Como aplicar colírio em um cachorro

De modo geral, aplicar colírios ou cremes nos olhos é uma tarefa um tanto complicada e delicada - especialmente se feito para um Doge. No entanto, isso vai depender da personalidade do seu animal de estimação e se ele está acostumado a ser tocado sem problemas. Se você tiver que aplicar medicação para os olhos em seu cão, continue lendo.
Se você tiver que administrar colírios, provavelmente será para combater uma infecção, secar os olhos ou possivelmente para tratar úlceras: todos esses são problemas de saúde muito importantes que você não deve ignorar. Aqui em, fornecemos algumas instruções para tornar o processo o mais rápido e eficaz possível; vamos te mostrar em detalhes como aplicar colírio em um cachorro.
1. Se você precisa cuidar dos olhos do seu cão com medicamentos, recomendamos seriamente que siga estes passos para que seja capaz de aplicar o colírio sem dificuldades.
Para começar, você deve lave bem as mãos antes de tocar em qualquer parte do rosto do seu animal de estimação. Isso é algo que você deve sempre ter em mente, pois você estará tratando uma área que é muito sensível à poeira e todos os tipos de bactérias: lavar as mãos com sabonete antibacteriano é uma precaução necessária.
Depois de limpar as mãos, é conveniente tenha o remédio preparado e à mão. Pegue as gotas ou o creme, abra os recipientes e deixe-os prontos para o uso. É provável que o seu cão não queira que ponha nada nele, tentará resistir e se não tiver tudo pronto será impossível trabalhar rapidamente.

2. A melhor estratégia para aplique gotas nos olhos do seu cachorro é ter alguém para te ajudar. Se o seu animal de estimação é muito relaxado, fácil de lidar ou simplesmente está acostumado a ser tratado, pode ser que você possa fazer isso sem qualquer ajuda. Mas se você sabe que seu cão vai resistir, e pode até ficar um pouco agressivo, é melhor procurar ajuda de alguém em quem você confia para que eles possam proteger o cão enquanto você aplica a medicação.
A melhor maneira de segurá-lo é ficando atrás do cachorro ou prendendo-o entre os joelhos. Então, com as mãos livres, você pode estabilizar a cabeça do seu animal de estimação e concentre-se na aplicação da droga. No caso de cães pequenos é muito melhor colocar o animal sobre uma mesa.
3. Caso o seu cão resista muito e seja bastante forte então você deverá avaliar a possibilidade de encontrar uma técnica para contê-lo. Por exemplo, você pode tentar aplicando as gotas enquanto ele está deitado.
Faça seu cachorro deitar no chão e, se notar que ele começa a ficar violento, coloque um focinho, limitando sua capacidade de abrir a boca. No entanto, esta não é a sua melhor opção, pois será um evento muito traumático para o seu cão.
Esses tipos de técnicas deixarão seu animal de estimação tenso e, portanto, você não o estará preparando para futuras aplicações. Você tem que tentar fazer a experiência o mais rápido e agradável possível, então será mais fácil repetir isso em ocasiões futuras.

4. Antes de aplicar as gotas em seu cão, você deve limpe suavemente seus olhos, como toda a superfície ocular tem que estar muito limpa. Levante a mandíbula para ver todo o seu rosto e se você notar alguma secreção ao redor do olho, passe uma gaze, algodão ou pano úmido sobre ele para removê-lo. Jogue fora imediatamente qualquer objeto que use para limpar os olhos para que não haja risco de infecções recorrentes.
Agora é a hora de posicionar a cabeça do seu animal para administrar a medicação; segure sua cabeça com a mão não dominante e pegue o recipiente com a outra.

5. Em seguida, puxe para baixo a pálpebra inferior com o polegar da mão que está segurando a cabeça do cão suavemente até que uma bolsa seja formada. Essa lacuna, chamada de saco conjuntival, é o lugar perfeito para aplicar o medicamento.
Coloque a mão segurando as gotas na testa do seu cão, porque se ela se mover, sua mão também irá. Aplicar as gotas e tenha muito cuidado para não tocar no olho do seu animal com a garrafa. Você pode aplicar o colírio na bolsa ou no globo ocular, conforme sua preferência.
Depois de aplicar as gotas na bolsa, elas se espalharão pelo olho sem que nenhum remédio saia. Não deixe seu cachorro balançar a cabeça pelos próximos segundos para que o medicamento penetre bem.
6. Depois de fazer isso, lembre-se do procedimento. Com certeza o Tratamento ocular exigirá várias aplicações, então tente ser paciente e com o tempo você terá grande habilidade na aplicação de gotas.
Também é muito importante que você siga as instruções do seu veterinário quanto à frequência de administração. É possível que eles também recomendem que você coloque colírio em ambos os olhos, pois há um alto risco de que a bactéria que infecta um olho infecte o outro. Tenha muito cuidado com esses medicamentos, pois eles expiram rapidamente.
Por fim, lembre-se de sempre pensar no bem-estar do seu animal de estimação. Torne este momento o mais agradável possível e, no final, sempre dê um bom prêmio na forma de mimos e guloseimas. Se a experiência for positiva, com o passar do tempo você será capaz de tratar seu animal de estimação de qualquer coisa e sem nenhuma dificuldade.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como aplicar colírio em um cachorro, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.