O que é trabalho em turnos e como organizá-lo

Quando se trata do mundo profissional, vocês são muitos diferentes tipos de dias de trabalho. Hoje vamos nos concentrar no trabalho por turnos, que é semelhante, mas não igual ao trabalho em tempo parcial. Embora não seja tão comum no setor de serviços, onde empresas e instituições seguem o horário comercial, fábricas e empresas em geral optam por esse tipo de jornada.
Assim que tivermos isso em mente, podemos começar a discutir o conceito com mais profundidade. Fique conosco para aprender o que é trabalho por turnos e como organizá-lo.
1. Em primeiro lugar, você provavelmente sabe que os dias de trabalho podem ser distribuídos e organizados em diferentes partes do dia e períodos de tempo; algumas pessoas trabalham por mais horas e algumas pessoas trabalham por menos, e você pode ter pessoas na mesma empresa trabalhando em horários diferentes. A hora do dia em que alguém está trabalhando é a sua "mudança".
Se os turnos forem devidamente distribuídos, uma empresa pode estar aberta para negócios e concorrendo por 24 horas por dia, 7 dias por semana. É uma forma de manter a produção constantemente ativa, o que é muito útil no caso de fábricas onde ligar e desligar o equipamento é um custo sério.
É também uma estratégia muito importante em instituições públicas como hospitais ou serviços de emergência, uma vez que acidentes e desastres não ocorrem apenas durante o horário comercial. Dividir a jornada de trabalho em turnos significa que sempre haverá alguém por perto e a situação será resolvida a tempo.
2. Existem várias possibilidades ao programar um dia de trabalho em turnos. Em muitos países, a jornada máxima de trabalho por dia é de 8; turnos diários de 8 horas são, portanto, um arranjo muito comum.
Por exemplo, uma fábrica ou instituição pode ser mantida ativa ao longo de um dia inteiro tendo alguém trabalhando no turno das 8h às 16h, outro trabalhador fazendo o turno das 16h à meia-noite e outra pessoa trabalhando no turno da meia-noite às 8h.
3. Outra opção é atribuir turnos diários de 6 horas para cada um dos trabalhadores. Isso, é claro, requer outro trabalhador e significa um trabalho mais intensivo durante um período mais curto.
4. No entanto, estabelecer turnos em uma empresa não é tão fácil quanto isso. Vários aspectos devem ser considerados, pois tempo e produtividade não são as únicas coisas a se levar em consideração. Na verdade, o trabalho por turnos pode ter um sério efeito na saúde física e mental dos trabalhadores.
Para começar, o trabalhador que faz o turno da noite deve ser paga uma sobretaxa noturna. Além disso, se um turno cair em um domingo - ou dia de folga mais comum em um determinado país - ou feriado, o salário da pessoa também deve aumentar durante esse horário de trabalho.
Isto é porque nem todos os turnos são iguais, e, portanto, eles devem ser compensados de forma diferente. Os turnos noturnos são mais difíceis para os trabalhadores, uma vez que lesões e acidentes se multiplicam e a qualidade do sono diminui, tornando mais difícil se concentrar. Além disso, o trabalho noturno o torna muito difícil conciliar vida profissional e familiar, uma vez que o trabalhador pode não ver seus filhos ou ser capaz de cuidar de sua família quando eles estão em casa.
5. Essas sobretaxas nem sempre são aplicadas. Por exemplo, em Espanha, se a duração total dos turnos semanais não ultrapassar 36 horas, não será necessária sobretaxa para os turnos trabalhados à noite, aos domingos ou em feriados.
6. Para entender o que é trabalho por turnos e se vale a pena para você ou para sua empresa, deve-se observar que um trabalhador nem sempre deve ter o mesmo turno. Ficar preso no turno da noite, por exemplo, seria extremamente injusto, mesmo com uma sobretaxa.
Os turnos de trabalho devem ser organizados por rotação das horas dos trabalhadores para que eles mudem. No entanto, isso também traz consequências para a saúde dos trabalhadores, uma vez que seus padrões e rotinas de sono estão em constante mudança.
Agora que você sabe o que é trabalho por turnos e como organizá-lo, é muito importante que você conheça as políticas da sua empresa e seus próprios direitos.
Se você quiser ler artigos semelhantes a O que é trabalho em turnos e como organizá-lo, nós recomendamos que você visite nosso Emprego categoria.