Doenças comuns em tentilhões-zebra

Você tem um animal de estimação adorável tentilhão zebra? É uma ave muito peculiar também conhecida como Timor ou tentilhão-zebra diamante. É uma ave passeriforme nativa da Austrália, caracterizada por sua bela plumagem de cor creme e seu bico e patas vermelhos. Se você deseja conhecer este tipo de ave, recomendamos que continue lendo e descubra quais são as doenças mais comuns em tentilhões-zebra.
1. Uma das doenças mais comuns em tentilhões-zebra é inflamação intestinal ou enterite. Os sintomas desta doença são diarreia, comportamento apático, perda de peso e sonolência. A causa desta doença geralmente é a falta de comida, mudanças repentinas de temperatura, germes como Escherichia coli, Pasteurella e Salmonella. A melhor prevenção é ter muito cuidado com a alimentação e, acima de tudo, dar atenção especial à higiene do pássaro e da gaiola. Tente limpar sua gaiola com frequência e desinfetar todos os acessórios. Deve também dar-lhe uma refeição adequada, com alimentos sempre em boas condições. Experimente também alguns antibióticos gerais, sempre seguindo as orientações do veterinário. Veja também nosso artigo sobre como cuidar de um tentilhão zebra para qualquer dúvida.

2. Outro doença comum do tentilhão-zebra é constipação. Os sintomas incluem dificuldade em excretar, barriga inchada e traseiro inflamado e irritado. É comum ver a cauda do pássaro movendo-se continuamente para baixo para expelir as fezes. A causa deste problema é que sua comida é muito seca e adstringente, assim como mudanças bruscas de temperatura.
Para evitar isso, você precisa dar a eles uma dieta balanceada e variada, rica em fibras. E preste atenção às mudanças repentinas de temperatura. Para tratar a constipação, você precisa trocar a comida e dar-lhes uma solução solúvel em água para regular o trânsito intestinal. Também pode ser útil fornecer suplementos de carvão vegetal e óleo de fígado de bacalhau misturado com farelo.

3. Cloacite é outra doença comum que afeta o tentilhão-zebra. Refere-se à inflamação da parte traseira e é uma doença que afeta mais as mulheres do que os homens. O sintoma mais claro é que o abdômen incha, a parte traseira fica vermelha e eles têm problemas para defecar. As fezes também grudam nas penas da cauda, o que causa inflamação. A causa são problemas de alimentação ou adaptação ao meio ambiente, e às vezes é consequência da postura de ovos. Para prevenir esta doença, eles devem ter uma boa higiene. Limpe bem a área, aplique uma pomada com óxido de zinco e dê-lhes comida saudável.

4. Outra das doenças mais comuns em tentilhões-zebra são vermes intestinais. Os sintomas desta doença são sonolência, fragmentos brancos nas fezes e perda de peso. A causa dos vermes são alguns parasitas, como lombrigas, tênias e Capilaria, e às vezes podem ser transmitidos por meio de resíduos. Você pode evitar esse problema limpando sua gaiola, monitorando sua saúde e alimentando-os bem. Manter a gaiola limpa é a melhor maneira de tratar vermes.

5. Acariasis das penas é um doença comum em tentilhões-zebra. Os sintomas são muito claros, a ave não para de se coçar, está inquieta, a plumagem é opaca e apresenta uma espécie de caspa. A causa desta doença são parasitas externos, como ácaros, vermelhos, cinzentos ou piolhos, que vivem na gaiola e nos acessórios do seu pássaro. A melhor prevenção é a limpeza e higiene meticulosas. Para tratar isso você deve desinfetar a gaiola e todos os objetos na gaiola do seu tentilhão zebra e aplique um spray antiparasita apropriado.

6. A muda anormal também é outra problema de saúde típico de tentilhões-zebra. Os sintomas são a perda de penas primárias e secundárias fora do período de muda, que geralmente é o verão. Deficiências nutricionais e falta de higiene são as causas desse tipo de derramamento excessivo. A forma de prevenir este tipo de problema é através de uma alimentação variada e equilibrada e, sobretudo, de um ambiente muito higiénico. O tratamento ideal para curar o excesso de derramamento é a troca da alimentação, a higiene perfeita do ambiente da ave e o fornecimento de um multivitamínico na água.
7. O crescimento anormal no bico é outra doença comum do tentilhão-zebra. Como resultado, o bico superior cresce incontrolavelmente. A causa deste estranho problema é a falta de ossos de choco e deficiências alimentares. Se você quiser prevenir, o melhor que você pode fazer é fornecer uma alimentação saudável e balanceada. Para reduzir o bico você pode usar um limão especial e dar a eles ossos de choco inteiros ou triturados junto com o farelo de polpa.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Doenças comuns em tentilhões-zebra, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.