Como escolher a lâmpada LED certa

Como escolher a lâmpada LED certa

O mercado de lâmpadas passou por uma mudança drástica nos últimos anos. As antigas lâmpadas incandescentes foram completamente retiradas do mercado e substituídas por lâmpadas LED mais luminescentes e economizadoras de energia. Essas lâmpadas não só consomem menos energia e emitem mais luz, mas também têm uma vida útil mais longa. Como há uma grande variedade de lâmpadas LED no mercado atualmente, escolher a lâmpada certa é um truque para a maioria. Então, antes de ir para a loja, leia isto oneHOWTO artigo para descobrir como escolher a lâmpada LED certa.

Você também pode estar interessado em: Como escolher um aspirador de pó

Esqueça esses watts e use lumens

A maioria das pessoas ainda está acostumada a comprar lâmpadas por watts. Em lâmpadas incandescentes, quanto mais watts a lâmpada consome, mais brilhante ela é. Mas, no que diz respeito às lâmpadas LED, seu consumo de energia é insignificante, mas você tem que compre-os por lumens. Quanto mais lumens a lâmpada tiver, mais brilhante ela será. Por exemplo, uma lâmpada LED com 2.600 lumens é tão brilhante quanto uma lâmpada incandescente de 150 watts, mas consome apenas 25-28 watts de eletricidade.

Dê uma olhada neste gráfico para saber quantos lumens cada número de watts é.

  • 25w = 250 lumens (consumo de eletricidade de 4w)
  • 40w = 450 lumens (consumo de eletricidade de 5w)
  • 60w = 800 lumens (consumo de eletricidade de 8w)
  • 75w = 1100 lumens (consumo de eletricidade de 13w)
  • 100w = 1600 lumens (consumo de eletricidade de 20w)
  • 125w = 2.000 lumens (consumo de eletricidade de 23w)
  • 150w = 2600 lumens (consumo de eletricidade de 28w)

Como você pode ver, o a luz LED de maior intensidade consome tantos watts quanto a menor intensidade lâmpada regular.

Preste atenção ao encaixe

Quando se trata de comprar lâmpadas LED, há uma grande variedade de acessórios para escolher. Se você selecionar a lâmpada com um encaixe errado, ela não será compatível com os acessórios de sua casa, e todas as suas despesas podem ser desperdiçadas. Então, quando você for ao mercado comprar uma lâmpada LED, é melhor levar sua lâmpada velha com você, para que você possa verificar o encaixe. Basicamente, existem baioneta e encaixe de parafuso lâmpadas, mas pode haver algumas outras opções também, como a GU10, MR16 etc.

Selecione a cor certa

Lâmpadas incandescentes são conhecidas por produzirem uma cor amarelada que é quente e brilhante. Mas quando se trata de LEDs, você tem um ampla gama de cores para escolha de. As lâmpadas LED podem exibir um espectro de amarelos e brancos, e até mesmo de vermelho a roxo. Para uso doméstico, você vai preferir uma lâmpada que produza luz semelhante à produzida por lâmpadas incandescentes. Você pode selecionar de branco suave ou quente a cores brancas brilhantes. Lâmpadas brancas suaves ou quentes produzem um tom amarelado, enquanto as brilhantes produzem uma luz mais branca, muito semelhante à luz do dia.

A cor do matiz nas luzes LED é marcada em Kelvins, quanto menos Kelvins tiver, mais amarelo e mais quente será o matiz. Siga nosso conselho para escolher o matiz correto:

  • Braco suave (2200K): Para iluminação padrão da sala, tem um tom amarelado.
  • Brilhante, branco frio (4100K): Para locais onde você precisa de uma luz clara, como a cozinha ou o escritório.
  • Luz do dia, azul (6500K): Ideal para abajures ou similares, pois ajuda a ler mais claramente. Isso não é recomendado para iluminar uma sala inteira ou para fins decorativos.

Encontre a melhor forma

Ao contrário das lâmpadas incandescentes com apenas um formato, as lâmpadas LED têm vários formatos, incluindo bastão, espiral, tradicional, local, golfe, globo, luz embutida e vela. Diferentes formas têm uma ligeira diferença na forma como emitem luz, principalmente em termos de anjo e propagação. Por exemplo, uma lâmpada em forma de golfe ou globo fornece 360˚ de luz, enquanto uma lâmpada em forma de holofote emite um feixe estreito. A forma que você escolhe depende de sua escolha pessoal e do local onde você está instalando. Por exemplo, se você estiver instalando em sua luminária de cabeceira, um formato de bastão provavelmente se projetará e não ficará bem.

Dê uma olhada neste gráfico para saber qual tipo de forma funcionará melhor para você:

  • Candeeiros de mesa ou pé: lâmpadas LED padrão
  • Fixação pendente: tipo Padrão, Globo, MR16 ou Vela
  • Luminárias de teto: tipo padrão ou vela
  • Ventiladores de teto: padrão ou tipo vela
  • Arandelas de parede: tipo padrão, globo ou vela
  • Latas embutidas: MR16, tipo spot ou inundação
  • Iluminação de realce: MR16 ou tipo Spot
Como escolher a lâmpada LED certa - Encontre o melhor formato

Considere em qual sala você irá instalá-lo

Diferentes atmosferas são necessárias em diferentes cômodos de sua casa. Por exemplo, você precisa de uma calma e Atmosfera relaxante no seu quarto, enquanto um brilhante e animado ambiente em sua sala de estar, cozinha, sala de jantar e banheiro. Assim, um macio e neutro tom é recomendado para quartos, enquanto temperaturas de cores mais quentes brilhantes para outros lugares. Você pode usar holofotes ajustáveis ​​para destacar as peças de arte em sua sala de estar e uma luz brilhante sobre seu espelho no banheiro, para que você não perca nem um único ponto ao se barbear.

A palavra final

Embora as lâmpadas LED sejam caras, elas valem o dinheiro que você economizará ao usá-las. Em média, trocar uma lâmpada normal por uma versão LED significa que você economizará até 90% em energia, o que significa que você pode reduzir sua conta de luz em 55 dólares em média. Além disso, é uma boa maneira de economizar eletricidade em casa para salvar o meio ambiente e prevenir as mudanças climáticas.

Não os tome como uma despesa, mas como um investimento. Se você ainda não sabe se deve comprar lâmpadas LED ou não, saiba que uma lâmpada incandescente consome 5 vezes mais eletricidade do que uma lâmpada LED. Portanto, comece a planejar agora e substitua suas lâmpadas antigas por lâmpadas LED para economizar dinheiro e ter mais luz em sua casa. No entanto, você precisará alterar a maioria das luzes de sua casa para notar a diferença quando se trata de sua conta. Não se esqueça disso dicas para escolha as lâmpadas LED certas.

Como escolher a lâmpada LED certa - a palavra final

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como escolher a lâmpada LED certa, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e segurança doméstica categoria.

Pontas
  • Certifique-se de que as lâmpadas LED que você compra têm regulagem de intensidade se você for comprá-las para um interruptor de dimmer, pois nem muitas versões deste tipo de lâmpada oferecem essa possibilidade.
  • Se você mora em uma casa fechada, as lâmpadas LED podem não ser a melhor opção, pois o calor que vem da lâmpada LED não terá um local para liberar o calor e, portanto, retornará à lâmpada e fará com que ela funcione mal muito mais cedo do que a quantidade de tempo que deveria viver.