Como praticar a meditação Vipassana em casa

UMA meditação em que uma pessoa dá atenção a cada sensação continuamente através da qual ela pode ver a verdadeira natureza da existência é conhecida como Meditação Vipassana. Também é conhecido como meditação do insight. Acredita-se que o próprio Buda ensinou esta forma de meditação. Mesmo que formas específicas de prática de meditação possam variar, ainda assim é a base de todas as tradições do budismo meditação.
Neste artigo, saberemos sobre o método de respiração meditação. Respirar não depende de nenhuma religião. É comum em todo ser humano. Portanto, qualquer pessoa pertencente a qualquer religião pode praticá-la. Nisso meditação lidamos com o ar que entra e sai dos pulmões e, junto com ele, também lidamos com as sensações de energia que percorrem o corpo a cada respiração. Depois de aprender a se tornar sensível a esses sentimentos e deixá-los fluir de maneira suave e desobstruída, você pode ajudar o corpo a funcionar facilmente e também pode ajudar a mente a lidar com a dor. Então, vamos ver como praticar a meditação Vipassana em casa.
1. Começar com Vipassana meditação, primeiro sente-se confortavelmente em uma posição equilibrada. Não se incline para trás ou para frente ou para a direita ou esquerda. Feche os olhos e diga a si mesmo: "Que eu seja verdadeiramente feliz e livre de sofrimento". Reflita sobre o que é a verdadeira felicidade e onde ela pode ser encontrada. A reflexão de alguns momentos o fará perceber que só pode ser encontrado dentro de você no momento presente.
2. Agora Limpe sua mente primeiro desenvolvendo boa vontade para si mesmo e, segundo, espalhando a boa vontade para os outros. Diga a si mesmo que todos os seres vivos, não importa quem sejam, não importa o que tenham feito a você no passado - que todos eles encontrem a verdadeira felicidade. Uma vez que sua mente se clareie dessa forma, você estará pronto para se concentrar na respiração.

3. O próximo passo para praticar a meditação Vipassana é chamar sua atenção para a sensação de respiração. Concentre-se em qualquer ponto do seu corpo onde a respiração seja fácil de notar e a mente se sinta confortável em focar e respire fundo e tire o ar em longas exalações. Você pode se concentrar em seu nariz, tórax, abdômen ou qualquer outro local com o qual se sinta confortável.
4. Concentre-se naquele ponto e observe como sua respiração entra e sai. Deixe a respiração fluir naturalmente e saboreie-a como se fosse uma sensação requintada que você deseja prolongar. Se, entretanto, sua mente divagar, então não desanime. Traga-o de volta cada vez que ele se afastar e, eventualmente, ele irá ouvi-lo.
5. Você também pode experimente diferentes tipos de respiração. Se respirar profundamente for confortável, continue fazendo isso. Caso contrário, você pode tentar respiração curta, respiração rápida, respiração lenta, respiração profunda, respiração superficial, etc. Escolha o ritmo que seja calmante para o seu corpo e continue fazendo-o.

6. Agora mova sua atenção para observe como é a respiração em outras partes do seu corpo. Comece focalizando a área logo abaixo do umbigo. Inspire e expire e observe como essa área se sente. Se você não sentir nenhum movimento lá, apenas esteja ciente do fato de que não há movimento. Se você sentir movimento, observe a qualidade do movimento. Se houver tensão, pense em relaxá-la. Se a respiração parecer irregular ou irregular, pense em suavizá-la.
Agora mova sua atenção para a direita desse ponto no canto inferior direito do abdômen e repita o mesmo processo. Em seguida, para o canto esquerdo inferior do abdômen. Então até o umbigo... direito... deixou... para o plexo solar... direito.. deixou... o meio do peito... direito... deixou... para a base da garganta... direito... deixou... para o meio da cabeça.. Continue fazendo na cabeça, nas costas, braços e pernas até a ponta dos dedos das mãos e dos pés.
7. Agora volte seu foco para qualquer ponto que você já cobriu. Permite que sua consciência se espalhe para preencher todo o corpo da cabeça aos pés, de forma que você seja como uma aranha sentada no meio de uma teia. Tente manter sua consciência expandida assim, pois sua tendência é encolher em um único ponto. Pense também na sua respiração entrando e saindo de todo o corpo e por todos os poros. Deixe sua consciência ficar bem ali por um tempo, como se você não tivesse nenhum outro lugar para ir e nada mais em que pensar. Então, gentilmente, saia de meditação.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como praticar a meditação Vipassana em casa, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.