Quais são as funções da pele

Pele é o maior e mais pesado órgão no corpo humano. Também pode revelar doenças ou disfunções de outros órgãos. Isso significa que pode ser o sinal de alerta de algumas doenças ou disfunções. Nem todas as peles do corpo têm a mesma espessura. Por exemplo, nas palmas das mãos e pés é mais espesso do que em outras partes do corpo humano. Sua principal função, entre outras, é a proteção. A seguir, apresentamos quais são as funções da pele.
1. A primeira coisa que você precisa saber é que a pele tem três camadas separadas com funções próprias diferentes:
- Epiderme: A primeira camada da pele é a responsável por proteger as demais camadas da água e também é a que determina a cor da nossa pele.
- Derme: esta próxima camada é aquela que armazena as glândulas sudoríparas e os folículos capilares. É formado por tecido conjuntivo espesso.
- Hipoderme: esta é a camada mais profunda da pele e também armazena o tecido conjuntivo e é onde a gordura é armazenada.
2. Proteção: A pele protege o corpo de qualquer tipo de ataque externo. Isso pode incluir colisões, queimaduras, pressão, perda de calor e água, ações de agentes químicos, penetração de germes. Seleciona o que é prejudicial ao corpo e o que é benéfico.
3. Manter a umidade: A pele é 70% de água e é isso que lhe dá vitalidade. Portanto, quando a quantidade de água diminui a camada córnea pode perder elasticidade e é quando dizemos que temos pele seca. Quando a pele está bem hidratada, as células da pele se regeneram e renovam a pele que por sua vez tem maior flexibilidade e facilita uma melhor cicatrização e prevenção do aparecimento de rugas.
4. Nutrição: Quando há necessidade de nutrição, significa que há falta de lipídios. Os lipídios ajudam a restaurar a função de barreira da pele e a restaurar as membranas celulares. Portanto, quando há falta de lipídios, a função de barreira é enfraquecida e há aumento da desidratação, a elasticidade é perdida e a pele torna-se vulnerável, até mesmo rugas podem aparecer.
5. Reprodução: As células vivas se reproduzem por mitose eliminando células velhas e substituindo-as por novas células. O células da pele encontrados na epiderme (camada superior da pele) se reproduzem a cada 28 dias. Graças a esta substituição de células, qualquer tipo de corte ou lesão pode cicatrizar rapidamente.
6. Secreção: A secreção da glândula pode ser écrina, que secreta líquido e suor, ou apócrina e holócrina ou sebácea. Sua origem se deve à completa desintegração e diferenciação celular. Ao longo da vida isso é alterado, mas seu ponto alto é a puberdade.
7. Eliminação: A pele regula a temperatura corporal, liberando o calor por meio da evaporação do suor secretado, que também elimina quaisquer substâncias nocivas.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Quais são as funções da pele, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.