Como Pablo Escobar morreu
Contente

A recente série de sucessos da Netflix `Narcos`, protagonizado por Wagner Moura, despertou muita curiosidade sobre uma das figuras históricas mais macabras do século XX. Pablo Emilio Escobar Gaviria foi o fundador do Cartel de Medellin, uma organização criminosa que controlava até 80% da produção mundial de cocaína. Ele já foi um dos 100 homens mais ricos do mundo, de acordo com a revista Forbes em 1987, um título que manteve até 1993.
Durante os anos em que governou os cartéis mais importantes da Colômbia e do mundo, Escobar assassinou mais de 4.000 pessoas, entre políticos, juízes, civis e até membros do seu próprio cartel. Ele foi responsável por atos atrozes, como um ataque terrorista a um avião da Avianca Airlines no qual morreram 110 pessoas, o sequestro de vários jornalistas e vários ataques terroristas com bombas em toda a Colômbia. Mas, como Pablo Escobar morreu? Quais são as hipóteses em torno de sua morte? Nós contamos tudo neste artigo.
As muitas atividades criminosas de Pablo Escobar
Pablo Escobar Gaviria começou sua carreira criminosa no mundo do contrabando. Posteriormente, passou a se envolver em negócios de roubo de automóveis na cidade de Medellín e tráfico de maconha para os Estados Unidos. No entanto, durante a década de 70, suas atividades de tráfico de drogas escalaram para um nível mais alto quando ele deixou de ser um intermediário que comprava a pasta de cocaína para revendê-la aos EUA e passou a ser o chefe de elaboração, tráfico e distribuição da Estados Unidos e o resto do mundo.
Com outros importantes chefões do tráfico, como os irmãos Ochoa, Carlos Lehder e Gonzalo Rodriguez Gacha, em 1981 fundou uma das organizações criminosas mais temidas da Colômbia: o Cartel de Medellin. Esses foram os primeiros passos de um dos criminosos mais perigosos de todos os tempos, acumulando uma fortuna de pelo menos 7.000 milhões de dólares apenas entre 1981 e 1987.
Como chefe do cartel de Medellín, ele conseguiu transformar o contrabando de drogas em um grande problema para as autoridades colombianas. Se você adicionar isso à sua longa lista de assassinatos, não há dúvida de por que ele entregou aos colombianos o inimigo público número um. Escobar matou civis, figuras públicas e membros de outros cartéis, bem como pessoas de sua própria organização. Algumas das figuras mais conhecidas que ele assassinou foram os Ministro da Justiça Rodrigo Lara Bonilla, assassinado no dia 30 de abril de 1984 por lutar publicamente contra o tráfico de drogas, ou o presidente candidato Luis Carlos Galán, assassinado em 18 de agosto de 1989.
A violência tornou-se incontrolável, por isso o governo do presidente Belisario Betancur decidiu lutar contra os traficantes com sua arma mais temida e poderosa: o extradição de criminosos para os Estados Unidos, devido às suas implicações no tráfico de drogas.
A resposta de Escobar foi forte:" Eu prefiro estar no túmulo na Colômbia do que em uma cela de prisão nos Estados Unidos". Isso causou uma guerra entre o Cartel de Medellin e o governo. Membros da mídia, polícia, ex-ministros do governo foram assassinados durante este período para pressionar o governo colombiano a cessar a perseguição contra eles e se livrar da extradição.
Finalmente, em 1991, a nova constituição colombiana proibiu a extradição para os Estados Unidos. Em troca, Escobar entregou-se às autoridades no dia 20 de junho do mesmo ano e foi preso. No entanto, esta não era uma prisão comum, mas La Catedral, um prédio que Pablo Escobar construiu em suas próprias instalações.
Tempo na prisão e fuga
Seu tempo em La Catedral foi tão confortável quanto um spa de férias. O exterior deste "prisão" foi guardado pelo exército colombiano que não conseguiu acessar o prédio atual. Entre o Capoa pedidos, ninguém poderia sobrevoar La Catedral e seus guardas eram, na verdade, membros de sua própria quadrilha, vestidos com roupas militares.
Dentro da prisão, ele passou de patrono da droga a alguém que vivia com seus próprios parceiros, cobrando enormes quantias de dinheiro para que pudessem usar sua rede e sistema que ele criou e ficar sob sua proteção. Em La Catedral, álcool, drogas, mulheres e festas eram uma constante, mas a situação saiu do controle quando a mídia filtrou o fato de Escobar ter assassinado dois de seus companheiros dentro de seu próprio presídio, fazendo com que seus corpos desaparecessem no local.
O governo de Carlos Gaviria ordenou sua transferência para uma nova penitenciária, razão pela qual planejava pegar de surpresa La Catedral em 21 de julho de 1992. Foi quando o traficante de drogas ordenou o sequestro do vice-ministro da Justiça Eduardo Mendoza dentro da prisão enquanto ele e sua gangue calmamente escapou a pé pelas montanhas em que La Catedral foi construída.
Este foi o início de seu tempo como fugitivo da justiça, que sem saber marcou sua sentença de morte.

A morte de Pablo Escobar
Por 1 ano e um pouco mais de 4 meses, Escobar continuou foragido das autoridades, época em que começou uma verdadeira guerra na Colômbia para encarcerar os vários membros do Cartel de Medellín e outras associações criminosas do país. O surgimento do grupo paramilitar chamado Los Pepes, acrônimo para Perseguidos de Pablo Escobar (Povo perseguido por Pablo Escobar), grupo fundado por ex-traficantes e também do cartel de Cali para se vingar de Escobar, aumentando assim a violência nas ruas de Medellín e Bogotá, desencadeando um clímax tenso de violência que mergulhou a Colômbia em uma crise importante.
O Bloco de Pesquisa, que foi formada por membros especiais da Polícia Nacional da Colômbia que foram treinados por membros do Exército dos EUA. Estes estavam acompanhados pela DEA e ambos foram encarregados de capturar Escobar. Durante este tempo, o Patrono do cartel de Medellín foi extremamente cauteloso, enganando constantemente as autoridades ao colocar sinais de satélite em toda a cidade para que o Bloco de Busca não pudesse encontrá-lo.
Durante seu tempo como um fugitivo, sua maior preocupação era o segurança de sua esposa e dois filhos, de quem ele era muito próximo. Ele tentou negociar com o governo a saída de sua família do país para protegê-los de perder Pepes a todo custo, razão pela qual se pensa que ele negligenciou sua própria segurança. Após meses de trabalho de inteligência com as mais altas tecnologias da época, no dia 1º de dezembro de 1993, dia em que Pablo Escobar completou 44 anos, o Bloco de Busca conseguiu localizá-lo em um bairro de Medellín graças ao fato de rastrear 6 ligações que o traficante fez ao filho.
No dia seguinte, no 2 de dezembro de 1993, as forças armadas colombianas encurralaram Escobar em seu esconderijo no centro de Medellín. Assim que se viu preso, ele tentou escapar pela sala da casa, embora uma bala atingiu seu coração enquanto ele estava escapando, o que o matou instantaneamente. A imagem de seu corpo sem vida no telhado de sua casa se tornou viral em todo o mundo e acabou com o reinado de um dos personagens mais sombrios e polêmicos da história da Colômbia.

Outra hipótese sobre sua morte
Embora a análise balística tenha confirmado o fato de Escobar ter morrido com um tiro no coração, perpetrado por um dos integrantes do Bloco de Busca, desde seu assassinato surgiram várias teorias. Eles são os seguintes:
- Os irmãos de Escobar acham que ele cometeu suicídio com um tiro sob sua orelha. Eles acreditam nessa teoria, pois foi assim que Escobar disse que morreria se ficasse encurralado.
- Ele morreu devido a um tiro de um atirador do Los Pepes. O governo da Colômbia foi muito frouxo com o grupo paramilitar, embora tenham sido ajudados em várias ocasiões por eles a prender Escobar, embora afirmassem especificamente que deveria ser um membro da Polícia colombiana que acabou com o Patronovida de.
- Ele foi morto por um atirador da Força Delta. Enquanto ajudavam o Bloco de Busca durante a fuga de Escobar.
- Ele não morreu e a pessoa falecida era na verdade um de seus dublês. No entanto, o corpo de Escobar foi exumado em 2006 para provar a identidade de um suposto filho ilegítimo e para desmantelar essa teoria.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como Pablo Escobar morreu, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.