As capturas de tela dos filmes são protegidas por direitos autorais?
Contente

Copyright é o direito legal que o judiciário de um país cria para proteger obras originais contra roubo. Quando você cria algo, você se torna seu proprietário e possui direitos exclusivos para sua distribuição e uso. Embora os direitos autorais sejam válidos apenas por um período limitado, é ilegal usar o trabalho de outra pessoa sem sua permissão para seu próprio lucro. No entanto, os direitos autorais não são exclusivos e são limitados por exceções de uso justo. Se você está planejando usar uma captura de tela de filme para seu uso pessoal, capturas de tela do filme protegidas por direitos autorais? Leia este artigo para encontrar mais informações sobre a área frequentemente cinzenta de questões de direitos autorais de uso justo.
Informações sobre direitos autorais
Usar capturas de tela de filmes para uso pessoal e privado é uma prática comum nos dias de hoje. Você pode encontrar facilmente uma captura de tela do filme desejado nos motores de busca online, salvá-la no seu dispositivo e usá-la da maneira que desejar. Mas há uma linha borrada em violação de direitos autorais e uso justo de tais imagens. Os tribunais não podem definir linhas claras de uso justo porque alguns trabalhos criativos podem ser violados para fins promocionais e a doutrina não pode ser aplicada de forma consistente. A questão é muito flexível e pode ser uma área do direito extremamente inquietante. Isso deixa um campo pouco claro para ponderar sobre o uso justo de capturas de tela de filmes.
Nota nas capturas de tela: capturas de tela ou capturas de tela é quando você salva a imagem exibida em uma tela, seja de um smartphone, tablet, computador ou qualquer outro dispositivo. Podem ser simplesmente imagens do menu do seu sistema operacional, mas se você estiver reproduzindo um filme em tal dispositivo, você também pode fazer uma captura de tela e ter uma imagem de um dos quadros do filme ou filme.
Violação de direitos autorais de grabs de tela de cinema
Em primeiro lugar, você deve entender a diferença entre violação de direitos autorais e plágio. Quando você usa a captura de tela de um filme e afirma que ele foi tirado por você, isso é chamado de plágio. Plágio é quando você pega a ideia ou criação de outra pessoa e a passa como sua.
Por outro lado, violação de direitos autorais é quando você pega uma ideia ou criação de outra pessoa e a usa sem seu permissão. A diferença entre os dois pode ser difícil de descobrir. Como resultado, o uso justo é basicamente determinado de acordo com a situação individual e caso a caso. No caso de usar uma captura de tela de filme, mesmo se você estiver usando uma captura de tela de um código-fonte aberto, se alguém possuir os direitos autorais, pode ou não ser interpretado como uso justo.
Definição de uso justo
‘Uso justo`Se aplica quando você concede o direito exclusivo de captura de tela ao proprietário da imagem. De acordo com a lei, não é ilegal usar uma captura de tela de filme sem obter permissão de seu proprietário, mas com certas limitações. Você tem permissão para usá-los para uma variedade de fins, como ensino, reportagem, crítica, comentários, bolsa de estudos, arquivamento de biblioteca, paródia, etc.
Qualquer captura de tela pode ser incorporada ao trabalho de um autor sob o teste de equilíbrio de 4 fatores. O uso justo é aplicável apenas em capturas de tela protegidas por direitos autorais. Como regra geral, qualquer captura de tela que não seja protegida por direitos autorais pode ser usada no domínio público. A fim de identificar o uso justo de um copyright filme captura de tela, você precisa avaliá-lo sob o teste de balanceamento de 4 fatores.
Os quatro fatores que precisam ser considerados são:
- Personagem e propósito de usar a captura de tela
- Natureza da captura de tela com direitos autorais
- A quantidade de parte protegida por direitos autorais usada
- Os efeitos do uso da captura de tela no mercado potencial
As leis de direitos autorais são rigorosas se você estiver usando a captura de tela para um propósito comercial, mas geralmente são tolerantes se você o estiver usando para fins sem fins lucrativos ou razões educacionais.

Compreendendo os quatro fatores envolvidos
Agora que você conhece os fatores a serem considerados ao compreender questões de direitos autorais, aqui está uma análise desses quatro fatores:
Caráter e propósito de uso
O uso de uma captura de tela protegida por direitos autorais é considerada aceitável se você a estiver usando para fins educacionais, reportagens, pesquisas, críticas e outros fins justos. Isso geralmente cobre uma variedade de blogs, escolas, jornais, revistas, canais de notícias e outros. No entanto, você precisa considerar os outros três fatores também. Se você estiver usando a captura de tela para obter algum lucro ou dinheiro, é mais provável que esteja sob plágio e violação de direitos autorais.
Natureza da captura de tela do filme com direitos autorais
Como os direitos autorais não se aplicam à ideia do filme, mas à própria captura de tela, quanto menos criativo ele for, mais liberdade terá para ser usado de maneira justa por outros. No entanto, se a ideia não for protegida, isso não significa que o arranjo também seja de uso livre. Quanto mais factual e menos criativo for, maior será a probabilidade de ser usado para uso justo.
A quantidade de parte protegida por direitos autorais usada
Este é um dos fatores mais vagos a considerar. Não há linha rígida e limite de quanto material você pode copiar. Mas, considerando a fácil disponibilidade de capturas de tela de filmes através da Internet e a natureza generalizada de compartilhamento e replicação, este fator é bastante relevante para o uso de captura de tela. As imagens são fixas e têm menos chances de serem usadas parcialmente. Mas as capturas de tela também podem ser usadas para destacar certas partes da imagem. Eles podem ser usados de forma justa para fazer uma paródia ou para outros fins.
Extensão do efeito sobre seu valor
Se você estiver usando uma captura de tela de filme para comercial ou lucro monetário, então é menos provável que você permaneça protegido pelas leis de uso justo. Os tribunais buscam o equilíbrio entre o bem-estar público e o benefício geral e os direitos dos proprietários dos filmes. Então, muitas vezes há uma pequena margem de manobra aqui. Se você está ganhando com a imagem e o dono do filme não está se beneficiando dela, e mesmo sendo prejudicado por ela (via perda de receita), então o tribunal tem maior probabilidade de favorecer o detentor dos direitos.
Usando capturas de tela de filmes em sites
Produtores de cinema, estúdios e agências de relações públicas enviam fotos de filmes para fins promocionais. Quando eles fazem isso, eles tornam as capturas de tela disponíveis abertamente para uso na televisão, mídia impressa e online. No início, eles costumavam enviar kits de imprensa impressos, mas hoje, tudo se tornou digital.
A melhor ideia é nunca copiar imagens de nenhum site de terceiros. Sempre tente acessar listas de correio de fontes originais. Criar sua própria captura de tela de filme com acesso ilegal o levará a problemas legais. O único objetivo de distribuir capturas de tela de cinema é permitir que sejam usadas, mas há um consentimento implícito de que todos devem seguir para o uso justo. As capturas de tela de filmes destinadas a lucro são vendidas a editoras, sindicatos e sites para serem usadas a seu critério.
Com a ascensão de mídia social, muitas pessoas usam capturas de tela ou capturas de tela de filmes para postar em seus feeds. Como, geralmente, os indivíduos não estão ganhando dinheiro diretamente com essas postagens, geralmente é considerado uso justo.
Conclusão
É provável que usar uma captura de tela de filme para comentar, criticar ou educar seja considerado de uso justo. Mas se você está usando para dinheiro ou para seu próprio lucro, então provavelmente você está violando os limites de uso justo. Se você está usando a captura de tela para obter lucro direto, provavelmente está quebrando a lei. A lei de direitos autorais não é aplicada quando alguém está navegando na Internet e salvando imagens de lá. No que diz respeito às leis de direitos autorais, o dinheiro é o fator impulsionador mais importante.
Se sua imagem não afetou os ganhos do filme e se você não está ganhando dinheiro diretamente com isso, provavelmente não será processado. E mesmo que você seja desafiado, será simplesmente solicitado a remover as imagens e parar de usá-las. A recusa em fazê-lo provavelmente atrairá ação legal do detentor dos direitos. Então, se você for usar capturas de tela de filmes para o seu uso pessoal sem qualquer intenção comercial, sinta-se à vontade para usá-los sem violar a lei, a menos e até que os esteja usando para objetivos comerciais.
Se você quiser ler artigos semelhantes a As capturas de tela dos filmes são protegidas por direitos autorais?, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.