Como usar incensos em casa
Contente

A palavra incenso vem da palavra latina incenso, literalmente significando "queimar". Existem diferentes formas de incenso, mas todos eles são projetados para exalar um aroma particular, uma vez aceso. O tipo de incenso de que estamos falando hoje são bastões de incenso, também conhecidos como bastões de joss. O incenso tem sido usado em cerimônias religiosas e espirituais há milênios, alguns até alegando que ele tem propriedades curativas e purificadoras. No entanto, agora também é mais comum em casa, seja para criar ambiente, adicionar um aroma ao ar ou até mesmo para nos ajudar a relaxar.
Mostramos como usar incensos em casa. Explicamos o uso seguro de joss stick para que você possa experimentar os benefícios, sem arriscar seu bem-estar.
É bom usar incenso em casa?
Mesmo que bastões de incenso possam ser usados a partir de Materiais 100% naturais, fumaça ainda pode ser prejudicial para os pulmões. Na verdade, a fumaça dos bastões de incenso pode ser mais prejudicial que o tabaco aos nossos pulmões, embora felizmente não a respiremos da mesma maneira. Algumas das consequências da intoxicação por fumaça de incenso podem ser sérias, até mesmo cancerígenas em certas circunstâncias.
Estudos de testes em animais sugeriram que a fumaça do incenso não é muito prejudicial, mas é preciso haver mais testes em humanos para uma compreensão mais conclusiva. Por esse motivo, existem algumas diretrizes para o uso seguro de bastões de joss em casa:
- Em primeiro lugar, o incenso só deve ser queimado em bem ventilado áreas da casa. A ventilação adequada é a melhor maneira de manter o ar livre de toxinas prejudiciais e, ao mesmo tempo, colher os benefícios de seu aroma.
- Evite expor-se diretamente à fumaça de incenso por longos períodos de tempo. Se você quiser queimar um incenso em casa, não deve queimá-lo por mais de uma hora e meia. Isso ajudará a limitar qualquer dano à sua saúde.
- Dê uma olhada na cor da fumaça que emana do bastão de joss. Se a fumaça for muito escura, significa que o incenso pode estar altamente concentrado. Isso é mais prejudicial ao seu corpo, então você pode precisar escolher um tipo diferente.
- Sempre verifique se seu incenso tem um certificado de qualidade. Isso ajudará você a saber se o incenso foi examinado e deve limitar potenciais problemas de saúde. Alguns lugares podem fornecer incensos de qualidade, mas não têm este certificado aprovado de qualidade. Nesses casos, geralmente você pode dizer pelo preço. Mais caro deveria significar melhor, mas pode haver exceções.
Você deve saber que os bastões de incenso geralmente variam de acordo com o país de origem. Japão, Nepal e Tibete são três dos mais conhecidos produtores e exportadores de incenso natural. Eles geralmente são muito bons em qualidade, pois sua infraestrutura suporta bem a sua produção.
Eles também fazem incenso de alta qualidade na Índia, usando materiais naturais. Infelizmente, também é o lar da produção de variedades sintéticas que são inferiores em qualidade e, geralmente, mais baratos no preço. Isso também ocorre em países como China, Tailândia e Indonésia. Claro, pode haver fabricação de baixa qualidade em qualquer país, mas o uso da geografia pode nos dar uma ideia melhor da probabilidade de boa qualidade.
Para que serve o incenso?
Muitos bastões de joss usam olíbano para criar o aroma, embora seja misturado com outros aromas. Diz-se que é muito relaxante e afeta positivamente os sistemas nervoso e endócrino. Tem sido usado desde os tempos antigos e é famoso por ser um dos presentes dados a Cristo na história do nascimento de Jesus na Bíblia. Embora este seja um dos exemplos mais famosos de seu uso, o uso de incenso em religioso e espiritual cerimônias anteriores a esta história.
Embora o uso de incenso na casa varie de acordo com o indivíduo, ele costuma ser usado de maneira semelhante a esses rituais religiosos. Muitas pessoas acendem incenso para ficarem calmas, meditar, proporcionam um estado de limpeza do corpo e da mente. No entanto, você nem mesmo precisa ser espiritual para se sentir assim. Muitas pessoas vão usá-lo porque cria uma atmosfera de calma ou podem usá-lo para meditação mindfulness não espiritual.
Claro, muitas pessoas usam simplesmente porque gostam do cheiro. Se for esse o caso, você pode descobrir mais ideias interessantes com nosso artigo sobre como cheirar sua casa.
Como acender incenso em casa - método e dicas
Embora existam diferentes maneiras de acender incenso em casa, bastões de joss são os mais convenientes. Eles são um palito longo e fino, muitas vezes ainda mais fino do que um palito de fósforo. Há uma extremidade não revestida na parte inferior, mas o resto é revestido pelo incenso que é seco e duro. Precisa ter esta consistência para acender e queimar adequadamente. Ele vai pegar fogo com uma chama, mas depois de deixá-lo queimar por alguns segundos, você o apaga e o Joss Stick vai fumar devagar.
O bastão de joss não será capaz de ficar em pé sozinho. Por este motivo, você precisa ter um incensário ou porta-incenso. Eles podem vir em várias formas, talvez a mais básica sendo um pequeno ladrilho de cerâmica com um orifício no meio para segurar a extremidade do bastão. Existem também muitos porta-incensos que pegam as cinzas do bastão. Um dos mais populares é um suporte de madeira que é longo. O bastão de incenso é inserido na extremidade e as cinzas são presas ao longo do bastão enquanto ele queima.
Em geral, para queimar e incensar com segurança, você precisa:
- Coloque o bastão de joss inserindo a ponta de madeira no pequeno orifício do porta-incenso.
- Acenda na extremidade superior com um isqueiro ou fósforo. Você verá como o palito começa a mudar de cor com o calor do fogo.
- Guarde o incenso e deixe o palito queimar.
- Relaxe e aproveite.
Você viu como é fácil queimar incenso. Esperamos apenas que essas dicas tenham ajudado você a decidir qual procedimento escolher por si mesmo. Lembre-se: a qualidade do incenso é importante para sua saúde.
Você também pode usar um queimador de incenso. São muito fáceis de encontrar nos mercados e muito práticos para acender incensos em casa.

Dicas extras de segurança para incensos
Paus de incenso são relativamente seguros de usar. Apesar de fim da vara terá uma brasa ardente, não terá chama aberta. As cinzas que caem serão quentes, mas não muito quentes e não irão incendiar os materiais, a menos que sejam particularmente inflamáveis. No entanto, existem alguns cuidados que devemos tomar:
- Não coloque o bastão de incenso perto de um cortina, folha ou pedaço de material que pode ser incendiado facilmente. Embora não haja nenhuma chama aberta, a extremidade acesa do bastão de incenso estará quente o suficiente para incendiar certos materiais, portanto, seja extremamente cuidadoso.
- Proteja-o do vento. O vento não vai soprar o bastão de incenso, mas pode reconhecê-lo ou suas cinzas. Se o bastão cair no chão, pode queimar o tapete.
- Seja cauteloso com crianças e animais. Não apenas as crianças podem se queimar no incenso, mas seus pulmões em desenvolvimento não devem respirar a fumaça. Animais de estimação podem ter problemas semelhantes. Em geral, é melhor não usar incenso perto de crianças.
Tenha cuidado com como você queima incenso. É algo que deve ser desfrutado com segurança e em um ambiente descontraído e bem ventilado. Se você acha que pode ter inalado muita fumaça, nosso artigo sobre como limpar seus pulmões naturalmente pode ser de alguma ajuda, mas você deve falar com um médico para um exame.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como usar incensos em casa, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.
- Organização de Consumidores e Usuários (2013). Alguns purificadores de ar, incensos e óleos emitem mais benzeno do que o tabaco. Organização de consumidores e usuários. Disponível em: https: // www.ocu.org / organizacion / prensa / notas-de-prensa / 2013 / ambientadores. Recuperado em 8 de março de 2021.
- Jia-Chen Tung, Wei-Chien Huang (...) (2017). Auramine O, um ingrediente de fumaça de incenso, promove a malignidade do câncer de pulmão. Biblioteca Nacional de Medicina. Disponível em: https: // pubmed.ncbi.nlm.NIH.gov / 28722353 /. Recuperado em 8 de março de 2021.