As doenças mais comuns dos peixes de aquário

Se você mantiver peixes de aquário como animais de estimação, você deve estar ciente de que eles têm certas necessidades e são suscetíveis a algumas doenças. Não é fácil saber se um peixe está doente, mas sugerimos que você seja muito observador e fique de olho nas condições da água. Outros sinais incluem: luta entre peixes diferentes, problemas com suas escamas, falta de apetite, bem como outros sintomas negativos. No pr.comcorpx.info, vamos dar-lhe uma lista de as doenças mais comuns dos peixes de aquário.
Doença da mancha branca ou Ick
Este é um dos doenças mais comuns em peixes de aquário, e se manifesta como manchas brancas no corpo e nas nadadeiras dos peixes. É perigoso porque é altamente contagioso e, em poucos dias, os outros peixes do aquário também podem pegar a doença. Também afeta a movimentação das brânquias, o que causará complicações e irritação. A causa é um parasita que se enterra sob a pele do peixe e se reproduz ao sair do corpo, causando buracos na pele infectada. Mais tarde, se formará um cisto que irá estourar, liberando jovens parasitas. O tratamento consiste em produtos químicos que tratam apenas o primeiro estágio da doença. Recomenda-se não desabilitar o filtro, basta retirar o carvão.

Vermes âncora
Um sintoma desta doença é quando os peixes começa a nadar lado a lado, esfregando-se contra objetos no aquário. Sua pele ficará inflamada, e fios verdes semelhantes a vermes aparecerão. Este é um parasita, chamado Lernaea, que enterra a cabeça no corpo do peixe e fica lá. Assim que notar esses sintomas, você deve remover os peixes e colocá-los em quarentena. Com uma pinça muito fina, remova as minhocas para que não fiquem presas aos peixes. Você pode aplicar anti-séptico, como metrifonato, se o peixe estiver muito ferido, você deve colocá-lo na água.

Doença do limo
Se o seu peixe sofre da doença do limo, você começará a notar que seu corpo se torna opaco. Será coberto por uma camada fina de cor cinza que geralmente também afeta as guelras. Você verá que o peixe também esfregará seu corpo contra as plantas do aquário. A causa deste problema é um negligência severa das condições da água; por isso é importante saber com que frequência trocar a água do aquário. O resultado é que o muco natural dos peixes se degrada, deixando os peixes expostos a certos parasitas, como o Ictiobodo e a Chilodonella. Se a doença estiver muito avançada, o tratamento pode ser complicado. Se as guelras do peixe ainda estiverem saudáveis, vá a um especialista para aconselhamento sobre o melhor tratamento. Caso contrário, você precisará colocar o peixe em quarentena com uma solução de formalina aquosa.

Hidropisia
Com esta doença, o abdômen do peixe incha e as escamas começam a se projetar para fora do corpo. Hidropisia é uma doença crônica e, quando visível, já está bem avançada. A causa geralmente é uma dieta inadequada e uma má higiene da água. Água suja se torna populosa com bactérias e altos níveis de nitrito e sódio. Esta doença é incurável, portanto você deve se responsabilizar por cuidar dos seus peixes de aquário, levando em consideração as espécies que você adquiriu.

Fungo
O fungo é muito comum em peixes de aquário e os sintomas serão vistos no corpo do peixe, através do aparecimento de vilosidades, que parecem algodão como resultado de danos causados ao muco protetor natural. Eles geralmente aparecem após uma dose de doença da mancha branca ou como resultado de má higiene da água. No entanto, também pode ocorrer após uma lesão no corpo ou nas nadadeiras do peixe. É tratada com fungicidas, que devem ser adicionados a todo o aquário. Além disso, aconselhamos não desabilitar o filtro; apenas removendo o carvão.

Se você quiser ler artigos semelhantes a As doenças mais comuns dos peixes de aquário, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.