Como o primeiro-ministro é eleito na Índia
Contente

Na Índia, um sistema parlamentar de governo é seguido em que o primeiro-ministro se torna o chefe interino do governo. Ele também serve como o Conselheiro-chefe para o presidente indiano e o chefe da Conselho de Ministros. Para se tornar o primeiro-ministro da Índia, o candidato deve ser membro do Rajya Sabha ou o Lok Sabha, e também o líder de um partido político com maioria simples em Lok Sabha. Até a data, a Índia viu 14 primeiros-ministros até agora, com Pt. Jawaharlal Nehru sendo o primeiro primeiro-ministro nomeado em 1947. Nisso sobre como artigo, vamos dar-lhe informações completas sobre o primeiro-ministro da Índia e sobre como é o primeiro ministro eleito na Índia.
Critérios de elegibilidade
De acordo com o Artigo 84 do Constituição indiana, o primeiro-ministro deve cumprir os seguintes critérios de elegibilidade:
• Eles deveriam ter Cidadania indiana
• Eles devem ser membros de qualquer uma das duas casas do parlamento, o inferior Lok Sabha ou o superior Rajya Sabha
• Eles devem ser pelo menos 25 anos de idade
• Eles não devem exercer funções lucrativas sob o Estado ou governo central

O processo de eleição do PM
Eleição do Primeiro ministro indiano é um longo e complicado processo. Aqui está o procedimento passo a passo:
- Comissão Eleitoral da Índia é um autoridade autônoma de constituição que é responsável por organizando eleições gerais a cada 5 anos. Geralmente, essas eleições gerais são realizadas em várias fases. Através destes eleições gerais, 543 membros do Parlamento são eleitos na Câmara Baixa conhecida como Lok Sabha. Esses membros do Parlamento pertencem a diferentes partidos políticos.
- Agora o Presidente da índia entra na equação. Ele tem o poder constitucional de convidar um líder Lok Sabha do partido vencedor para formar um governo. Parte com número máximo de assentos no Lok Sabha realiza uma reunião e decide uma pessoa para se tornar o primeiro-ministro.
- O festa vencedora tem que provar sua maioria no Lok Sabha, o que significa que deve ter mais de 50% dos seus membros presentes para a votação a favor do candidato selecionado. Assim que sua maioria for comprovada, o primeiro-ministro é selecionado.
- O partido que prova sua maioria seleciona um líder e o recomenda ao presidente para torná-lo o primeiro-ministro do país. O presidente, então, o nomeia como o PM. Uma cerimônia é realizada no Vigyan Bhavan de Rashtrapati Bhavan, onde o recém-eleito primeiro-ministro faz seu juramento. É obrigatório que todos os membros do Parlamento compareçam à cerimónia.

Funções de um primeiro-ministro indiano
Uma vez que o primeiro-ministro é eleito, eles têm o seguinte funções para realizar:
- Para ajudar e aconselhar o Presidente da Índia
- Distribuir obras do governo a diferentes escritórios e ministérios
- Para agendar e comparecer Casa do parlamento sessões
- Para responder às perguntas dos deputados
- Para representar o país em diferentes encontros nacionais e internacionais, organizações e delegações
- Para abordar a nação em diferentes questões de importância
- Para servir como chefe do Departamento de Espaço, Departamento de Energia Atômica, Autoridade de Comando Nuclear, NITI Aayog e o Ministério da Previdência, Pessoal e Reclamações Públicas

Mulheres são elegíveis para o cargo de primeiro-ministro na Índia. No entanto, apenas um foi eleito. Ela era Indira Ghandi e foi a segunda pessoa mais jovem a ser eleita para o cargo aos 48 anos. O mais jovem era Rjiv Ghandi, que tinha 40 anos quando assumiu o cargo após o assassinato de sua mãe em 1984. Ele também foi assassinado em 1991, embora depois de deixar o cargo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como o primeiro-ministro é eleito na Índia, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.