães
Contente

Os carrapatos não são meros parasitas que causam desconforto ao seu animal de estimação. Esses aracnídeos desagradáveis podem se tornar um fonte de infecção para várias doenças que afetam cães, e alguns deles são bastante sérios. Qualquer cão que sai para passear e brincar está exposto ao contágio, especialmente aqueles que visitam parques, campos e florestas, áreas onde os carrapatos são comumente encontrados. Verifique o pelo do seu cachorro com frequência e aplicar produtos veterinários para prevenção.
Se você não está ciente dos danos que as picadas de carrapatos podem causar, aqui na quais doenças os carrapatos transmitem aos cães e a melhor maneira de evitá-los.
Por que os carrapatos são tão perigosos?
Os carrapatos são um tipo de aracnídeo que se alimenta do sangue de seu hospedeiro; eles podem viver em seus corpos por longos períodos sem que sequer percebamos. Sua cor, que pode ser cinza, marrom ou preto, o torna perfeitamente camuflado na pele de cães e gatos. São muito difíceis de localizar se você não tem o hábito de verificar o pelo do animal.
Eles são perigosos porque abrigam várias bactérias e germes que podem transmitir aos cães quando sugam o sangue do animal. Eles causam doenças diferentes, algumas das quais são muito perigosas. Os veterinários sugerem que uma vez que o cão contrai os carrapatos, eles podem começar a transmitir bactérias entre 5 e 24 horas depois, portanto, um tratamento de remoção rápida e oportuna é muito importante.
Se você encontrar um carrapato em seu cão, é essencial remova-os adequadamente - incluindo a cabeça do inseto, que geralmente é enfiada na pele do animal para sugar seu sangue. Se não fizermos isso, a área eventualmente ficará infectada e causará grande desconforto para seu animal de estimação.

Doenças mais comuns transmitidas por carrapatos
Doença de Lyme
Esta condição, que pode ocorrer em cães e humanos, também é conhecida como borreliose canina. É transmitido pela picada de carrapatos de patas pretas. Se tratada a tempo não representa perigo para o cão, mas se a doença progredir pode causar lesões graves nas articulações, rins, coração e sistema nervoso, comprometendo a saúde do animal.
Em nosso artigo como saber se seu cachorro tem doença de Lyme, explicamos em detalhes os sintomas e o tratamento dessa condição.
Paralisia
A saliva dos carrapatos Ixodes, Dermacentor e Rhipicephalus possui neurotoxinas que podem afetar o sistema nervoso do cão, a ponto de bloquear a transmissão neuromuscular. Isso pode resultar na perda de diferentes partes do corpo do animal, podendo até causar a morte. Os sintomas são observados entre 4 e 6 após a mordida. O cão deixará de apalpar os membros e apresentará problemas de coordenação e claudicação. Se a paralisia afetar o tórax, problemas respiratórios e cardiovasculares podem levar ao colapso total do cão.
Erliquia ou erliquiose
Também conhecida como erliquiose canina, é transmitida pela picada do carrapato Rickettias. Esta doença se desenvolve dentro dos glóbulos brancos do cão, reduzindo suas plaquetas. Pode causar problemas graves, como sangramento, anemia, meningite, inflamação das articulações ou claudicação. Possui três fases, sendo que o percentual de recuperação vai depender da fase em que o animal se encontra.
Babesiose
Transmitida pelos carrapatos Ixodes, Dermacentor e Rhipicephalus durante os meses mais quentes do ano, esta condição apresenta duas fases. Na fase mais aguda, que ocorre após 21 dias da picada, o animal apresentará febre alta, inapetência, vômitos, diarreia e problemas respiratórios. Se não for tratada, nesta fase a condição pode se tornar crônica e o cão pode sofrer graves danos ao baço e ao fígado, e até morrer de choque.
Hepatozoonose
Transmitida pelo carrapato Rhipicephalus, essa infecção geralmente afeta cães com problemas nutricionais, higiene precária e sistema imunológico enfraquecido. Como a babesiose, a hepatozoonose é mais comumente transmitida durante os meses mais quentes do ano.
Esta condição ocorre quando o cão ingere carrapatos infectados, afetando o sistema digestivo do animal, incluindo o fígado e a linfa. Normalmente não causa sintomas, mas quando ocorrem, incluem febre, diarreia com sangue, vômitos, anemia, perda de peso e paralisia.
Os cães que vivem no continente americano também podem ser transmitidos febre maculosa através de carrapatos também.

Como prevenir doenças transmitidas por carrapatos
É claro que uma picada de carrapato é mais perigosa do que normalmente pensamos, por isso é tão importante tomar medidas para uma prevenção adequada. Aqui em nós recomendamos o seguinte:
- Usar produtos para prevenir carrapatos como recomendado pelo seu veterinário. Isso é essencial se o seu animal de estimação vai para fora, para campos, florestas, parques ou espaços naturais de qualquer tipo.
- Sempre que você sai para passear com seu cachorro por essas áreas, verifique o casaco deles bem quando você chegar em casa. Se encontrar um carrapato, remova-o imediatamente, mate-o e monitore a saúde do seu animal nas semanas seguintes.
- Se o seu cão apresentar algum sintoma que chame a atenção como febre, claudicação, perda de apetite, diarreia ou vômito, não espere nada e leve ao veterinário. Se houver a possibilidade de que tenha entrado em contato com carrapatos, procure um profissional.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Quais doenças os carrapatos transmitem aos cães, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.