Qual é a função principal das flores

Qual é a função principal das flores

Para muitos, a principal função das flores é parecerem bonitas. Sentado no vaso favorito da sua avó e deixando até o mais úmido dos cômodos um pouco mais claros, as flores são lindo. Seu apelo estético, no entanto, não é apenas para nós, humanos. Sua atratividade está por trás de sua função principal, pois apelam também para os insetos e animais que os ajudam a polinizar. Este processo está ligado a como a atmosfera da Terra é criada e como somos capazes de sobreviver iniciar. No entanto, após milênios de experimentação, os humanos encontraram maneiras de usar flores para muitos propósitos importantes. Isso inclui o uso em medicamentos, perfumes e muito mais. respostas qual é a função principal das flores como eles são mais do que apenas bonitos.

Você também pode estar interessado em: Quais são as funções da pele

Flores polinizadoras

Embora possamos não pensar na reprodução das plantas como sendo a mesma dos animais, a função básica é surpreendentemente semelhante. Flores, também conhecido como flor ou flor, são a parte reprodutiva de um grupo específico de plantas. As flores são um aspecto tão importante da vida das plantas que aqueles com elas são chamadas de plantas florais. Isso é em comparação com samambaias, gramíneas e líquenes que fazem parte de plantas sem flor.

As plantas com flores se reproduzem por polinização. Isso é mais comumente causado por polinização cruzada (xenogamia), em que outros vetores transportam pólen das partes reprodutivas masculinas de uma flor para as partes reprodutivas femininas de outra.

No entanto, algumas flores são capazes de autopolinização. É quando o pólen de uma flor poliniza a mesma flor ou outra flor na mesma planta. Morfologia é a forma física das plantas e existem plantas perfeitas. Estes são plantas floridas que são chamados de monóicos, o que significa que a planta tem partes reprodutivas masculinas e femininas em sua flor. Isso significa que o "perfeito" planta é referida como bissexual ou hermafrodita.

Plantas com flores dióicas têm partes reprodutivas masculinas em uma flor e feminino em outro. Estes não podem ser autopolinizáveis. Para ter uma ideia melhor de como uma flor se reproduz, podemos dar uma olhada neste infográfico:

Qual é a função principal das flores - flores polinizadoras

A parte masculina de uma flor é o estame. Freqüentemente, tem duas partes principais; o filamento e a antera. O filamento segura o estame, mas também permite que ele atrapalhe os vetores portadores de pólen. Isso ocorre porque o filamento é longo e móvel. No topo do filamento está a antera. Isso abriga os sacos de pólen onde o pólen é criado.

Algo que você talvez não saiba sobre o pólen é que ele é semelhante à comida do astronauta. Isso ocorre porque é seco quando no estame. Isso diminui sua massa e torna mais fácil para os insetos e animais carregá-lo.

É aqui que entra a parte reprodutiva feminina das flores. Isso é comumente construído a partir do pistilo (veja acima). O pistilo mantém todo o sistema reprodutor feminino da flor. No topo está o estigma. O pólen da parte masculina é transferido e passa pelo estilete (a parte alongada do pistilo) e para o ovário. O fluido no pistilo reidrata o pólen e agora pode funcionar para polinizar a outra flor.

É por isso que muitas flores têm cores atraentes e brilhantes em suas pétalas. Vetores são os modos pelos quais ocorre a polinização. Se for uma planta autopolinizadora, então é seu próprio vetor. No entanto, as plantas de polinização cruzada precisam de algo mais. Isso pode ser tão simples quanto o vento, mas geralmente envolve insetos, pássaros e outros animais.

Para as abelhas, talvez o polinizador (vetor) mais comum, elas são atraídas pela flor porque sabem que têm néctar dentro. À medida que a abelha come o néctar, ele se apega aos minúsculos pêlos do corpo e das pernas da abelha. A abelha em seguida, transporta-o para outra flor e a polinização pode ocorrer.

Produção de sementes e frutas

Isso nos leva à próxima função importante de uma flor; a criação de sementes e frutas. Depois que os óvulos são polinizados, eles se desenvolvem dentro da flor em sementes. Como as sementes são essenciais para a sobrevivência das plantas para que possam criar novas, a criação de frutos também é necessária. A fruta, embora muitas vezes deliciosa para animais, insetos e (acredite ou não) humanos, geralmente está lá para outra finalidade - para proteger as sementes.

As chamadas frutas simples vêm de flores com um único ovário e geralmente têm formato redondo com uma ou mais sementes. Um exemplo de tal planta é um tomate, que se desenvolvem a partir de flores com apenas um ovário. Existem também outras frutas chamadas plantas agregadas que se desenvolvem a partir de flores com mais de um ovário. Eles tendem a ter uma forma mais complexa, sendo os morangos apenas um exemplo.

A flor muitas vezes cairá como o fruta desenvolve. Isso nos ajuda a entender a função principal da flor. Se a flor cai à medida que o fruto se desenvolve, sua função principal agora se foi. No entanto, sem ele, o fruto nunca teria existido em primeiro lugar.

Frutas e flores mostram o quão importante é o nosso relacionamento é com plantas. Vivemos em simbiose juntos. Se os animais (humanos e animais, neste caso) não comessem a fruta ou transportassem o pólen, essas plantas com flores não sobreviveriam. Comer a fruta é uma forma de dispersão das sementes, seja por meio do descarte ou mesmo após a defecação.

Colocamos flores ou casas para alegrá-las, mas há uma razão mais inata para elas terem sido objeto de inúmeras pinturas ao longo dos tempos. Eles são um sinal de vida, da sobrevivência de nossa espécie.

Qual é a função principal das flores - produção de sementes e frutos

Outros aspectos das flores

Não é apenas a aparência das flores que nos torna tão seduzido por flores. Eles também podem cheirar (e saborear) incríveis para nós. Esses cheiros são uma forma de atrair animais para a planta. Da mesma forma, algumas plantas exalam um odor horrível. Essa flor é a Raffelsia aroldii, também conhecido como a flor do cadáver. Este odor terrível pode afastar muitos humanos e animais, mas seu cheiro de decomposição na verdade atrai insetos que normalmente seriam atraídos por matéria orgânica em decomposição.

Nem todas as flores são comestíveis para humanos, mas geralmente há mais do que você imagina. As flores de abobrinha são uma das flores conhecidas por serem apreciadas por humanos. Pode não ter o gosto do néctar doce que muitos insetos procuram, mas eles ainda servem para esse propósito.

Outra função de algumas flores é como isca. Algumas frutas se desenvolvem a partir da flor, mas não possuem sementes. Estes são conhecidos como frutas partenocárpicas. Eles podem gosto mais doce e ser mais atraente aos animais (testes de laboratório mostraram que isso é provável). Desta forma, eles protegem suas sementes nos frutos menos atraentes.

Qual é a função principal das flores - Outros aspectos das flores

Reprodução de plantas

Então, a principal função da flor tem tudo a ver com a reprodução. Se eles não atraíssem polinizadores, eles não seriam capazes de se reproduzir. Se eles não se reproduzissem, nós, como espécie, teríamos morrido há muito tempo. A função das flores é criar vida. Sem eles, não teríamos nenhum.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Qual é a função principal das flores, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.