Por que os átomos se unem
Contente

Um átomo é a unidade básica de qualquer elemento que consiste em partículas denominadas nêutrons, elétrons e prótons. Os átomos dos elementos se ligam entre si para aumentar a estabilidade. As forças elétricas neles atraem outros átomos circundantes para fazê-los se unir e formar ligações químicas. Se a camada externa de um átomo tem espaço, outros átomos vizinhos são atraídos por ela e criam uma ligação. O arranjo dos elétrons em um átomo determina o quão fortes são suas chances de atrair outros átomos e criar ligações. Leia isso oneHOWTO artigo para descobrir porque os átomos se ligam em primeiro lugar.
A teoria por trás da ligação atômica
Os átomos na maioria dos elementos se ligam uns aos outros para compartilham seus elétrons externos e se tornam mais estáveis.
Cada átomo tem elétrons que são organizados em camadas chamadas de camadas. As camadas mais externas da maioria dos átomos estão incompletas e pode compartilhar elétrons com outros para preencher suas conchas. Essas camadas externas incompletas têm alta energia e, à medida que se enchem por ligação, sua energia diminui e se tornam estáveis. Como tudo no mundo, os átomos também se movem naturalmente para se tornarem mais estáveis, devido ao qual os átomos tendem a se ligar uns aos outros. Mas é importante entender que nem todos os átomos se ligam, mas apenas o íons que precisam ganhar ou perder elétrons externos.
Cada átomo tem uma órbita dentro da qual seus elétrons estão presentes em números específicos. Antes de um átomo criar uma nova camada externa, ele tenta preencher a órbita inferior primeiro. Se a órbita externa do átomo não estiver cheia de elétrons, ele parece compartilhar elétrons de outros átomos para ganhar uma camada mais cheia e ganhar estabilidade. Contudo, o principal objetivo dos átomos se ligarem é diminuir sua energia e ganhar estabilidade.

Tipos de ligações que os átomos criam
Dependendo de sua formação, os átomos podem formar iônico ou ligações covalentes.
Ligações covalentes
Esses são os laços que geralmente são criados entre átomos não metálicos. Neste tipo de ligação atômica, os elétrons externos são compartilhados para preencher as órbitas externas dos átomos. Mesmo depois de obter estabilidade, a molécula ainda pode permanecer um íon, mesmo com uma carga neutra.
Laços icônicos
Por outro lado, uma ligação iônica é formada entre um átomo metálico e um átomo não metálico. Esta ligação ocorre quando a camada externa de um átomo de metal contém muito poucos elétrons que pode doar para liberá-lo. O átomo não metálico pode aceitar esses elétrons compartilhados para preencher sua própria órbita externa.

Quais átomos se ligam
A melhor maneira de descobrir se certos átomos criarão uma ligação ou não, e que tipo de ligação eles criarão, é fazer um comparação de seus valores de eletro-negatividade. Esta é a medida das atrações de um átomo em relação a outros elétrons em uma ligação.
Um feito especificamente tabela periódica é usado para fazer tais previsões sobre ligações atômicas. O lado direito desta tabela consiste em gases nobres como néon, criptônio e hélio. Esses gases nobres estão cheios em sua camada externa, seus átomos são estáveis e é muito improvável que se liguem. Conforme você move para a esquerda na tabela, você encontra mais átomos que podem criar ligações. Os átomos com diferença em sua eletronegatividade são atraídos uns para os outros e estão prontos para aceitar elétrons e criar ligações. Se a ligação for criada entre um metal e um não-metal, é uma ligação iônica, mas se for criada entre dois ou mais metais, é uma ligação covalente. Os valores aumentam conforme você se move da esquerda para a direita na tabela e diminuem conforme você desce nas colunas. Os átomos presentes no lado esquerdo da mesa têm chances máximas de criar ligações com os átomos presentes no lado direito, exceto gases nobres. Na maioria das vezes, essas serão ligações iônicas, e as ligações formadas entre as seções do meio são covalentes.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que os átomos se unem, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.