Como ajudar um cão medroso a ganhar confiança

Como ajudar um cão medroso a ganhar confiança

Se o seu cão de estimação costuma estar com medo, ele está simplesmente confirmando que está inseguro, tímido e que não está feliz, então você tem que ajudá-lo a ganhar confiança. As razões pelas quais nosso amigo peludo tem medo geralmente decorrem de uma experiência traumática. Às vezes, a causa do medo dos cães também pode ser devido à falta de socialização quando era um filhote ou à falta de experiência do mundo exterior.

O que é importante para nós e para o animal é que, com cuidado razoável e treino adequado, o nosso animal de estimação recupera a confiança. É possível treinar um cachorro medroso. Portanto, em pr.comcorpx.info nós te ensinamos como ajudar um cão medroso a ganhar confiança.

Você também pode estar interessado em: Como ajudar meu cachorro a ganhar peso

Dois tipos de medo

Como regra geral, cães medrosos tendem a ser classificados em duas categorias: aqueles que têm medo de pessoas e outros animais (medo social) e aqueles que sofrem medo de outro estímulo: fogos de artifício, fogos de artifício, carros, tempestades... Seja o que for que seu cão tenha medo, existem maneiras de ajudá-lo a ganhar confiança.

Você pode anotar toda vez que seu cachorro ficar com medo para que você saiba do que ele está com medo: fogos de artifício? motos? crianças? um tipo particular de pessoa?

Os sinais de medo mais reconhecíveis em cães são: tremer, esconder o rabo, latir, urinar, esconder-se.

O primeiro passo a tomar para ajudar um cão medroso a ganhar confiança é evitar a situação de medo da qual seu cão tem medo, de modo que reduza seus níveis de estresse. Depois de um tempo, você estará pronto para treinar seu cachorro medroso.

O treinamento geral será benéfico para o seu cão, pois sentirá que você está no comando e o levará a fazer a coisa certa. Então, comece ensinando a seu cão uma variedade de comandos. Então você pode começar um treinamento específico para o seu cão medroso ganhar confiança.

Para que o cão possa superar sua ansiedade, é importante reconhecer que os cães lidam com as coisas de forma diferente dos humanos.

O comportamento do cachorro

Um cão não é uma pessoa e normalmente, quando o nosso animal está com medo, tendemos a reagir com palavras e abraços protetores para tentar tranquilizá-lo. Isto está errado! Ao fazer isso, somos apenas fortalecendo o medo do nosso cachorro pois percebe que algo está errado. O cão percebe que modificamos nossa conduta em nossas tentativas de tranquilizá-lo.

Por outro lado, assim que notamos nosso animal de estimação abaixando as orelhas e escondendo o rabo, devemos redirecionar a atenção do cão, dando-lhe um estímulo positivo.

Para fazer isso, a melhor coisa a fazer é brincar, certifique-se de que sua atenção esteja focada em outro lugar. Corra e chame para que siga você e toque. Desta forma, você está fortalecendo o comportamento positivo e o animal desviará sua atenção do objeto ou situação que o assusta.

Você também pode treinar seu cão para fazer uma determinada coisa toda vez que sentir medo, por exemplo, sentar-se calmamente. Cada vez que fizer isso, recompense-o com uma palavra de escolha de recompensa. Seu cão ganhará confiança sabendo exatamente o que fazer quando ficar ansioso, e que você estará lá. Como você vê, é possível treinar um cachorro medroso se você souber o que está fazendo.

Como ajudar um cão medroso a ganhar confiança - O comportamento do cão

Torne-se o líder do seu cão

Seu cão se sentirá mais tranquilo se souber que você está no controle da situação. Portanto, acariciar excessivamente ou fazê-lo em momentos ruins só vai gerar mais insegurança que não é o que queremos.

Deixe claro quem está no comando, mas nunca por meio de punições corporais, pois isso só aumentará o medo do cão. Aprenda a ler a linguagem corporal do seu cão e antecipe as situações que o assustam, lendo seus gestos, se você quiser ajudar um cão medroso.

Corrija sua postura e não permita que adote atitudes permissivas ou submissas. Faça-o ficar ereto, com a cabeça erguida e chame sua atenção com palavras antes que o medo tome conta.

Finalmente, você deve ter certeza, forte e confiante. Os cães notam rapidamente o estado de seu dono e adotam as emoções de seu dono, então se você estiver com medo, você irá infectar seu animal de estimação com a mesma sensação.

Aprender como evite que seu cachorro fuja quando não está na coleira em pr.comcorpx.info.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como ajudar um cão medroso a ganhar confiança, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.