Como remover arranhões da madeira

Como remover arranhões da madeira

Se você tem um piso laminado, você deve ter notado que é hora de resolver os arranhões. Embora devam ocorrer, por mais cuidadosos que sejamos, a pressão de objetos com peso, animais ou por pequenas pedras ou areia nas solas de nossos sapatos, são suficientes para marcar o chão.

Se você deseja manter seu piso bonito ou algum outro objeto em madeira, anote. Em nós explicamos Como remover arranhões de madeira. Com esses truques simples, você manterá seu parquet ou móveis de madeira lindos e em perfeito estado de funcionamento, para que durem muito mais tempo.

Você também pode estar interessado em: Como limpar cortinas de madeira
Passos a seguir:

1. Observe a profundidade do risco antes de agir. Geralmente você encontrará arranhões superficiais na superfície da madeira, removê-los será muito mais fácil. Se o arranhão for profundo, é melhor mudar o madeira danificada ou entre em contato com um profissional para resolver e reparar a rachadura.

2. Depois de identificar as áreas danificadas, limpe-as. Recomendamos que você faça isso com um pano umedecido com álcool ou água morna. Então, deixe secar em temperatura do quarto.

3. Para disfarçar as linhas e riscos, existem diferentes métodos. Nomeadamente:

  • Marcador permanente: procure um na cor da sua madeira ou parquete e tente colorir suavemente na marca, para que fique menos evidente.
  • Marcador de tinta: procure um na cor da sua madeira ou parquete e aplique a tinta na marca suavemente e seguindo as instruções do produto. Você poderá encontrar esse marcador em uma loja local de bricolagem ou ferragens
  • Roupa seca: tente eliminar o risco com toalhas de cozinha ou um processo semelhante. Limpe a madeira fazendo movimentos circulares. Desta forma, você vai polir a madeira.
  • Umedeça um cotonete com cera especial para pisos e limpe a área onde a madeira está arranhada. Isso pode muito bem esconder o risco.
  • Se os arranhões forem superficiais, você pode experimentar três quartos de uma xícara de azeite e a mesma quantidade de vinagre de cidra esfregou cuidadosamente na madeira com um pano limpo.

4. Se os métodos anteriores para disfarçar o arranhão não funcionaram, será hora de consertar a madeira. Se você não for capaz de fazê-lo sozinho, pode entrar em contato com o fabricante da madeira, para que ele possa aconselhar, instruir ou oferecer um pacote especial para consertar a madeira.

5. Em primeiro lugar, para reparar a madeira, você terá que lixar a área danificada com lixa fina. Você pode fazer isso com movimentos circulares na superfície ou com linhas retas seguindo as linhas naturais da madeira na área dos arranhões.

6. Em seguida, passe um pano umedecido com álcool mineral sobre a área lixada e deixe secar ao ar livre. Desta forma você irá eliminar a serragem produzida pela fricção da lixa na madeira.

7. Depois de limpo, na área trabalhada da madeira, aplique um pouco do pintura original do chão ou móveis sendo reparados com muito cuidado . Use um pincel fino para esta tarefa, para que você possa ter mais precisão. Assim que terminar de pintar, passe um pano seco e passe sobre a superfície. Repetiu ambas as ações até observar que o risco se fundiu na pintura e foi disfarçado perfeitamente,

8. Se com essas manobras você não elimina um arranhão na madeira aconselhamos a chamar um profissional ou trocar o parquete do piso, principalmente se o dano for total ou profundo.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como remover arranhões da madeira, nós recomendamos que você visite nosso Limpeza doméstica categoria.