Todos os sinais da febre do vale em cães
Contente

Coccidioidomicose, comumente conhecida como febre do vale, é uma doença incomum, mas mortal, que pode atingir seus amigos caninos. É uma doença fúngica causada pelo fungo Coccidioides immitis. Este fungo se espalha em áreas secas e empoeiradas e torna-se dormente durante a estação das chuvas. Seu cão pode ter febre mesmo inalando uma pequena quantidade desse esporo de fungo. Quando o seu cão for infectado com esta doença, ficará gravemente doente e até morrerá. Então, é importante ficar de olho no sinais de febre do vale em cães. Leia este artigoHOWTO para saber mais.
Causas da febre do vale em cães
Coccidioides immitis fungo se desenvolve bem em áreas quentes e secas como o sudoeste dos EUA, América do Sul e América Central. Ele permanece vários centímetros sob o solo seco em condição dormente e torna-se ativo durante a chuva. Grandes quantidades de solo são rompidas durante terremotos, construções de terrenos e demolições de prédios, o que também pode levar à ativação desses fungos.
Embora possa afetar outros mamíferos e peixes também, os cães são mais propensos devido à sua natureza, pois adoram cavar e farejar, que é como eles podem pegar a febre do vale.
Se você estiver viajando para essas áreas com seu cão, especialmente durante junho, julho, outubro e agosto, ele pode rapidamente pegar essa infecção fúngica apenas pela inalação desses esporos de fungo. Um cão não pode pegar essa infecção fúngica a menos que seja exposto a áreas endêmicas com esse fungo, por isso você deve tomar precauções ao levar seu cão para:
- Nevada
- Novo México
- Texas
- Arizona
- Califórnia
- Noroeste do México
- América Central e do Sul
Sinais e sintomas da febre do vale em cães
Nós já te dissemos Como saber se seu cachorro está com febre. Mas a febre do vale é diferente e mais sério. Muitos cães são infectados, mas nunca desenvolvem quaisquer sintomas. Eles também não requerem nenhum tratamento. Mas quando a doença clínica se desenvolve, esta doença pode ser fatal para eles. Alguns dos sintomas que os cães afetados com febre do vale em estágios iniciais apresentam:
- Dificuldade para respirar
- Respiração superficial ou rápida
- Tosse leve
- Perda de apetite
- Fraqueza
- Letargia
- Perda de peso
Se não for tratada, a infecção pode se tornar mais severo e desenvolver sintomas como:
- Diarréia intermitente e vômito
- Tosse crônica
- Membros coxos
- Articulações dilatadas ou inchadas
- Dor no pescoço e nas costas
- Convulsões
- Perda de visão ou alterações na visão
- Drenagem de úlceras de pele
- Chorando feridas na pele
- Febre intratável
- Perda excessiva de peso
- Emagrecimento

Quais cães estão em maior risco de febre do vale?
O fungo que causa a febre do vale se desenvolve sob o solo. assim se o seu cachorro está morando em uma área endêmica e gosta de enfiar o nariz na terra com frequência, então fica mais suscetível a desenvolver essa doença. Os cães que passam várias horas ao ar livre também apresentam um risco maior de serem infectados.
Certas raças contraem a infecção mais facilmente, incluindo Pointers, Cocker Spaniels, Scottish Terriers, Beagles, Australian Shepherds, Doberman Pinchers, Boxers etc. Cachorros mais velhos, cães com imunidade comprometida e cães com nutrição deficiente também apresentam maior risco de infecção.
Prevenção da febre do vale em cães
Atualmente não há vacina conhecida para a febre do vale. A única maneira de prevenir seu cão de prevenir esta doença é evitar que seu cão fique ao ar livre durante tempestades de areia ou vento, pois é o momento em que eles estão mais propensos a pegá-la, especialmente em áreas onde este organismo fúngico é endêmico.
Diagnóstico de febre do vale
Se houver suspeita de um cão com febre do vale, o veterinário fará seu exame físico completo e também fará faça testes para verificar o hemograma do cão junto com o painel de bioquímica sérica em sua amostra de sangue. Dependendo da condição individual do cão, o veterinário também pode decidir fazer sua radiografia torácica e raios-x de seus ossos dos membros longos. Anticorpos para o fungo podem ser detectados na amostra de sangue do cão usando ensaio de imuno-difusão em gel de ágar. Como o fungo é tão infeccioso, apenas laboratórios bem equipados podem realizar esses testes.

Tratamento da febre do vale
A febre do vale é uma doença fatal em cães, mas pode ser tratada com sucesso se diagnosticada a tempo. O todo o procedimento de tratamento pode levar mais de um ano para ser concluído, uma vez que envolve a prevenção do crescimento do fungo, a erradicação dos fungos existentes no corpo e a restauração da vida normal do cão.
Se o cão estiver com dificuldade respiratória excessiva, pode receber suplementação de oxigênio como uma emergência. Uma terapia antifúngica oral é usada para iniciar o tratamento, que inclui o uso de medicamentos como fluconazol, cetoconazol, anfotericina B, Lufeuron etc. Uma vez que os medicamentos antifúngicos podem causar danos excessivos ao fígado, rim, pele e sistema gastrointestinal do cão, sua condição deve ser monitorada de perto durante o tratamento.
Durante este tempo, você deve se certificar de alimentar seu cão com alimentos de alta qualidade e bastante água doce. Restrinja sua atividade ao ar livre de acordo com as ordens do veterinário também.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Todos os sinais da febre do vale em cães, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.
- A febre sistêmica do Vale disseminada tem um prognóstico mais grave.