Como os peixes se reproduzem

A vida marinha é fascinante e acasalamento faz parte do processo de reprodução natural dos peixes. No entanto, é um processo diferente, diverso e muito interessante que é feito externamente ou internamente, geralmente com ovos, embora nem sempre.
Se você acha a vida marinha fascinante, com certeza quer saber como os peixes se reproduzem, então explicamos este processo, além de dar a você alguns outros fatos divertidos para nutrir seu cérebro e para que você saiba mais sobre essas criaturas do mar.
De acordo com a tipologia
Peixe pode se reproduzir de muitas maneiras, eles podem ser ovípara, vivípara ou ovovípara, isso significa que eles podem dar à luz através de ovos ou até mesmo peixes já desenvolvidos.
Os peixes acasalam-se extensivamente e, embora existam peixes machos e fêmeas, não são facilmente distinguíveis porque não têm nenhum órgão externo que os identifique. Existem muitos fatores que influenciam o ciclo reprodutivo dos peixes, como alimentação, luz, temperaturas sazonais, etc. Estudos mostram que quanto mais alta a temperatura, menor é o período de incubação.
- Se eles são ovípara, os ovos navegam pela água ao lado do esperma masculino. Alguns têm uma densidade maior e descem até o fundo do mar, enquanto outros flutuam na água. Em qualquer caso, eles podem proteger seus ovos em bolhas até que eclodam e alguns podem até mantê-los na boca.
- O vivíparo peixes dão à luz crias totalmente formadas, então o processo de incubação ocorre internamente em aproximadamente 400 espécies de peixes.
- O ovovíparo peixes são semelhantes aos vivíparos, mas a fertilização ocorre internamente a partir do gonopódio masculino, que insere os ovos na fêmea. Os sexos são facilmente identificáveis porque a fêmea é maior, enquanto o macho tem cores mais vivas. Um fato interessante é que a fêmea ovovivípara após a primeira postura de um ovo, não precisa do macho para fertilizar eles na segunda vez, uma vez que algum esperma sobrou da vez anterior.

Peixe hermafrodita
Embora existam peixes machos ou fêmeas, alguns peixes também podem ser hermafroditas. Esses peixes são muito interessantes, principalmente quando vivem em aquários ou lagoas, pois não precisam de sexo fixo, pois podem alternar entre macho e fêmea no acasalamento. Isso é chamado hermafroditismo simultâneo.
Outro tipo de hermafroditismo em quando eles são peixes machos durante a primeira fase de sua vida e depois se tornam fêmeas, isso é chamado proteandria e é muito comum no baixo.
Quando o peixe é fêmea no início de sua vida e depois muda para macho, é chamado hermafroditismo protogênico.
Migrações de peixes
Alguns peixes empreendem uma aventura migratória para o processo reprodutivo; isso pode ser feito sozinho ou em pares, a muitos ou poucos quilômetros de distância e é um ritual que pode levar várias etapas para desovar. Este tipo de ritual é comum em peixes garoupa e pargo. Para esta espécie, procuram o local ideal para o acasalamento ano após ano.
Quando esses peixes estão em um aquário, é importante criar as condições certas para que eles crescer saudável, e para identificar se alguma das amostras está grávida.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como os peixes se reproduzem, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.