Como escrever um soneto

Como escrever um soneto

Soneto é um poema rimado que é escrito em 14 linhas em medidor pentâmetro iâmbico. Um metro é a palavra para uma unidade de ritmo, em parte relacionada à forma como as sílabas são enfatizadas em uma linha de poesia. Na língua italiana, a palavra ‘sonneto’ significa uma ‘pequena canção’. Possui qualidades musicais com um esquema de rima definido. Se você já leu uma obra de Shakespeare, deve ter lido um soneto. Este é um tipo de verso livre que é muito fácil de compor, mas Shakespeare era o mestre dele. Para muitos, nenhum poeta pode igualar sua arte e é por isso que ele é conhecido como `a bardo`. Se você deseja reivindicar este título para si mesmo, aqui em oneHOWTO, forneceremos instruções passo a passo sobre como escrever um soneto o caminho certo.

Você também pode estar interessado em: O que o paralelismo se refere na escrita?
Passos a seguir:
1

Selecionando um tema:

Mais comumente, o tema de um soneto é um elemento básico de vida humana cotidiana com o qual um leigo pode facilmente se relacionar. Muitas vezes incluem temas como mudança, trabalho árduo, guerra, amor, morte, mortalidade e outros. Às vezes, pode incluir respostas a uma questão maior da vida ou comentários sobre uma questão social prevalente. Você também pode selecionar um problema como o assunto do seu soneto, já que muitos sonetos falam sobre um problema e, em seguida, tentam fornecer uma resposta relevante para ele no final.

Quando você quiser saber como escrever um soneto, comece com uma ideia, ou um sentimento, como estar apaixonado ou ficar sozinho. Também pode indicar sua percepção da vida, ou sobre uma determinada pessoa ou grupo de pessoas. Você também pode escolher um de seus assuntos favoritos, como filmes, música, natureza, um livro, esporte, etc. Sério, desde é o seu poema, seu soneto pode ser o que você quiser. Apenas tente fazer algo relacionável.

2

Selecionando um tipo de soneto:

Existem dois tipos básicos de sonetos: Italiano e inglês. Os sonetos italianos são mais comumente associados ao poeta italiano Petrarca e William Shakespeare foi o mestre dos sonetos ingleses. É por isso que o segundo tipo mais comum de soneto é conhecido como o soneto de Shakespeare. Tanto Petrarca quanto Shakespeare foram os escritores proeminentes de sonetos durante sua época em seus respectivos tipos de soneto (e países). Embora ambos os tipos de soneto sejam compostos por 14 versos, ambos têm esquemas de rima e estruturas de linha diferentes. Quer você escolha o tipo de soneto italiano ou inglês para escrever, você precisa seguir suas especificidades forma e esquema.

3

Escrevendo em pentâmetro iâmbico:

Iambus é um pé de duas sílabas (outra palavra para metro) e cada linha em um soneto tem cinco iambi ou pés. Shakespeare usou pentâmetro iâmbico em cada um de seus sonetos e também em todos os versos de suas peças. Isso provavelmente ocorre porque esse padrão é muito semelhante ao ritmo que as pessoas usam em sua fala cotidiana. O esquema de ritmo em que os poetas escrevem sonetos é denominado pentâmetro iâmbico. Iamb contém duas sílabas com pé métrico. A primeira sílaba não é acentuada, seguida por uma segunda sílaba que é enfatizado ou estressado.

Quando você fala um soneto em voz alta, deve soar como um esquema de ascensão e queda. Pentâmetro significa repetir este iamb 5 vezes. Os sons de um soneto não precisam necessariamente ser feitos com palavras de duas sílabas. O padrão de sílabas tônicas e átonas pode ser esticado em palavras separadas, ou você pode repeti-lo com uma única palavra com as tensões ainda funcionando. Pentâmetro indica que deve haver 10 sílabas no total, com 5 pés métricos em cada linha.

4

Organizando as estrofes:

As estrofes indicam grupos de versos em uma composição poética. Um soneto pode conter diferentes tipos de estrofes, incluindo quadra, sesteta, oitava ou dístico rimado. UMA quadra é uma estrofe contendo 4 linhas, sestet contém 6 linhas, oitava contém 8 linhas e um par de rima contém 2 linhas de rima consecutivas. Às vezes, as estrofes também podem se referir a um poema completo que é composto do respectivo número de linhas.

Um soneto tem 14 linhas no total. Os sonetos ingleses têm 3 quadras (versos de quatro versos) e têm um dístico no final. Os sonetos de Shakespeare sempre terminam com um dístico rimado. A volta ou a resolução não chega até o último dístico rimado. Uma declaração final poderosa é feita com a ajuda deste dístico. Pelo contrário, um soneto italiano contém uma oitava, seguida de um sestet (um verso de 8 linhas seguido por um verso de 6 linhas). Em geral, as primeiras 8 linhas falam sobre um problema, e as 6 linhas no final buscam a resolução. Então, se você é escrevendo um soneto, você terá que seguir este esquema, dependendo do tipo de soneto que você escolher para escrever.

O aspecto da rima de como escrever um soneto pode parecer complicado, razão pela qual fornecemos alguns exemplos famosos graças aos Srs. Shakespeare e Keats. Desta forma, você verá como é realmente fácil.

Como escrever um soneto - Etapa 4
5

Seguindo um esquema de rima:

Um esquema de rima é criado terminando as linhas com palavras que têm sons correspondentes. Em outras palavras, um soneto tem todos os versos rimados, exceto o dístico em que ambos os versos devem rimar. O padrão de rima você escolhe tem que começar de novo com cada quadra. Os poemas usam letras para identificar padrões ou esquemas de rima. Começando no início dos alfabetos, as letras podem ser usadas para representar diversos padrões de rima. Normalmente, um soneto Petrarchan tem um esquema de rima bem definido de abba, abba, cdcdcd. Por outro lado, um soneto de Shakespeare tem um esquema de rima mais solto de abab, cdcd, efef, gg. Se você quiser se apossar do esquema de rimas de um soneto, pense nas quadras como seus próprios pequenos poemas.

Como escrever um soneto - Etapa 5
6

Incorporando a volta:

A palavra italiana ‘volta’ significa ‘volta’. Uma volta pode ser usada para representar mudanças significativas em um soneto, sejam mudanças no som, na ênfase ou no tema do poema, e na imagem que representa ou na mensagem que transmite. Uma volta também pode ser usada para indicar o fim do soneto. Se você está escrevendo um soneto de Shakespeare, pode incorporar uma volta aos 3rd quadra. Se você está escrevendo um Soneto petrarquiano, você pode incluí-lo no 9º linha. Em muitos sonetos, volta é usado para marcar uma mudança significativa na vida de um indivíduo, para indicar um novo começo, para encontrar solução para um determinado problema, etc. Volta pode ser incorporado fazendo uma mudança na linguagem usando palavras como `mas` etc.

7

Usando dispositivos poéticos:

Incorporando poética e dispositivos literários em seu soneto pode realmente realçar a mensagem e a imagem de sua poesia. As imagens têm imensa importância ao escrever um soneto. Você pode estabelecer isso fazendo o certo Escolha de palavras e também usando linguagem figurativa em sua poesia. Exemplos disso incluem metáforas, personificação e comparações. Dispositivos de som como consonância e assonância também podem ser usados ​​para criar qualidade musical em seu soneto. Com a ajuda do simbolismo, você pode criar uma mensagem mais profunda para interagir com seu público.

8

Uma dica importante:

Uma dica é mudar seu medidor de uma vez ou outra. Embora você deva escrever suas linhas em pentâmetro iâmbico na maioria das vezes, pode ser previsível se você usá-lo com muita frequência. Ao mudar o padrão em diferentes momentos, você pode quebrar o padrão e aumentar o interesse no soneto. Você também pode usar essas mudanças para chamar a atenção do leitor para certos frases do poema.

9

Conclusão:

Usando um pouco de paixão, disciplina e criatividade, você pode começar a escrever sonetos com facilidade e rapidez. Ao brincar com as palavras e criar uma composição mágica com 14 linhas, padrão de rima, apresentação, resolução e pentâmetro iâmbico, você pode muito bem se tornar um mestre em escrevendo um soneto. Esteja você escrevendo um poema pela primeira vez, ou você já é um poeta experiente, reúna suas emoções e ideias para escrever um soneto com perfeição.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como escrever um soneto, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.