Como escrever um limerick

Como escrever um limerick

Limerick é um poema humorístico de 5 linhas, com linhas curtas, engraçadas e rimadas. Seu ritmo saltitante torna mais fácil de entender e memorizar. É uma forma engraçada e conhecida de poesia, frequentemente recitada para um grupo para efeito humorístico. Suas origens exatas não são conhecidas, mas presume-se que venha dos poetas de Limerick City, na Irlanda. É mais provável que seja uma tradição poética inglesa, mas pode ser divertido em qualquer idioma (até mesmo o latim[1]). Como regra geral, uma limerick tem 5 linhas de comprimento, um ritmo engraçado e distinto, com rima 1st, 2nd e 5º linhas. Os 3rd e 4º as linhas formam um dístico rimado mais curto. Leia este artigo para entender como escrever uma limerick.

Você também pode estar interessado em: O que o paralelismo se refere na escrita?

Regras para escrever um Limerick

Lendo e escrevendo uma limerick poema pode ser divertido. Muitas vezes é engraçado e bem-humorado, às vezes obsceno ou até mesquinho. Depois de aprender como escrever uma limerick, você pode escrever do seu próprio jeito e decidir o quão sujo você quer fazer. Existem alguns estudiosos que argumentam que uma verdadeira limerick tem que ser imunda, mas as resmas de limericks classificadas como PG publicadas ao longo dos anos sugerem o contrário.

O elemento do formulário pode parecer restritivo, mas é realmente apenas um modelo para se divertir. Isso significa que você pode colocar seu foco principal em ser criativo com a história do limerick. Aqui estão algumas regras que você precisa seguir ao escrever uma limerick:

  • É composto por 5 linhas
  • Tem um esquema de rima de aabba
  • As linhas 1, 2 e 5 rimam uma com a outra e as linhas 3 e 4 rimam uma com a outra
  • Às vezes, as linhas 1 e 5 têm a mesma palavra no final e rimam com a linha 2
  • 1 primeirost, 2nd e 5º linhas têm 8 batidas, enquanto 3rd e 4º tem 6

Aqui está um exemplo de limerick:

Eu estava montando meu cavalo um dia

Quando ele parou de repente no caminho

Junto veio um carro

Meu cavalo foi longe

Muito longe, muito longe

Uma limerick também é às vezes chamada de poema "sem sentido", provavelmente porque conta um história humorística e contundente com palavras vulgares ou peculiares que muitas vezes não fazem sentido, como no exemplo acima. Você pode até criar suas próprias palavras, desde que elas transmitam o significado que você deseja sugerir. A primeira linha do seu limerick você vai escrever deve estabelecer o cenário ou o caráter de seu poema, dando uma ideia sobre o que o poema tratará.

A música também desempenha um papel importante em uma limerick, pois deve ter um tom saltitante quando você a lê em voz alta. Muitas canções de ninar, incluindo a famosa "Doca Hickory Dickory"São escritos como limericks, porque têm um ritmo dinâmico que os torna fáceis de ler e aprender pelas crianças. Lembre-se, escrever uma limerick não é como escrevendo um artigo de pesquisa, eles são projetados para serem divertidos. O mais

Como escrever um Limerick - Regras para escrever um Limerick

Passos para escrever um Limerick

Criar uma limerick requer um pouco de elaboração e brainstorming. Siga estes passos para escrever uma limerick o caminho certo:

1. Selecione o seu assunto: Antes de começar a escrever, você precisa primeiro ter uma ideia. Pense em um evento divertido ou engraçado sobre o qual você possa escrever uma história. Limericks geralmente estão relacionados a um momento ou situação, não importa o quão bobo, ridículo e sem sentido possam parecer. Você se lembra de um momento que te fez rir ou rir mesmo por um segundo? Você recentemente participou de um festa de casamento e algo engraçado aconteceu nisso? Você se lembra de um evento engraçado em uma festa de aniversário que você participou na sua infância?? Pense sobre aquele momento e selecione o seu assunto. Quanto mais aberta sua imaginação, melhor.

2. Escreva a primeira linha: A primeira linha de sua limerick pode conter o nome de uma pessoa como assunto e, em seguida, criar uma coisa boba que aconteceu com essa pessoa. Por exemplo, ‘Uma vez, eu tinha um cavalo chamado Pirata’. Além do nome, concentre-se no nome de uma cidade, país ou vila e use-o como o assunto da primeira linha de sua limerick. Por exemplo, ‘Aconteceu em uma cidade chamada Tampa’. Em seguida, use um evento que aconteceu naquele lugar. Pode ser interessante usar cenários do tipo "e se" em suas limericks também. Por exemplo, ‘E se eu pudesse ir para o céu?’. Depois de escolher tal cenário, explore como você pode se sentir ao passar férias no céu.

3. Identifique o ritmo necessário: Encontre exemplos de limericks na Internet ou em antologias de poesia e passar por eles. Tente lê-los em voz alta para ter uma ideia de seu esquema de rima e padrão de ritmo.

  • Enquanto uma limerick tem 5 linhas, é 1st, 2nd e 5º as linhas devem rimar, e as 3rd e 4º as linhas devem criar um dístico rimado.
  • Depois de escolher as palavras que rimam, você precisa seguir um determinado esquema de sílaba também. Neste esquema, o 1st, 2nd e 5º as linhas devem ter 8-9 sílabas e 3rd e 4º as linhas devem ter 5-6 sílabas.
  • Além disso, sua limerick deve seguir um metro, o que significa que cada linha deve ter um determinado número de sílabas tônicas ou batidas. Se usarmos `da` para uma sílaba átona e um `dum` para uma sílaba tônica, cada linha deve ter o seguinte esquema de metro em cada linha:

1st linha: da dum da da dum da da dum

2nd linha: da dum da da dum da da dum

3rd linha: da dum da da dum

4º linha: da dum da da dum

5º linha: da dum da da dum da da dum

  • Enquanto você está compondo as falas da sua limerick, leia em voz alta para si mesmo e certifique-se de que está enfatizando as palavras certas nos lugares certos.

4. Crie um rascunho: Para fazer seu primeiro rascunho, siga estas instruções:

  • Estabeleça o personagem principal de sua limerick dentro da própria primeira linha. Vai ser um poema muito curto de apenas 5 linhas, então você tem que deixar seus pensamentos fluírem muito rápido enquanto você escreve. A primeira linha deve transmitir o assunto do poema, seja sobre uma pessoa, lugar ou evento. Mencione o nome ou gênero do personagem. Estabeleça o padrão de sílaba 8-9 dentro da primeira linha também.
  • Use palavras de uma sílaba com padrão de rima. Selecione palavras que rimam que estão relacionados ao seu personagem principal ou assunto de sua história. Palavras de uma sílaba torna mais fácil seguir a contagem de sílaba desejada em cada linha. Depois de escolher suas palavras, crie uma história em torno delas.
  • Depois de selecionar seu personagem principal e escolher suas palavras, descreva seu personagem fazendo algo realmente estranho ou engraçado. Tente incluir verbos fortes que possam transmitir um senso de ação e urgência. A ação que você descreve deve ser engraçada o suficiente para fazer o leitor rir.
  • Dê um problema que seu personagem principal tem que resolver ou superar. 3rd e 4º as linhas são os melhores lugares para deixar seu personagem resolver esse problema. O problema pode ser qualquer coisa de outra pessoa, animal ou questão. Se o seu personagem se machucar, selecione um obstáculo que pareça estranho e ridículo.
  • Termine o rascunho com uma resolução ou realização. A última linha deve superar o obstáculo ou resolver o problema que você introduziu em sua limerick anteriormente. Seu personagem principal pode perceber algo de repente e decidir superá-lo no final. Às vezes, o personagem pode fazer algo ridículo ou engraçado para resolver o problema ou sair de uma situação.

Finalizando o Limerick

Assim que estiver satisfeito com a história de sua limerick, e seu contagem de rima e sílaba, escreva normalmente ou com as sílabas divididas. Depois de escrever, leia em voz alta e certifique-se de colocar ênfase nas sílabas tônicas da maneira certa. Bater palmas nas sílabas tônicas pode garantir que elas estejam presentes nos lugares certos em cada linha. Verifique também se você seguiu o esquema de rima correto e, por fim, verifique se há erros de ortografia, pontuação e gramática no seu limerick.

Mostre sua limerick para seus amigos e familiares, peça-lhes que leiam e dêem seus comentários honestos. Eles acham que flui bem e tem o ritmo certo quando lêem em voz alta? Uma risadinha durante a leitura é um bom sinal de sucesso. Esteja aberto para receber feedback de seus leitores e trabalhar para melhorá-lo. Finalmente, dê um bom título para sua limerick usando o assunto ou seu personagem principal.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como escrever um limerick, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.

Referências