Olho de cereja é contagioso?
Contente

Olho de cereja é uma doença de aparência desagradável que afeta muitos cães pelo menos uma vez na vida. É uma condição em que glândula nictitans (conhecido como terceira pálpebra do cão) prolapso de seu lugar certo e se projeta a partir do canto do globo ocular. Parece uma massa vermelha visível no canto do olho do seu cachorro perto do nariz. É a área de onde vêm as lágrimas. Às vezes, o olho da cereja também pode produzir secreção de muco do olho. Embora não seja uma doença grave, pode potencialmente levar à inflamação da glândula, se não for tratada. Se seu cachorro tem olho de cereja, você pode estar pensando olho cereja é contagioso para você e outros cães ao redor. mostra que olho de cereja é contagioso dependendo da sua causa, mostrando quando você precisa ter mais cuidado.
Tipos de olho cereja
Antes de entender se o olho cereja é contagioso, você precisa entender as diferenças entre a conjuntivite infecciosa e outras tipos de conjuntivite. A conjuntivite é diagnosticada quando a parte branca do olho e o tecido rosa que cobre a parte interna das pálpebras inflamam. Podem haver vários fatores que levam a essa condição. Normalmente, apenas um pequeno número de cães pode ser viral, bacteriano ou conjuntivite parasitária, enquanto a maioria deles tem uma condição não infecciosa apenas.
Conjuntivite não infecciosa é frequentemente causado por uma série de fatores, como material estranho entrando no olho (como sujeira ou grãos), um irritante químico que entra em contato com o olho (como xampu), alergias ou uma condição congênita como uma anormalidade no canal lacrimal. Às vezes, a conjuntivite também pode ser causada por um ferimento que seu cão recebeu durante uma briga de cães. Tipos não infecciosos de conjuntivite são mais frequentemente encontrados em raças particulares de cães, como cães de caça e retrievers com pálpebras caídas. Esta forma do olho praticamente convida corpos estranhos a virem e se acumularem perto de sua conjuntiva. As pálpebras de raças de cães menores tendem a se fechar sozinhas, devido ao que seus cílios esfregam a córnea e levam à inflamação.
Às vezes, um cão pode desenvolver olho de cereja devido a um infecção bacteriana ou fúngica. Nesses casos, a causa raiz pode ser uma doença grave, como danos causados pelo sol, dermatite, imunidade fraca ou até câncer. Se o olho de cereja do seu cão se desenvolveu devido a qualquer um desses motivos, pode ser hereditário e é melhor não deixar seu cão procriar.
Palavras sobre contagiosidade em olhos de cereja
Olho cereja não infeccioso causado por matéria estranha, alergia ou anormalidade física não é contagioso. Por outro lado, a conjuntivite infecciosa pode ser. Se o olho-de-cereja do seu cão é causado por uma infecção viral, não é contagioso para os humanos, mas pode ser contagioso para outros cães. Se for causado por bactérias, pode se espalhar para outros cães, bem como para humanos. Se o seu cão tem conjuntivite não contagiosa, o veterinário pode recomendar lágrimas artificiais, esteróides colírio e compressas frias. Mas se tiver olho cereja contagioso, então o veterinário pode escolher usar pomadas e / ou colírios antibióticos.
A maior parte do tempo, olho de cereja não é contagioso. Ainda assim, alguns cães podem desenvolver simultaneamente infecções oculares. Isso talvez se deva à secreção, não à propagação do próprio olho de cereja. Mais importante ainda, você não deve confundir olho-de-cereja com olho-de-rosa, que é uma doença altamente contagiosa entre os cães. Embora o olho-de-cereja não doa, pode ser necessário corrigi-lo cirurgicamente e tem grandes chances de recorrência. No entanto, se a glândula ficar exposta por um longo tempo, pode secar e ficar danificada ou irritada com inflamação significativa e inchaço.
Olho de cereja é genético?
No que diz respeito à herança do olho cereja, a pesquisa nem sempre foi capaz de determinar a natureza exata da genética. No entanto, há pesquisas suficientes para mostrar que existem fortes fatores de risco genéticos[1]. É difícil dizer se ambos os pais de um cachorro precisam ter genes recessivos desenvolver tais condições. Em uma nota geral, se ambos os pais de um cachorro tinham olho de cereja, então seu cachorro terá maiores chances de desenvolver a mesma condição também. Portanto, esses cães não são recomendados para procriar para evitar o desenvolvimento desta condição.
Como evitar que o olho-de-cereja se espalhe
É mais importante lavar as mãos adequadamente sempre que tocar no olho afetado ou na área ao redor de seu cão. Em segundo lugar, limpe regularmente o rosto de seu cão com um pano úmido ou bola de algodão para remover a secreção de vez em quando. Além disso, lave qualquer superfície que entre em contato com o cara do seu cachorro como brinquedos, comida, tigelas de água, etc.
Siga rigorosamente as instruções do seu veterinário e administre o medicamento recomendado na hora certa. Contanto que você exerça as etapas básicas de higiene, não precisa se preocupar muito com a propagação da doença. Embora um cão possa pegar a infecção de outro, o risco é mínimo se as precauções adequadas forem tomadas. Antes de enviar seu cão para um canil, ou deixá-lo com uma babá ou passeador de cães, certifique-se de que eles estão cientes da conjuntivite e dos cuidados que devem tomar.
Raças de cães com risco aumentado de olho de cereja
Embora qualquer cão possa ter olho de cereja, acredita-se que certas raças tenham risco aumentado de obter esta condição. Algumas das raças de cães mais comuns com predisposição genética para o problema incluem Bulldog, Bull Terrier, Boston Terrier, Cocker Spaniel, Shih Tzu, Poodle, Shar Pei, St. Bernard e Lhasa Apso. A maioria dos cães que são suscetíveis a desenvolver esta doença o fazem desde muito jovens. O olho da cereja pode ocorrer em um olho ou em ambos os olhos. A maioria dos cães que contraem olho-de-cereja em um olho frequentemente contraem no outro olho também.

Diagnóstico de olho cereja
A aparência do olho de cereja do seu cão pode continuar mudando de gravidade. Às vezes, você pode sentir que está melhorando, embora seja temporário e continue prolapso. Você deve levar seu amigo peludo imediatamente ao veterinário, pois a protuberância pode facilmente infectar ou ferir. Se não for tratada, também pode evoluir para secreção ocular constante, olho seco ou conjuntivite crônica. O veterinário fará um exame completo do olho do cão, inspecionará adequadamente e verificará se há algum matéria estranha no olho. Eles também verificarão se há infecção relacionada a pus no olho. Um cão idoso pode ter que passar por testes completos para descartar as chances de câncer.
Tratamento de olho de cereja
Oportuno tratamento pode ser a resolução mais eficaz para olho de cereja. Inicialmente, medicamentos e antiinflamatórios são prescritos para fortalecer os ligamentos e limpar o tecido. Mas a recaída é muito comum e a maioria dos casos exige intervenção cirúrgica. Antes de a cirurgia ser considerada, qualquer irritação e infecção serão tratadas primeiro com antibióticos e pomadas. Após a cirurgia, a inflamação pode ser observada por 1-2 semanas, após as quais o olho começa a recuperar sua aparência normal. O cão pode precisar tomar antibióticos orais por 5 a 10 dias para que o olho cicatrize corretamente e não contraia nenhuma outra infecção. Durante o período de recuperação, permita que seu animal de estimação descanse completamente e evite tomar banho e nadar. Lembre-se de que os cães com risco aumentado de desenvolver essa condição podem ter uma recaída ou outros problemas oculares no futuro.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Olho de cereja é contagioso?, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.