Quantos estados existem na Índia e quais são suas capitais?
Contente

Oficialmente denominado como República da Índia, o país que associamos à sabedoria antiga e a uma cultura abundante é, na verdade, relativamente jovem. No entanto, os impérios e reinos anteriores que estavam presentes no que agora é conhecido simplesmente como Índia tiveram um impacto significativo nas diversas regiões dentro. Distribuída por 3.287.263 km², a Índia é a 7ª maior nação do mundo. É composto por 29 estados, cada um com sua capital. Se você quer saber quantos estados lá são na Índia e quais são suas capitais, você precisa saber que o país foi dividido em 6 zonas principais: Leste, Oeste, Norte, Sul, Nordeste e Central. divide esses estados e suas capitais de acordo com as zonas divididas.
Zona oriental
Talvez sem surpresa, a geografia indiana fica um pouco complicada. A geografia da área é dividida em 7 regiões, mas o elemento administrativo da Índia consiste nas 6 zonas mencionadas acima. Dentro destes 6 zonas são as 29 estados reconhecida como constituindo a Índia, mas este agrupamento geográfico não equivale necessariamente à área com a qual seus habitantes se identificam. Há até partes em que alguns dos habitantes nem mesmo se consideram índios.
Essas zonas ou regiões administrativas são gerais e são usadas para ajudar na cooperação entre estados. Mesmo dentro desses estados, ainda existem muitas subdivisões. Isso pode ser de acordo com grupos étnicos, idioma, alcance governamental e muitas outras considerações.
Apenas 13 dos 29 estados têm sua maior cidade como capital. Esses estados também são agrupados em algo chamado `Territórios da união`dos quais existem 7. Esses territórios são governados pelo governo central, não por funcionários eleitos, como é o caso nos estados individuais.
Se você acha que tudo isso parece complicado é porque é muito complicado. Nem mesmo leva em consideração os estados autônomos dentro da Índia ou realmente explica o sistema parlamentar da Índia. É por isso que vamos dividir os 29 estados em 6 zonas principais. Forneceremos os nomes dos estados que compõem as zonas e em seguida a cidade capital.
No Conselho Zonal Oriental há um total de 4 estados:
- Bihar - Patna
- Jharkhand - Ranchi
- Odisha - Bhubaneswar
- Bengala Ocidental - Calcutá
Esta zona cobre 418, 323 Sq.kms de área. Bengala Ocidental tem bengali como sua língua dominante, enquanto hindi e Oriya são as principais línguas de Jharkhand, Bihar e Odisha. Este grupo de estados está localizado na Baía de Bengala e faz fronteira com o Himalaia ao norte, tornando esses estados algumas das áreas de maior contraste na Índia.
Bengala Ocidental também é um estado fronteiriço, enfrentando os países vizinhos de Bangladesh, Butão e Nepal. Possui algumas das mais incríveis flora e fauna do mundo, talvez a mais famosa por ser o homônimo do Tigre de bengala. O manguezal de Sundarbans é considerado por muitos (embora não oficialmente) um dos modernos maravilhas naturais do mundo. Embora seja bonito, é habitado por muitos predadores que muitas vezes causam confrontos entre eles e as pessoas que habitam a área, muitos dos quais são descendentes de refugiados de vários conflitos.

Zona oeste
O Conselho Zonal Ocidental tem algumas das cidades mais populosas e o maior avanço tecnológico da Índia. Consiste nos seguintes estados:
- Gujarat - Gandhinagar
- Goa - Panaji
- Maharashtra - Mumbai
Mumbai, a capital de Maharashtra, é a capital financeira do país, com um padrão de vida relativamente mais alto do que em outras partes da Índia. Mumbai tem aproximadamente 18 milhões de habitantes e é a maioria industrializado parte do país. É maioria hindu, mas tem uma grande mistura de religiões diferentes, muitas vezes devido a muitas pessoas que vêm à capital para encontrar trabalho.
Maharashtra também é uma das capitais culturais da Índia, com muitos escritores famosos vindos da área e grande parte do famoso cinema de Bollywood do país sendo filmado lá.Com o mar da Arábia a oeste, esses estados também têm algumas das melhores praias da Índia.
Dadra e Nagar Haveli, bem como Damão e Diu são dois divisões federais localizados neste conselho zonal, mas não são estados em si.

Zona norte
Os 5 estados incluídos no Conselho Zonal Norte são:
- Jammu & Caxemira - Srinagar no verão e Jammu no inverno
- Himachal Pradesh - Shimla
- Punjab - Chandigarh
- Haryana - Chandigarh
- Rajasthan - Jaipur
A economia do norte da Índia está crescendo em um ritmo acelerado, com Délhi alcançando padrões internacionais de infraestrutura. As cidades mais populosas desta zona incluem Nova Delhi, Ludhiana, Jaipur e Kanpur. Embora Delhi seja uma cidade em crescimento e cheia de recursos, também está sofrendo com o peso de sua indústria, com milhares de pessoas morrendo por ano devido à poluição do ar.
Jammu & A Caxemira tem a estranha honra de ter seu capital mudar conforme os meses de inverno se transformam em verão. É também a área mais muçulmana de todos os 29 estados, com uma maioria muçulmana de 68.31%. Infelizmente, devido às suas fronteiras com China, tem havido muitas preocupações sobre o território e até mesmo teve que lutar contra algumas tentativas de insurgentes.
Chandigarh e Delhi estão no Conselho Zonal Norte, mas não são realmente estados. São cidades e territórios de união. Rajasthan é o maior estado por área, mas sua capital Jaipur é apenas a décima cidade mais populosa do país. Seu clima é quase deserto no verão, mas é conhecido por ser particularmente agradável no inverno.

Zona sul
O Conselho Zonal Sul da Índia abrange os 5 estados a seguir:
- Tamil Nadu - Chennai
- Karnataka - Bengaluru
- Kerala - Thiruvananthapuram
- Andhra Pradesh - Hyderabad
- Telangana - Hyderabad
Esta zona também cobre o território da união de estados conhecidos como Lakshadweep e cerca de 50% de sua população está relacionada com agricultura. Bangaluru é nomeado como o ‘Vale do Silício da Índia’, visto que é o principal exportador da Índia em Setor de TI.
É um dos lugares naturais mais bonitos da Índia e um dos mais difíceis de serem acessados pelos turistas. No entanto, isso nem sempre é uma coisa ruim quando se trata de preservar o natural flora e fauna da área. Existem muitas espécies de mamíferos (como elefantes indianos), anfíbios (muitos tipos de pererecas, como a rã planadora do Malabar), bem como muitas espécies diversas de cobras. Infelizmente, o aumento da quantidade de agricultura representa sua própria ameaça para essas espécies.

Zona nordeste
O Conselho Zonal Nordeste inclui até sete estados irmãos:
- Arunachal Pradesh - Itanagar
- Meghalaya - Shillong
- Assam - Dispur
- Tripura - Agartala
- Manipur - Imphal
- Nagaland - Kohima
- Mizoram - Aizawl
Esta é uma parte atrasada da Índia, mas cheia de beleza natural e esplendor. Além disso, inclui a conhecida área do vale Brahmaputra, que possui belas florestas tropicais. Sikkim é um estado incluído no Conselho Zonal do Nordeste desde 2002.
Esta zona também contém Assam que é muito famoso por seu exclusivo Assam chá e sua seda fazendo história. Grande parte do turismo é dedicado à vida selvagem, necessitando de muitas áreas de proteção e parques de vida selvagem. É uma das partes mais úmidas da Índia, mas oferece grande beleza porque é conhecida por ser verde o ano todo.

Zona central
O Conselho Zonal Central refere-se principalmente a estes estados:
- Madhya Pradesh - Bhopal
- Uttar Pradesh - Lucknow
- Chhattisgarh - Raipur
- Uttarakhand - Dehradun
Madhya Pradesh é o estado primário desta zona. Chhattisgarh é um estado relativamente novo, fundado no ano 2000. O mais novo, porém, é o Telangana, criado em 2014.

Mais informações dos estados da Índia
Para mais artigos sobre a Índia, recomendamos a leitura:
Se você quiser ler artigos semelhantes a Quantos estados existem na Índia e quais são suas capitais?, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.