O que Kamayan significa
Contente

Embora as Filipinas sejam agora um país desenvolvido e a maioria das pessoas lá tenham começado a usar garfo, faca e colher para fazer suas refeições, sua forma tradicional de comer é o Kamayan. Basicamente, significa ‘comer com as mãos’. Embora os utensílios sejam uma coisa comum nos dias de hoje, às vezes ainda comem com as mãos para celebrar certas ocasiões, para desfrutar de feriados ou para venerar sua riqueza cultural. Leia este artigoHOWTO para saber mais sobre o que kamayan significa.
Diretrizes comuns para Kamayan
Kamayan descreve basicamente o ato de "comer com as mãos", mas em geral, uma refeição tradicional é servida em folhas de bananeira. Embora a variedade de coisas que você pode comer com este método não seja limitada, geralmente pratos fritos e grelhados junto com arroz são facilmente comidos sem utensílios. Servir um ensopado ou sopa em uma folha de bananeira pode ser uma bagunça, mas você pode encontrar outras maneiras de servi-los sem utensílios. Algumas regras básicas do Kamayan são:
- Enquanto se prepara para Kamayan, é obrigatório lave suas mãos. Esta é uma tradição, mas talvez mais importante devido a razões de higiene
- Espera-se que você coma principalmente com uma única mão, e você deve manter a segunda mão limpa para que possa beber no intervalo
- Ao comer, aperte a comida com os dedos, faça um cacho e segure-o na ponta dos dedos. Não permita que a moita assente na palma da sua mão. Enquanto segura a touceira com a ponta dos dedos, use o polegar para colocá-la na boca
Nas Filipinas, você encontrará pessoas de diferentes origens praticando Kamayan de maneiras diferentes. Enquanto algumas pessoas comem assim desde a infância, outras experimentaram pela primeira vez na idade adulta. A ideia básica é honrar uma tradição e definir a identidade cultural do país.
Etiquetas ao hospedar ou participar de um Kamayan
Se você estiver hospedado em uma casa tradicional nas Filipinas, eles adorariam servir comida para você. Eles não vão parar de lhe dar comida a menos que você esteja satisfeito. É tradição deixar um pouco de comida no utensílio de servir, o que é um sinal de que sobrou comida e está todo mundo saciado. É uma pena para uma casa filipina ficar sem comida. Para manter seus convidados alimentados, eles até pedem comida emprestada de seus vizinhos. Eles também têm a tradição de embalar alguns restos de comida com você quando você sair. Se vocês hospedar um Kamayan, não se esqueça de embalar algumas sobras de comida com seus convidados também.

Se divertindo no Kamayan
Kamayans são ocorrências comuns que as famílias filipinas gostam em ocasiões especiais, eventos, casamentos, celebrações e encontros. Sempre que é hora de desfrutar de bons momentos com amigos e parentes, eles organizam Kamayan e comem sua refeição juntos. As mesas estão cheias não só de comida, mas também de fofocas, piadas, risos e conversas sobre memórias. Tradicionalmente, visa aproximar as pessoas e dar um salto de volta às tradições.
Importância do Kamayan na cultura filipina
Quando os espanhóis entraram nas Filipinas, eles viram Kamayan como bárbaro e anti-higiênico e introduziram seus próprios costumes aos habitantes locais. Embora os espanhóis tenham deixado a terra por mais de dois séculos, a mentalidade ocidental ainda persiste no país. Mas as pessoas começaram a perceber a importância de suas tradições e mais famílias começaram a comer Kamayans em suas refeições. É uma ótima maneira de reunir todos e ter alguns momentos agradáveis pelo menos de vez em quando. Comer Kamayan é uma experiência de aprendizagem em si. Ele ensina uma grande lição sobre saneamento e ambientalismo. É uma ótima maneira de valorizar a criação de seus pais, comer como seus ancestrais e ficar conectado com suas tradições e pátria. Comer Kamayan também é visto como uma forma de celebrar a liberdade de séculos de opressão sob o domínio espanhol. Você tem a chance de se reconectar com a cultura do país e apresentá-la a novos amigos e convidados.

Se você quiser ler artigos semelhantes a O que Kamayan significa, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.