Posso remover o conversor catalítico do meu carro?

UMA conversor catalítico é uma peça do veículo que tem como função reduzir a quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera. Os críticos dizem que os conversores catalíticos reduzem a potência do motor de um carro e, portanto, são a favor de removê-lo. Porém, além das consequências negativas para o meio ambiente, esta ação pode ter implicações legais. Em nós lhe daremos uma resposta para a questão de saber se ou não é ruim remover um conversor catalítico de um carro.
Problemas ambientais
Como dissemos antes, o trabalho de um conversor catalítico é ambiental, pois torna os automóveis menos nocivos ao afetar os gases emitidos pelo motor que são expelidos pelo escapamento. Mais especificamente, o catalisador no conversor catalítico cria uma reação química que converte gases para que sejam menos prejudiciais, até 90% menos. Portanto, se você se livrar do conversor catalítico, você torna seu carro mais poluente.
Problemas MOT
Além de ser mais poluente, um carro que teve seu catalisador removido pode ser ilegal se emite mais gases poluentes do que o permitido por lei. Nesse sentido, você pode ser multado se for parado e for comprovado que está causando altas emissões e seu carro pode nem passar no MOT. Neste ponto, você mesmo pode responder à pergunta se é ou não ruim remover um conversor catalítico de um carro.

Problemas de ruído
Outro motivo para não remover o conversor catalítico é o fato de que ele não é bom do ponto de vista de poluição sonora qualquer. Desta forma, o seu motor fará mais ruído cada vez que acelera, causando mais distúrbios por onde você dirige, seja na rodovia ou na cidade.
Questões de energia
Do ponto de vista financeiro, remover o conversor catalítico de um carro não traz benefícios. Na verdade, sem esta peça seu veículo vai consumir mais energia e, consequentemente, aumentar a quantidade que você gasta com gasolina a cada mês, mesmo que seu carro pode acelerar mais rápido.
Palavra final
Aqueles que são a favor da retirada desta peça dizem que ainda falta muita potência no motor do carro. No entanto, os efeitos benéficos de um conversor catalítico superam os potenciais efeitos negativos no desempenho que, em qualquer caso, são dificilmente perceptíveis. Com uma boa manutenção você pode melhore o motor do seu carro e, portanto, terá um bom desempenho, apesar de ter um conversor catalítico.

Com essas considerações e argumentos, você pode decidir por si mesmo se ou não é ruim remover um conversor catalítico de um carro. É uma boa ideia usar outro meio para alcançar os benefícios que você está procurando removendo este item.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Posso remover o conversor catalítico do meu carro?, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.