Como os animais se movem
Contente

Animais se movem em tantos jeitos diferentes, seus corpos se adaptando a diferentes ambientes. Os pássaros têm asas para voar, os peixes têm barbatanas para nadar no mar e muitos mamíferos têm pernas para andar no chão. Os humanos olharam para o reino animal ao longo da história para usar seus movimentos únicos e adaptáveis para nos ajudar. Usamos equipamento de mergulho submarino para respirar debaixo d`água e construir aviões para voar no ar. Até fazemos robôs que podem se mover como insetos. Muitos animais podem se mover de um ambiente para outro, usando recursos projetados para incríveis propósitos evolutivos. Aqui no oneHOWTO, nós respondemos como os animais se movem? Ao observarmos como essas criaturas se movem em seus mundos, talvez possamos encontrar inspiração para o nosso.
Por que os animais se movem?
Uma boa maneira de entender porque os animais se movem é se perguntar a mesma pergunta. Pense em todas as coisas que você faz em um dia. Você dorme, lava, come, vai para a escola ou faz o que quiser para se divertir. Nós, humanos, no entanto, temos algumas vantagens (como polegares oponíveis), o que significa que podemos nos agarrar a coisas, como escalar uma rocha ou andar de bicicleta. Nem todo animal tem essa habilidade, mas vamos examinar algumas das razões pelas quais um animal se move:
- Para encontrar comida
- Para se proteger de outros animais
- Para se protegerem dos elementos (clima, sol, etc.)
- Para encontre um companheiro
- Para criar seus filhos
- Para migrar para diferentes climas
Algumas pessoas veem os animais como apenas agindo para se encontrar necessidades básicas. Isso significa que ele irá caminhar para algum lugar se achar que há comida ou para encontrar um companheiro. Mas se olharmos os vídeos no Youtube, você verá muitos exemplos de animais fazendo movimentos estranhos e interessantes. Você pode ver um gorila dançando break, um cachorro trocando o controle remoto da TV ou um lêmure brincando com um iPad. Isso significa que os animais também se movem por diversão? Um hamster corre em uma roda para fazer exercícios?
Essas são ótimas perguntas, mas, infelizmente, os cientistas só podem responder com vários graus de precisão. A razão pela qual é tão difícil dizer por que um animal se move é porque não podemos comunicar muito facilmente. Se perguntarmos a um cachorro por que ele está pulando, será muito difícil obter uma resposta.

O que os animais usam para se mover?
Os animais têm muitas coisas diferentes métodos para mover. Para fazer isso, eles precisam ter os tipos certos de corpo. Mas nem todos os animais que nadam têm nadadeiras e nem todos os que se movem no solo têm pernas. Todos os animais podem ser classificados em duas categorias distintas: vertebrados e invertebrados.
UMA vertebrado é um animal que tem uma coluna vertebral, ossos chamados vértebras que formam a espinha dorsal. Invertebrados são aqueles que não têm um destes. Muitos animais têm espinhas dorsais que se ligam a outras partes do corpo, como pernas para andar, asas para voar ou caudas para se equilibrar. No entanto, algumas criaturas praticamente só têm uma espinha dorsal. Cobras são um desses animais.
Quando pensamos em animais, podemos pensar naqueles que podemos ver em um Santuário animal: macacos, ursos, lagartos, pássaros e muitos mais. No entanto, estes representam apenas 90% de todos os animais[1]. O resto são invertebrados como: minhocas, aranhas, mexilhões, vespas e muitos mais.
Muitos insetos terão ambos pernas e asas para que possam voar de um lugar para outro, mas raramente um animal terá apenas asas. Eles precisam de algum outro apêndice (parte do corpo) para se sentar e se mover para encontrar comida.
Com os vertebrados, alguns animais têm quatro patas para que possam se mover no solo com mais facilidade, seja para correr rápido ou para estabilidade. Outros, como humanos, são bípedes. Isso significa que eles andam sobre duas pernas. Os humanos têm braços que lhes permitem alcançar e interagir com objetos ou fazer sinais uns para os outros.
Alguns animais têm interessante partes do corpo que são movidos por diferentes razões. As moscas, junto com muitos outros insetos, têm uma ventosa chamada tromba. Isso permite que eles comam, embora também seja como os mosquitos sugam sangue de outros animais. Os pavões têm um leque especial de penas na cauda para atrair um parceiro. Os elefantes têm trombas que podem usar para tatear em busca de comida, sugar água ou coçar. Os alces têm chifres para proteção e os macacos têm caudas para subir nas árvores.

Animais se movendo na terra
A terra é um termo muito vago. Pode significar a tundra ártica, onde há muita neve e gelo. Pode significar as montanhas onde há muitas rochas ou a floresta tropical onde há chuva e árvores. Diferentes animais precisam se adaptar às suas ambiente. Isso geralmente é para proteção, pois eles podem se esconder de predadores, manter-se resfriados ao sol ou comer os tipos específicos de vegetação em seu ecossistema.
Na sobremesa você tem muitos tipos de mamíferos, muitos dos quais caminham todos os quatros. O camelo tem uma corcova gigante para manter a água e sobreviver ao sol quente. Mas os camelos também têm patas largas, especialmente adaptadas para andar na areia. Mas eles são fortes, então também podem andar em superfícies mais duras.
Quando olhamos como os animais se movem, muitas vezes vemos que um é em resposta a outro. Leões andam de quatro e são incrivelmente fortes. Seus músculos são enormes e têm mandíbulas gigantes que podem partir suas presas ao meio. Os gnus são quase tão rápidos, mas têm pernas longas e finas. Isso os ajuda a se esquivar dos leões ao serem perseguidos.
Enquanto os camelos usam seus pés largos para mover-se ao longo da areia sem afundar, as cobras fazem o mesmo sem ter nenhum pé. Eles deslizam movendo seus corpos em um movimento de contorção, semelhante a minhocas. Sidewinders são um tipo especial de cobra que se movem de um lado para o outro muito rápido para se mover pela areia solta. Este é um tipo de movimento chamado peristaltismo, o mesmo movimento que usamos para fazer os alimentos se moverem através de nosso sistema digestivo.
Alguns animais se movem não apenas na terra, mas acima dela. Não queremos dizer voar, queremos dizer animais como macacos e lêmures que balançam de árvore em árvore. Eles costumam usar as patas para agarrar, mas também podem usar as caudas. Isso não é apenas para equilíbrio, mas também para envolver o galhos. Alguns animais, como o esquilo voador, não voam de verdade. Eles, no entanto, saltam de árvore em árvore e usam retalhos de pele para deslizar de um galho para outro.
Pulando não é só para árvores. Alguns animais, como cangurus e cangurus, têm pernas muito fortes que lhes permitem pular ou pular para onde estão indo. Animais muito menores, como uma aranha saltadora, também podem pular de um lugar para outro.

Animais se movendo no ar
Temos animais que podem pular por entre as árvores ou planar no ar, mas isso não significa como voar. Como Buzz Lightyear, eles estão apenas caindo com estilo. Alguns animais, no entanto, passam muito tempo no ar. Embora muitos animais em terra estejam sempre lá, os animais que se movem no ar precisam descansar em alguns pontos para comer ou dormir.
O mais óbvio de animais que se movem no ar são possivelmente pássaros. Eles têm asas que se estendem para que possam apanhar o ar por baixo. Eles usam penas para mantê-los no ar quando batem suas asas, mas também para navegar. Como um leme em um barco, os pássaros usam suas caudas para guiar a direção em que desejam ir. Alguns são pequenos como beija-flores, que podem bater suas asas em qualquer lugar até 80 vezes por segundo. Maior pássaros como uma águia têm asas enormes que precisam bater mais devagar, mas permitem que planem quando estão no ar.
Não são apenas os pássaros que podem voar. Embora alguns mamíferos possam planar ou pular muito alto, apenas um pode realmente voar: o morcego. Morcegos têm asas que esticam e podem envolvê-los. Batê-los permite que voem, mas eles também os usam como braços para segurar frutas ou se limpar.
Muitos animais dizem que voam, mas não têm o poder de movimento motorizado pelo ar. Um exemplo é o peixe voador. Tem barbatanas que agem como asas. Ele pula para fora da água e desliza sobre ele, pegando ar sob suas barbatanas. No entanto, se você colocar um peixe voador no chão, ele não será capaz de bater suas nadadeiras e voar para longe. Existem até algumas lulas que podem pular da água tão bem que parecem que estão voando.
Insetos foram os primeiros animais a desenvolver o poder de voar 320 milhões de anos atrás[2]. Um inseto voará ou não de acordo com sua propósito. Eles também são o único tipo de invertebrados que desenvolveram a capacidade de voar. Algumas formigas têm o poder de voar, enquanto outras só precisam carregar comida, então não têm asas. Alguns insetos maiores usam o vôo direto, que têm asas com uma dobradiça, como as libélulas. A maioria tem duas dobradiças e move o tórax de forma diferente para permitir que voem.

Animais se movendo na água
Como pássaros em vôo, o primeiro animal que podemos pensar movendo-se na água é o Peixe. Também como os pássaros, eles têm uma forma corporal especial para se moverem na água de maneira adequada. Isso geralmente está na forma de nadadeiras. As barbatanas permitem que eles se movam facilmente pela água. Os peixes usam seus músculos para mover seus corpos em um movimento especial. Eles se flexionam para frente e para trás, impulsionando-os na direção certa, muitas vezes muito rápido. Embora os cientistas nem sempre concordem, muitos afirmam que o marlin negro é o peixe que se move mais rápido no mundo, a 80 milhas por hora[3].
A maioria dos peixes terá nadadeiras que ajudam a impulsioná-los na água, bem como a manter o equilíbrio, mudar de direção e fazer outros movimentos especiais. Alguns peixes, como as enguias, não têm tantas barbatanas quanto outros, por isso usam seus corpos principalmente para se movimentar.
Não existem apenas peixes que podem nadar. Répteis como cobras marinhas e tartarugas pode respirar debaixo d`água e nadar. Eles não usam barbatanas. As cobras marinhas se movem na água como as cobras terrestres fazem no solo. As tartarugas usam nadadeiras para se propelirem na água.
Muitos animais são capazes de nadar, o que você pode não ter pensado. Estes incluem alces, elefantes e até preguiças. Claro que existem outros animais nadadores que usam maneiras interessantes de se mover. Lulas e polvos tem pernas que são usadas para propelir através da água. As medusas usam seu corpo em um movimento especial que lhes permite flutuar em direções específicas, apesar de sua forma frequentemente estranha.
Alguns animais se movem de maneira diferente de como poderíamos esperar. Embora os pinguins tenham asas, eles as usam como os peixes usam barbatanas para nadar. Suas asas são curtas e curtas demais para voar no ar, mas eles são surpreendentemente rápidos e ágeis na água.

Animais que se movem entre ambientes
Alguns animais são projetados para se moverem entre estes ambientes diferentes. Embora alguns animais, como o hipopótamo, possam se mover na água e na terra, isso não significa que sejam anfíbios. Os anfíbios podem viver na água e na terra, enquanto os hipopótamos não respiram debaixo d`água. Isso ocorre porque eles não têm guelras. Eles podem prender a respiração, mas apenas por cerca de 5 minutos no total.
As rãs são anfíbios, mas muitos só têm guelras para respiração subaquática quando eles são girinos. No entanto, eles também podem respirar pela pele, o que significa que podem hibernar por longos períodos de tempo. Eles se movem com suas pernas poderosas na terra saltando, mas essas pernas também têm teias para impulsioná-los na água.
Alguns animais podem respirar ar no nível da superfície, mas preferem cavar no subsolo para viver. Isso inclui mamíferos e roedores, como suricatos e coelhos. Alguns, como a toupeira de nariz estrelado, são funcionalmente cegos. Quando eles querem ver para onde estão se movendo, eles usam os receptores em seu nariz para sentir para onde estão indo. Isso é semelhante aos morcegos que usam radar para saber para onde se mover e evitar objetos quando vôo.
Estranhos movimentos de animais
Alguns animais não se movem no sentido tradicional. Outros se movem de maneiras únicas que nunca poderiam ter esperado.
O homem de guerra português é um medusa como criatura que realmente não nada. Tem uma bexiga que infla e esvazia dependendo se quer ficar mais perto ou mais longe da superfície do mar. Alguns parasitas e até tipos de peixes pode se mover, mas escolha não. Em vez disso, eles se agarram a outros animais e os deixam fazer o movimento por eles.
Algumas criaturas, como a roda-aranha dourada, podem fazer uma estrela em bancos de areia. Tatus podem se mover de uma maneira especial, semelhante a um ouriço, onde eles se transformam em uma bola para proteção. Eles não fazem isso para que possam se mover, embora se estivessem em uma colina, é provável que rolassem para baixo.
Alguns animais se movem de uma maneira muito especial. Eles são capazes de aderir a certas superfícies para que possam viajar tanto vertical como horizontalmente. Estes incluem caracóis que usam um muco como lodo para escalar as superfícies. Outros, como as lagartixas, usam centenas de cabelos microscópicos chamados cerdas para subir verticalmente superfícies.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como os animais se movem, nós recomendamos que você visite nosso O reino animal categoria.