O que é a regra do octeto em química: explicação e exemplos
Contente

O regra do octeto dentro química é uma regra química que explica as regras de átomos, elétrons e deles formulários. Foi formulado por um homem chamado Gilbert N. Lewis através de uma teoria baseada em um átomos cúbicos. Tudo em nosso planeta é feito de átomos, e é interessante entender como eles funcionam. Como outras regras da química, como misturas homogêneas e heterogêneas, a regra do octeto parece muito complexa e pode ser difícil entender. Então, neste OneHowTo artigo que vamos explicar qual é a regra do octeto em química: explicação e exemplos.
História da regra do octeto
Gilbert Lewis criou a regra do octeto em 1916. Sua teoria era que os átomos respondem para chegar ao estado mais estável possível. Isso basicamente significa que um octeto completo é altamente estável como os orbitais - o padrão de densidade dentro dos átomos consiste em será carregado. Os átomos têm menos energia quando estão estáveis e, portanto, uma reação que aumenta a estabilidade, por sua vez, produzir energia através do calor ou luz.
A própria regra do octeto
A estabilidade é considerada alcançada se o átomo for cercado por oito elétrons, daí o nome OCTet. Um octeto pode consistir em seus próprios elétrons e elétrons que são compartilhados. Um átomo continuará a formar alianças até que haja oito elétrons, então até que um octeto seja formado.
Um estrutura de octeto também é conhecido como um camada de valência. Um exemplo disso seria CH4. A regra do octeto é considerada única o suficiente para ter sua própria teoria porque normalmente os elétrons só formarão ligações em pares, por exemplo H2.
Uma vez que existem oito elétrons dentro da camada de valência e um octeto é formado, o átomo então tem a mesma configuração eletrônica que um gás nobre.
Gases nobres - os elementos encontrados no lado direito da tabela periódica - não têm carga quando preenchidos com octetos de valência. Eles são configurados como o mais estável, octeto completo / sem carga e, portanto, não têm razão para reagir e variar sua configuração.
O resto dos elementos tem uma carga no momento em que eles têm oito elétrons sozinhos não compartilhados. Então, eles estão sempre tentando ganhar, compartilhar ou perder elétrons, seja o que for que precisem fazer, para se tornarem estáveis como um gás nobre.
Para resumir, os átomos tentam compartilhar elétrons de modo que mantenha a carga a um mínimo, enquanto criam um octeto em uma camada de valência.
Exemplo: sódio e cloro
Se um átomo de cloro que tem sete elétrons de valência, se encontrasse um átomo de sódio que tem apenas um elétron de valência, o átomo de cloro removeria o elétron de valência do átomo de sódio.
Isto por sua vez preenche a concha de valência do átomo de cloro, que então assumiria a configuração do gás nobre mais próximo, que seria argônio.
O átomo de sódio agora perdeu seu único elétron. Sua concha de valência torna-se então a de néon, também um elemento de gás nobre.
Isso seria um Exemplo iônico, a configuração de íons de carga oposta.

Exemplo 2: dióxido de carbono
Dióxido de carbono é criado através da ligação de um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. Se o carbono tem quatro elétrons dentro de sua camada de valência, precisaria de mais quatro para se tornar um octeto. Se o oxigênio tivesse seis elétrons em seu estado externo, para se tornar um octeto, seriam necessários dois.
O carbono, então, compartilharia dois de seus elétrons de valência com um oxigênio, e os outros dois elétrons de valência com o segundo oxigênio. O oxigênio, então, compartilharia dois de seus elétrons com o carbono.
Esses elétrons compartilhados permitem que cada um dos átomos preencha suas camadas de valência, portanto, todos os átomos dentro da molécula alcançaram octeto. Isso é chamado de `covalente` porque o elétrons são compartilhados e não transferidos.
Este lado da ciência é muito mais acadêmico e menos prático, no entanto, há uma abordagem muito mais divertida e prática em relação à ciência, como o nosso experimento de vela.

Se você quiser ler artigos semelhantes a O que é a regra do octeto em química: explicação e exemplos, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.