Como cuidar de um cão Basenji

UMA Basenji é uma raça de cachorro da África Central, das terras do Congo. Aparentemente, era o companheiro de caça dos pigmeus africanos. Os africanos acreditavam que este cão poderia afugentar os maus espíritos e por isso tornou-se um cão sagrado para os egípcios. A história do basenji está cheia de quebra-cabeças e mistérios. É muito importante saber quais os cuidados específicos que você deve dar ao seu basenji para que o animal esteja sempre saudável e em perfeitas condições. Continue lendo este artigo onde explicamos como cuidar de um cachorro basenji.
1. Deixe-nos contar um pouco sobre o personalidade basenji para que você entenda suas necessidades. É um cão guardião, obstinado, vigilante, curioso, teimoso e sempre alerta. É um animal de estimação muito inteligente que é, no entanto, bastante dependente de seu dono. É um traço que define o basenji de uma forma um tanto exagerada, pois sente muito carinho pela sua família e isso às vezes pode causar alguns transtornos em casa, principalmente se você receber novas visitas em casa. Tem uma personalidade única. É nervoso, brincalhão e às vezes um tanto independente como um gato. De vez em quando, esta raça simplesmente não obedece. Mesmo assim, denota serenidade. É uma raça que nunca late, é por isso que atinge o primeiro lugar no 10 principais raças de cães que latem menos. Em vez disso, ele emite um som especial entre um uivo e uma canção cantada abafada.
2. Algo que é fundamental se você quer saber como cuidar de um cachorro basenji é que precisa de bastante anda em. Embora seja um cão que se adapta perfeitamente à vida na cidade e em pequenos espaços, você precisa levar esta raça para longas e rápidas caminhadas. Este canino adora a liberdade de espaços abertos e tranquilos. Voce vai ter que levar seu cachorro de dez e sempre escolhem horários fáceis, pois não gostam de agitação. Para torná-la uma rotina agradável e relaxante, evite áreas com muitas pessoas ao redor.
É um cão que gosta muito do calor e despreza o frio. E como eles adoram espaços ao ar livre, tenha muito cuidado com as barreiras ao redor de casa, porque se você esquecer de fechar a porta, seu cachorro vai sair andando. É um risco deixar seu cachorro correr livre, especialmente se ele estiver na mesma rua.

3. É fundamental: Treinamento. Quando são pequenos, são muito travessos e adoram morder tudo o que podem. Passe algum tempo na educação infantil para que você possa aprender a controlar esse caráter e tornar seu cão mais dócil. Um basenji sempre será um filhote brincalhão e apaixonado, mas pode receber pedidos e atendê-los. Comece com comandos simples, como sentar, dar a pata, deitar-se... você verá como a força da repetição e recompensas significam que você fará com que seu basenji se torne uma bola fofa muito educada.
4. Por Comida, o basenji não é um animal de estimação muito exigente e complexo com seus gostos. Você terá que dar entre 250 e 300 gramas (8.8 e 10.5 onças) de ração seca. Deve ser bem equilibrado para mantê-los fortes, vitais e cheios de energia. Você também pode dar guloseimas todos os dias, embora com um baixo percentual de gordura e calorias vazias. Para completar seu suporte alimentar, você pode dar-lhe, junto, cerca de 50-100 gramas (1.7- 3.5 onças) de alimento úmido de boa qualidade uma vez ao dia, com ração seca.

5. O Basenji é um cão muito saudável por natureza, não é conhecido pelas suas fraquezas. Um dos mais conhecidos é que faz não tolera bem o frio. Mas, nesse caso, você pode cobrir o cachorro com qualquer roupa especial ou dar um passeio ao sol.
Em casa, principalmente no tempo frio, certifique-se de que sua pequena cama esteja perto do aquecimento e sempre levantada do chão. Atrofia retiniana tem sido freqüentemente detectada nesta raça, que geralmente termina em cegueira, e síndrome de Fanconi que pode causar insuficiência renal, displasia do quadril, hipotireoidismo e anemia hemolítica. Caso contrário, é uma corrida de grande força, você simplesmente terá que fazer check-ups médicos específicos, e nunca deve se esquecer das vacinas e vermifugação.

6. E finalmente, em relação higiene básica, os requisitos especiais de que o basenji precisa são muito poucos. A frequência das lavagens deve ser a de um gato, é uma raça que não apresenta pelos nem odores. Você pode escovar o cabelo do cachorro diariamente com uma cerda de luva e ter um manto imaculado. Procure também manter os olhos limpos, para isso você pode usar toalhetes com soro fisiológico. E não esquecendo, os cuidados bucais, já que é um filhote que você deve acostumar com a escovagem regular para evitar qualquer sujeira ou resíduo nos dentes.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar de um cão Basenji, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.